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Curitiba conta com hotéis de qualidade reconhecida, em quantidade suficiente para atender à demanda prevista, em localização próxima e de fácil acesso ao local dos jogos da Copa. A oferta de restaurantes e bares na cidade é muito diversificada e está distribuída conformando polos, facilitando o deslocamento dos turistas, cabendo ressaltar a sua reputação de qualidade. Considerando as informações do Guia Brasil 4 Rodas, dos sites oficiais de turismo, das fotos postadas pelos turistas no Flickr, e ao analisar os comentários postados em diversas redes sociais, pode-se identificar que em todos esses instrumentos de comunicação os principais atrativos da cidade, bem como a oferta de equipamentos e serviços turísticos, estão representados de forma positiva e se correspondem, ou seja, existe uma grande correlação entre o que se promove e o que o consumidor comenta ou busca nas redes sociais.

Após cruzar e analisar todos os resultados parciais de uma pesquisa que está sendo realizada pela UFPR para o Ministério do Esporte através do CNPq, foi possível identificar que o principal legado que a Copa pode deixar para a cidade está relacionado diretamente ao fortalecimento da imagem de Curitiba como cidade com qualidade de vida e ecológica, reflexo de seu planejamento urbano, sua infraestrutura e serviços urbanos, particularmente seus parques.

Deve ser aproveitada a grande oportunidade para ampliar esta perspectiva buscando associar a imagem da cidade também a aspectos culturais relacionados à diversidade gastronômica, manifestações culturais étnicas, eventos e espaços culturais etc., fortalecendo a identidade, os valores e tradições, trabalhando tais aspectos como elementos de diferenciação, aproveitando a maior exposição de produtos e serviços turísticos para fortalecer a imagem positiva do destino turístico Curitiba, aumentando a competitividade do mesmo.

Além de serem fundamentais para a qualidade de vida da comunidade local, infraestruturas e serviços urbanos de qualidade cada vez mais estão se conformando em atrativos turísticos capazes de motivar turistas a escolher um destino em detrimento de outros; por isso, a imagem de um destino turístico estar associada a uma infraestrutura e serviços urbanos de qualidade, bem como a qualidade ambiental, se converte em um diferencial competitivo importante que deve ser aproveitado como oportunidade.

O cruzamento e análise dos dados também permite inferir que se faz necessário planejamento e ações coordenadas de forma estratégica, considerando as demandas cada vez mais segmentadas, buscando atendê-las com produtos locais e regionais cada vez mais especializados, criativos e inovadores. Facilitar o acesso a informações de qualidade tanto ao cliente real quanto àquele potencial se identifica como aspecto fundamental, assim como buscar permanentemente conhecer e compreender as opiniões daqueles que vivenciam experiências turísticas em Curitiba.

O aumento da atratividade da cidade e região, bem como da promoção da mesma, certamente impactará no aumento do número de turistas, na geração de renda e de mais e melhores empregos. Para o turismo, a principal oportunidade da realização da Copa na cidade será a maior exposição dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos, permitindo que experiências de qualidade gerem comentários que fortaleçam a imagem, o posicionamento e a reputação positivas do destino turístico, o que contribuirá para atrair mais turistas para Curitiba.

José Manoel Gândara, doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, é coordenador do mestrado em Turismo da UFPR.

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