i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Linha Verde sem semáforos

  • PorLuiz Forte Netto
  • 01/01/2020 18:00
Linha Verde sem semáforos
| Foto:

A mobilidade urbana cristalizou-se como um dos grandes problemas das metrópoles e capitais brasileiras – e Curitiba não foge à regra. Ao contrário. Não há soluções fáceis nessa questão, mas no caso de Curitiba o primeiro passo é reunificar a cidade, artificialmente dividida pela Linha Verde.

O que era em princípio uma oportunidade excepcional de requalificar a mobilidade urbana da capital paranaense – afinal, o tráfego pesado de caminhões que circulava pelo trecho urbano da BR-116 fora desviado para o Contorno Leste –, a Linha Verde acabou se transformando num gargalo: um pesadelo urbano em que pedestre, ciclista e motorista disputam cada palmo de asfalto, em evidente prejuízo maior para os dois primeiros, mas com danos gerais para toda a população.

Dependendo do momento em que você estiver lendo este artigo, provavelmente milhares de motoristas estarão parados nos sinaleiros da Linha Verde perdendo tempo precioso e elevando os níveis de emissão de poluentes – e para isso nem precisa ser a hora do rush. Ali temos congestionamentos virtualmente o dia inteiro, em praticamente toda a sua extensão de 22 quilômetros, do Atuba ao Pinheirinho.

A substituição dos semáforos da Linha Verde permitirá que a travessia desta área da cidade, hoje feita em cerca de uma hora, seja reduzida para uns 25 minutos

A verdade é que a Linha Verde agravou ainda mais o apartheid urbano antes decorrente da BR-116, e isso certamente tem origem nos equívocos de planejamento da via e na inexatidão de suas funções no sistema de transporte público da cidade.

Para requalificar a mobilidade urbana de Curitiba, perdida nos últimos anos, é necessário repensar o modelo de planejamento da cidade, combinando complexas medidas de médio e longo prazo que priorizem as pessoas, o transporte coletivo, outros modais, a inclusão social e a democratização das decisões. Ações que vão muito além da mera pavimentação de ruas e que incluem temas desafiadores no futuro breve, como automação e operação compartilhada de veículos. Isso só como exemplos.

Mas, para o problema específico da Linha Verde, há de se ter propostas pontuais, que podem ser adotadas quase que imediatamente. Uma delas contempla a eliminação de todos os semáforos dessa via, de ponta a ponta, e a construção de trincheiras e viadutos em nove cruzamentos de localização estratégica para que o tráfego flua mais rapidamente. Obras que podem ser realizadas num cronograma de quatro anos.

A substituição dos semáforos da Linha Verde permitirá que a travessia desta área da cidade, hoje feita em cerca de uma hora, seja reduzida para uns 25 minutos. Um ganho que virá em benefício não apenas dos motoristas e pedestres que cruzam as pistas da via, mas também dos moradores dos mais de 20 bairros abrangidos pela Linha Verde, para não falar de toda a população da capital.

Não se trata de algo com custos mirabolantes. Hoje a prefeitura de Curitiba dispõe de uma reserva de R$ 600 milhões anuais destinados a investimento. Com aproximadamente 10% desta soma é possível realizar as intervenções propostas e transformar a Linha Verde numa via expressa que efetivamente cumprirá sua função social de fomentar o desenvolvimento urbano e econômico de amplas regiões da cidade.

Sem os irritantes gargalos que se repetem a cada cruzamento, os motoristas terão mais tempo livre para dedicar às suas famílias, ao lazer e ao trabalho – e os pedestres e ciclistas terão maior segurança.

Repensar Curitiba e trazer para o século 21 a cidade que já foi a mais inovadora do país, conciliando planejamento urbano com uma estética genuinamente ligada aos curitibanos, é o desafio que nos propomos.

Luiz Forte Netto é arquiteto e urbanista.

