| Foto: Pixabay
Ouça este conteúdo

Um dos atuais mantras das empresas que se pretendem socialmente responsáveis é a certificação de excelência no atendimento do consumidor. Para demonstrarem esta preocupação, muitas delas anunciam a adoção de instrumentos de governança socioambiental (ESG), ajustando sua comunicação para expressar termos como “inclusão”, “acolhimento”, “proteção” e “atenção”. É muito difícil e injusto generalizar conclusões a partir de experiências pessoais, mas confesso que não é fácil se sentir acolhido por diversos destes mesmos sistemas empresariais de atendimento ao cliente.

CARREGANDO :)

É neste contexto que se torna relevante um olhar crítico sobre a mais recente regulamentação do famoso Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), recentemente publicada por meio do Decreto 11.034/2022 e que entrará em vigor em aproximadamente seis meses. O tema não é novo, uma vez que o SAC era regulamentado no Brasil desde 2008. Tornava-se necessário, entretanto, fazer alguma atualização, especialmente pela popularização de novos meios de comunicação, passando dos telefone de 2008 para os “canais” de 2022 (artigo 2.º).

Embora o âmbito de aplicação do decreto continue o mesmo (serviços regulados como planos de saúde, telefonia e bancos, segundo o artigo 1.º), ampliou-se o escopo do SAC para incluir não apenas o acesso à informação, mas também o tratamento de demandas (artigo 1.º, II). Além disso, o atendimento telefônico será obrigatório, ainda que sem a mesma disponibilidade de acesso ininterrupto dos demais canais (apenas oito horas diárias – artigo 4.º, § 2.º e artigo 5.º, I). Aqui, por exemplo, já se encontram limitações regulamentares à propalada “inclusão”: o acesso fora de horário comercial provavelmente estará disponível apenas por meio de recursos eletrônicos, dificultando o acesso daqueles com restrições tecnológicas (seja de acesso ou manuseio). Isso para não se mencionar o enigmático parágrafo terceiro do mesmo artigo 4.º, que abre brecha para a interrupção do atendimento ao afirmar que “na hipótese de o serviço ofertado não estar disponível para fruição ou contratação nos termos do disposto no caput, o acesso ao SAC poderá ser interrompido, observada a regulamentação dos órgãos ou das entidades reguladoras competentes”. Além disso, embora se assegure a acessibilidade (artigo 6.º), as condições em que esta se dará dependem de futura regulamentação pelo Ministério da Justiça, algo muito distante da forma preferencial prevista no decreto anterior.

Publicidade

Além disso, o atendimento telefônico será obrigatório, ainda que sem a mesma disponibilidade de acesso ininterrupto dos demais canais (apenas oito horas diárias – artigo 4.º, § 2.º e artigo 5.º, I). Aqui, por exemplo, já se encontram limitações regulamentares à propalada “inclusão”: o acesso fora de horário comercial provavelmente estará disponível apenas por meio de recursos eletrônicos, dificultando o acesso daqueles com restrições tecnológicas (seja de acesso ou manuseio).

O novo decreto aliás, inova negativamente em relação aos requisitos mínimos de garantia de atendimento. Se o antigo decreto previa que a transferência para o atendimento presencial e definitivo deveria ocorrer em até 60 segundos, não se admitindo transferência em caso de reclamação ou cancelamento, isto tudo agora dependerá de futura e incerta regulamentação do órgão competente. Aparentemente haverá incentivo para adoção de tecnologias de atendimento, como os “robôs” ou chatbots.

Já quanto à lógica da “atenção”, o novo decreto também exige o consentimento do consumidor para veiculação de mensagens publicitárias (artigo 4.º, §5.º), mas, paradoxalmente, não define as condições mínimas de como este consentimento será dado e autoriza – independentemente de consentimento do consumidor – a veiculação de mensagens de caráter informativo (§ 6.º). Quem já teve a oportunidade de aguardar atendimento telefônico em um SAC sabe que consentimentos são obtidos por meio de opções cansativas em menus pouco explicativos, e que mensagens informativas são fáceis disfarces para publicidade institucional.

Além disso, a antiga proibição – sempre ignorada – de que a “ligação” não fosse finalizada antes da conclusão do atendimento passou a ser uma possibilidade (artigo 11), especialmente ao se permitir ao fornecedor sua conclusão (artigo 11, III)! Ou seja, o consumidor passaria a ter o eventual ônus da falha do próprio sistema de atendimento. Quem já tentou cancelar um serviço por meio do SAC sabe que são comuns longas esperas e sucessivas “quedas” do sistema ou das ligações.

Se o antigo decreto previa que a transferência para o atendimento presencial e definitivo deveria ocorrer em até 60 segundos, não se admitindo transferência em caso de reclamação ou cancelamento, isto tudo agora dependerá de futura e incerta regulamentação do órgão competente.

Publicidade

Também a presencialidade e humanização do atendimento não parecem ser prioridades, uma vez que não se repete a preferência pelo atendimento pessoal. Isto impacta, é claro, na acessibilidade, “inclusão” e “acolhimento”, já que ferramentas como chatbots nem sempre “entendem” a solicitação do consumidor, são muitas vezes limitadas e, em muitos casos, parecem ser destinadas a criar um anteparo à reclamação ou cancelamento do serviço. Fora que sua utilização indiscriminada desumaniza o atendimento, especialmente daqueles não afeitos à tecnologia (vulneráveis, por exemplo).

Há, claro, aspectos positivos na nova regulamentação: amplia-se o acesso do consumidor ao histórico de suas demandas, criando-se procedimento e prazo de envio do documento (artigo 12). Além disso, prevê-se expressamente a suspensão imediata de cobranças questionadas (artigo 13, §.3º). Também se manteve o dever de manutenção da gravação das ligações por 90 dias e do registro do atendimento por dois anos, assim como o recebimento imediato dos pedidos de cancelamento.

Por outro lado, aumentou-se o prazo para retorno sobre a demanda do consumidor (de cinco dias úteis para solução para sete dias corridos para resposta). Além disso, o decreto anterior, ao contrário do novo, diferenciava a prestação de informações (que deveria ser imediata) e a solução da demanda (em cinco dias úteis). Estaria, então, o acesso à informação condicionado ao novo e maior prazo?

Há, claro, aspectos positivos na nova regulamentação: amplia-se o acesso do consumidor ao histórico de suas demandas, criando-se procedimento e prazo de envio do documento (artigo 12). Além disso, prevê-se expressamente a suspensão imediata de cobranças questionadas (artigo 13, §.3º).

Quanto à “proteção”, pelo menos dos dados, o decreto mantém a lógica anterior de proibir o condicionamento ao fornecimento de dados do consumidor e menciona a existência e incidência da LGPD. Mais uma vez a nova regulamentação parece, contudo, ter perdido uma oportunidade de ampliar a proteção do consumidor: qualquer um que já acessou um SAC teve de fornecer no mínimo o número do CPF para ser atendido (sim, trata-se de um dado).

Publicidade

A sensação final que se tem da leitura comparada de ambas as regulamentações é de que o novo texto avançou pouco, repetiu muito e perdeu algumas oportunidades essenciais, especialmente em razão dos recentes desdobramentos legislativos, como a Lei do Superendividamento, a LGPD (apenas mencionada), as discussões recentes sobre herança digital e sobre o marco legal da inteligência artificial. Aparentemente será papel da iniciativa privada, por meio de reais instrumentos de ESG, impor um padrão mais protetivo, acolhedor e inclusivo de atendimento ao consumidor.

Frederico E. Z. Glitz é advogado contratualista e Pós-doutor em Direito e Novas Tecnologias.