• Carregando...

O mês de outubro começa com intensidade para todos nós. A primeira motivação é que iniciamos o mês missionário. Somos todos chamados a focar nossas atividades paroquiais e pastorais em torno da missão. Ser missionário é, em primeiro lugar, uma experiência de fé e alegria: "A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria" (Exortação apostólica Evangelii gaudium,nº 1). Desse modo, somos contagiados a levar essa Boa Nova a todas as pessoas e em todos os lugares, pois esse encontro pessoal e comunitário com o Evangelho realmente transforma a nossa vida.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, o tema "Missão para libertar" quer continuar a reflexão em torno dos grandes desafios relacionados ao tráfico humano, no mundo inteiro. Ser missionário é também ter a coragem de enfrentar todos os sinais que denigrem a dignidade do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A missão traz consigo os frutos de uma evangelização que transforma os corações humanos. Assim, somos atraídos pelo amor de Deus buscando tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor (Fl 4,8).

No Evangelho deste domingo (Mt 21,33-43) podemos compreender a grande missão da Igreja no mundo. A Igreja é o novo povo de Deus, chamada a dar frutos da verdadeira justiça. Desse modo, o Evangelho de Mateus convida-nos a não descansarmos sobre os louros, mas a sermos uma comunidade capaz de dar frutos. A Igreja, compreendida como especialista em humanidade, tem a missão de levar a toda a parte o Evangelho da caridade.

Por isso, é salutar que possamos olhar para dentro das nossas comunidades para revitalizar a nossa identidade missionária diante do mundo. A pedra angular é o Cristo. Nele se concentra todo o sentido do nosso agir missionário. Somente por Ele a vinha se nutre e por meio dEle ela frutifica. A missão só acontece quando há um verdadeiro encontro com o dono da vinha.

Penso que um exemplo primoroso desse encontro de fé e alegria que contagia o mundo inteiro, de geração em geração, é o de Francisco de Assis. Como São Francisco, comemorado no dia 4 de outubro, continua emocionando o mundo! Ele faz suscitar em nós o sonho de uma humanidade melhor. Sua ousadia nos interpela e move nosso coração para sair do nosso comodismo. É impossível aquietar-se quando se encontra com a história de São Francisco. Sua experiência com Jesus Cristo foi tão intensa e verdadeira que ele continua a atrair nossos olhares para sua simplicidade e seu modo sincero de relacionar-se com o Cristo. São Francisco nos lembra de que é preciso ultrapassar as barreiras de nosso egoísmo e do nosso comodismo para chegar ao lado real da vida, onde estão os outros mais necessitados, desamparados e excluídos, e onde Cristo nos espera para trabalhar na sua vinha e fazê-la frutificar.

Dom Rafael Biernaski, bispo auxiliar e administrador diocesano da Arquidiocese de Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]