40 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 40 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Maquiavel

    ± 293 dias

    E a trincheira da Avenida Paraná com a Rodovia da Uva, ao lado do cemitério do Santa Cândida, vai sair quando???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TheFox

    ± 294 dias

    Muita inocência achar que trincheiras resolveriam o problema da Linha Verda, haja visto q inclusive embaixo delas existem semáforos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Adriano Irala

      ± 292 dias

      Mas melhoraria muito!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nícolas

    ± 294 dias

    Quanto às trincheiras e viadutos, se a preocupação é o acúmulo de pessoas e objetos, façam-nas estreitas, com paredes. Remova os espaços que podem ser ocupados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nícolas

    ± 294 dias

    Parte do problema de trânsito de Curitiba perpassa por sua sinalização. Nossos motoristas têm uma péssima relação com essa coisa rara na cidade, esse troço chamado semáforo e não é à toa. Há problemas físicos e lógicos. Físico: não raro a faixa de contenção está literalmente abaixo do sinaleiro, aí o motorista primeiro da fila tem de ser contorcer para ver uma luz que deveria estar à sua frente, em menor ângulo (aqui se resolve com tinta: basta pintar a faixa dois ou três metros para trás...). As faixas de acomodação (aquela grande faixa continua que toca a de contenção, que tem dupla função: dizer sua distância de frenagem e indicar que ali não é lugar de ficar trocando de faixa)...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Nícolas

      ± 294 dias

      Só que já se passam bem uns 30 anos! A cidade deve ter pelo menos triplicado de tamanho e ainda não se sincroniza os sinaleiros das principais vias (não só a linha verde!). Eu proponho um desafio ao prefeito: mapeie todos as vias da cidade cortadas por sinaleiros onde se consegue andar 1 (um!!!) km sem ser interrompido por eles. Passou e muito da hora de sincroniza-los.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nícolas

      ± 294 dias

      ... em geral são mais curtas que deveriam: sensação que foram todas pintadas originalmente para 40km/h e as velocidades das vias mudaram, mas continuam a colorir o asfalto da mesma forma. Logicamente, Sr. Cássio propositalmente removeu o sincronismo dos semáforos, sob o argumento de que reduzindo a velocidade diminui-se os acidentes (com todo mundo parado, como isso vai acontecer?). Isso induziu um hábito horrível nos motoristas: deixar o carro desengatado -- contabilize o tempo em que cada um demora para engatar a primeira e partir... Enquanto em outras cidades todos arrancam em "bloco", quase juntinhos...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Franklim Irapuam Maderna Leite

    ± 294 dias

    A linha verde serviu para encher o bolso dos políticos que usaram e abusaram da grana para se (re) elegerem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Teodoro

    ± 294 dias

    Eu pego a Anne Frank todos os dias. Época de férias escolares é uma maravilha, mas de fevereiro a dezembro, num trajeto que eu faço sem trânsito 3/4 minutos, leva 20/30 minutos. Tudo por causa do sinaleiro da linha verde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    ± 294 dias

    Na época do Japonês tinha verba para fazer trincheiras na primeira etapa na zona sul. Só não fizeram porque não ia dar tempo de a obra ficar pronta antes da campanha de reeleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Albino Matias da Natividade

    ± 294 dias

    Incrível como criticam o recapeamento asfáltico. Estava melhor antes? Uma coisa não exclui a outra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Demeterco

    ± 294 dias

    Curitiba é a capital mundial do semáforo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Decio mango

      ± 294 dias

      Faz-se um viaduto para liberar o trafego e depois coloca-se um sinaleiro embaixo do viaduto para pedestre....e sinaleiro para pedestre que fecha sem ter nenhum pedestre...piada..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 294 dias

    Cronograma de 4 anos? Cara, você bebeu demais na virada, observem o tempo que a pmc gastou o viaduto do pompeia, está excelente o transito, mas os caras demoraram 5 anos praticamento, isso que o viaduto estava pronto. Para efeito de comparação, sugiro que o jornalista vá até a o tubo da PUC que está sendo feito na linha verde (salgado com imaculada conceição), obra simples? Era para estar pronto em novembro e nada x nada...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEONARDO BARBASKI

    ± 294 dias

    Enquanto termina a Linha Verde Norte, tem que começar as trincheiras da LV Sul, pra ontem!! Viaduto acho que apenas a da Salgado Filho/PUC, onde o rio impede a construção de uma trincheira. Mas é o mínimo que precisa. Pra evitar que os pedestres teimosos queiram atravessar a LV - e force colocar um sinal de pedestres, é só colocar gradil de fora a fora pra "educar" os ineducáveis. Aí força eles a passarem pelo lugar certo, funciona na 277 no Cajuru/Jd das Américas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 294 dias

