Fachada do STF.| Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Em 18 de dezembro de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria de votos, que pode ser considerado crime contra a ordem tributária o fato de a empresa declarar e não recolher aos cofres públicos o Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) devido em suas operações. No entendimento do tribunal, tendo o contribuinte cobrado o valor do imposto do consumidor e não tendo efetuado o devido repasse ao ente estatal, está configurada a apropriação indevida de montante que não lhe pertence, incidindo no crime previsto no artigo 2.º, II, da Lei 8.137/1990.

CARREGANDO :)

O voto que prevaleceu é o do ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, o qual entendeu que crimes tributários não são crimes de pouca importância, e o calote impede o país de “acudir as demandas da sociedade”. No entendimento do ministro, o ICMS não faz parte do patrimônio da empresa, que é mera depositária do valor, devendo repassá-lo ao Fisco estadual.

Essa decisão adveio do julgamento do Recurso Ordinário Constitucional 163.334, no qual uma empresa do setor de vestuário havia deixado de recolher o ICMS próprio algumas vezes ao longo dos anos de 2008 e 2010, totalizando uma dívida de aproximadamente R$ 30 mil à época. Nesse caso específico, os sócios da empresa figuraram como réus no processo criminal.

Publicidade

Apesar disso, o tema ainda vem sendo debatido, especialmente por tocar nessa linha tênue que é o ilícito tributário-penal, nos fazendo questionar: quando efetivamente o ilícito tributário vira um crime?

A ideia de infração ou ilícito tributário se relaciona com o não cumprimento de determinadas prestações, ou seja, é todo comportamento omissivo ou comissivo que represente um desatendimento de deveres jurídicos previstos em normas relativas à tributação. Assim, embora esteja fixada a compreensão dos tribunais superiores sobre o tema, a mera inadimplência configurará uma atividade ilícita do ponto de vista administrativa, não constituindo atividade criminosa se devidamente declarado.

A configuração de um crime contra a ordem tributária exige, além do não recolhimento do tributo, a incidência de alguma ação fraudulenta, como a sonegação fiscal ou, ainda, a falsificação de notas fiscais.

Todavia, o tratamento de certas condutas como se criminosas fossem, a partir da fixação do entendimento do STF, configura verdadeira violação ao princípio da estrita legalidade penal, incorrendo em grave analogia em desfavor do acusado, já que a criminalização de condutas no direito brasileiro depende de criação de lei pelo Congresso Nacional, não pelo Judiciário.

Não fosse o suficiente, o que se vê ainda é verdadeiro favorecimento da prisão por dívidas, criminalizando a mera inadimplência e se revelando uma estratégia útil para os fins arrecadatórios do Estado, instaurando-se verdadeira política criminal arrecadatória, desvinculando-se do fim do direito penal e utilizando-o de forma simbólica. Isso se dá em razão da legislação brasileira, que prevê a extinção da punibilidade na seara criminal quando o agente realiza o pagamento do tributo devido. Basicamente: pagando o imposto, o contribuinte deixa de responder pelo crime.

Publicidade

Justamente por isso, inúmeros casos de ilícitos administrativos são encaminhados diariamente ao Ministério Público, que oferece denúncia, tornando uma demanda de interesse criminal. Acaba-se por equiparar, portanto, a mera inadimplência à evasão fiscal, chegando-se até a prejudicar o empresariado brasileiro, especialmente em tempos de crise, haja vista a difícil escolha do empreendedor em quitar seus impostos sob o receio de não ver contra si uma condenação penal, muitas vezes até com restrição de liberdade, ou cumprir devidamente com sua folha de pagamentos interna, correndo riscos de responder a uma ação penal.

Camila Martins é mestre em Direito na área de Estado, Jurisdição e Poder, e especialista em Direito Tributário e em Direito Penal Econômico.