    Bom, de verdade tem uns cidadãos lutando diuturnamente para conseguir isso. Pena que os cabos que eles roubam são continuadamente repostos. Assim seu trabalho nunca findará. Mais uma coisa que não entendo, e são tantas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato Krupa

    ± 294 dias

    Ótimo texto, mas sabe quando a prefeitura vai fazer isso? Quando os carros voarem...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Matheus Justi Corrêa

    ± 294 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Matheus Justi Corrêa

    ± 294 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      waldir konofal

      ± 294 dias

      Não esqueça que o semaforo ali tem sentido sim uma vez que a anne frank não cruza pelo viaduto e sim pela linha verde.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter White

    ± 294 dias

    Até as "ciclovias" desta "Via Verde" são uma piada. Uma coisa feita de forma que fica muito difícil pedalar, não se consegue atingir boa velocidade com a bike porque a cada quadra o ciclista se depara com um cruzamento onde o mesmo se obriga a parar, sob o risco de ser atropelado, também tem o problema das constantes alternâncias da "ciclovia" o que também obriga o ciclista a ter que atravessar a rua várias vezes. isso sem contar os locais onde tem postes no meio da via, meio fio alto, buracos, etc. Enfim, muitos problemas a resolver. Tiveram a oportunidade de planejar uma verdadeira ciclovia e não fizeram.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROBERTO LACERDA MONTENEGRO FIL

    ± 294 dias

    Parabéns pelo texto, é exatamente isso que precisamos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOÃO CARLOS RHEMIUS

    ± 294 dias

    Isto é reflexo dos "planejadores" do trânsito de Curitiba, exemplo são os retornos da Comendador Franco, no sentido bairro/centro em frente ao Condor tem dois retornos com cerca de 50mts entre eles, já no sentido centro/bairro tem um retorno junto ao semáforo, que por sinal quando fecha devido a fila de veículos, não se consegue fazer o retorno, tb uma lombada eletrônica na subida da Rua Ritmeier sentido da Av. Salgado Filho, ponte estaiada entre outras, pior é saber que o prefeito que "planejou" ou executou estas pérolas agora quer ser candidato a Prefeito novamente!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 294 dias

    Sinaleiro será colocado na cruzamento da estação do Jd. social antes do Vita será continuidade de um problema que a trincheira colocada lá era para resolver mas será a volta do que não foi. Os viadutos podem trazer o problema de mais favelas ou noia ou drogados, queima ou estoque de lixão em baixo delas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 294 dias

    Me lembro dos idos quando o projeto de "reurbanizacao da BR 116 era colocado como ponto principal da campanha de Cassio Taniguchi, o ungido pelo mesmo atual como o seu substituto na prefeitura. O projeto JA PREVIA 9 viadutos, os mesmos que agora, 30 anos depois AINDA estamos discutindo...e a ponte estaida, SO' 100 milhoes, o que equivalente a 20 viadutos. Eis porque voce fica no sinaleiro. https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-alto-preco-do-viaduto-estaiado-21luss1srh0n89bs1pj2yywjy/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Piarini

    ± 294 dias

    Todo mundo enxerga isso, menos o IPUC! Lá tudo deve ser resolvido na base do sinaleiro, e de preferencia que não aja coordenação alguma entre eles para qdo um abrir, outro fechar. Hj a tal linha verde é um inferno para usa-la e outro pior ainda para cruza-la! A exceção do viaduto da Av das Torres e do Xaxim (obras antigas feitas no tempo que ali era a BR116) nenhum outro local tem facil acesso a cruzamento da mesma e os congestionamentos sao imensos (do Armazem da Maria ate a Av Salgado Filho) e travam o transito. Mas o IPUC esta preocupado em andar de bicicleta no centro da cidade, apenas isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CELSO

    ± 294 dias

    E o semáforo em baixo do viaduto do BIG das Torres? Aquele acho o pior de todos, não há cruzamento, tem um viaduto com travessia de pedestre e ele fecha automaticamente mesmo sem pedestre passando

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 294 dias

      Obra do querido gestor anterior...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 294 dias

      E com radar ainda...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 294 dias

    Uma cidade que odeia viadutos, trincheiras e pontes. Quais as chances de uma cidade assim dar certo? É igual ao país(?) em que ela está, não tem como dar certo, com o povo que tem...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 294 dias

    A linha verde foi um projeto inteligente, porem com falhas gigantescas no principais cruzamentos importantes. Se é uma via considerada até peferencial, faltaram as trincheiras. E ainda no alto da XV passam trens de carga...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Clovis

      ± 294 dias

      A ciclovia paralela a linha do trem nao tem priordade para pedestres. De modo geral nao ha padronização na sinalização.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neudi Fernandes

    ± 294 dias

    É imprescindível a urgente eliminação desses semáforos. Estamos falando em modernizar a cidade, mas contamos com trens de carga que atravessam a cidade a qualquer hora do dia ou da noite, sem que a cidade tenha qualquer carga para transportar. Isso não tem que entrar nesse planejamento também?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Maia

    ± 294 dias

    Parabéns ao IPPU e à Prefeitura! Semáforos junto aos Viadutos, cruzamentos perigosos p/ pedestres ao invés de passarelas, radares de 70km/h ineficazes...além do problema no trânsito, acidentes e mortes são frequentes na BOMBA VERDE, quer dizer, linha verde...o viaduto da Marechal se tornou a maior lambança, dizem que a solução é um trintário de viadutos, engenheiros e arquitetos, por favor olhem boas obras como dos EUA e China..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 294 dias

    Bom, isso eh so um ponto de vista de um urbanista ou eh realmente uma declaracao de intençoes? Desde o surgimento da via verde, a situaçao dos semaforos eh amplamente criticada. Ate hoje nao conheci uma pessoa sequer que concorde com a soluçao de semaforos na via verde. Um monumento a estu...... humana eh aqiele complexo de cruzamentos proximo a marechal floriano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DANILTON DOS SANTOS

    ± 294 dias

    O badalado ippuc têm em sua Bíblia uma lei q proíbe viadutos e trincheiras na cidade. Recorre se sempre a medidas paliativas no momento, empurrando com a barriga bombas que poderiam ser resolvidas naquele mandato. O excesso de semáforos na linha verde merecia até uma investigação sobre interesses envolvidos nesse desastre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 294 dias

    No governo Cássio e Beto fizeram o trecho Sul implantando os vários semáforos, tem o cúmulo do caso do semáforo instalado em baixo dos poucos viadutos existentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • T

      Thomas

      ± 294 dias

      As obras de infraestrutura deveriam ser previstas em planos de 50 anos, elaborados exclusivamente por engenheiros/arquitetos, aprovados pelo legislativo, com pouquíssima chance de mudanças decorrentes da troca de Administração. O metrô de Curitiba tem mais de 50 anos e nada foi feito. Se tivessem colocado uma turma de serventes para cavar no braço os túneis já teriam terminado. Quando começaram a falar da linha verde imaginei que usariam a oportunidade para rebaixar a via para liberar o trânsito do transporte coletivo, assim como foi feito em Maringá na a via férrea. Obras públicas movimentam muito dinheiro. Se ele é devidamente utilizado é uma incógnita.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PRISCILA MARA LUBIAN

      ± 294 dias

      Na verdade a grande maioria está equivocada em relação a linha verde. No projeto original quase a totalidade dos cruzamentos estavam previstos trincheiras. Como o financiamento da obra era de um banco internacional, o valor a ser contemplado pela prefeitura era fixado em dólar e então convertido em reais. Com o tempo de implantação e obras o real se valorizou muito e consequentemente o valor a ser menor do que era estipulado inicialmente. Dessa forma tiveram que ser retirados varias trincheiras. Assim a obra foi sendo concluída de maneira distorcida em relação ao projeto original.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 294 dias

      Pior ainda foi logo depois da construção da trincheira da Avenida das Torres ao lado da Vila Pinto, onde o querido Fruet colocou um semáforo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.