| Foto: Robson Vilalba/Thapcom

A sociedade brasileira vive um momento crítico e grave diante da iminência da descriminalização do aborto. A possibilidade de legalização da prática até 12 semanas de gestação, que jamais avançou em comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal, agora será votada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de um mecanismo jurídico intitulado Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 442), ingressado por um partido político. Se aprovada a ADPF 442, a decisão entre vida ou morte de crianças em gestação no Brasil terá sido tomada por 11 ministros não eleitos pelo povo, sem que este projeto tenha passado pelo Poder Legislativo.

CARREGANDO :)

O argumento daqueles que ingressaram com a ação é o de que a proibição da interrupção voluntária da gravidez fere o direito constitucional de liberdade da mulher. O texto pede que o STF confira “às mulheres o direito constitucional de interromper a gestação, de acordo com a autonomia delas, sem necessidade de qualquer forma de permissão específica do Estado, bem como garantir aos profissionais de saúde o direito de realizar o procedimento”.

A argumentação é rasa tanto do ponto de vista jurídico como científico e moral. A primeira e fundamental questão diz respeito ao início da vida humana. O feto, ainda que com poucos dias e semanas, já é um indivíduo. Biologicamente, não se pode negar que a existência de um novo ser, com código genético, se inicia no momento da fecundação, quando se unem óvulo e espermatozoide. Sendo o embrião uma vida, o aborto caracteriza-se como um homicídio; liberá-lo representaria a autorização do Estado para a morte de crianças inocentes. Desse modo, o direito da mulher não pode se sobrepor ao direito do feto que, como criança, tem direito à proteção e segurança.

Publicidade

Sendo o embrião uma vida, o aborto caracteriza-se como um homicídio

É preciso reconhecer, sim, que muitas mulheres recorrem ou praticam o aborto, ainda que clandestinamente, em cenários de vulnerabilidade, desespero e dor. É necessário o amparo às mulheres grávidas em situações difíceis, sem que isso represente interromper a gravidez. A defesa do aborto como crime busca defender duas vidas: a do bebê e a da mãe que, ao abortar, também corre riscos de sequelas físicas, humanas, afetivas e psicológicas.

Tais fatos levaram ao surgimento de movimentos organizados contrários à legalização do aborto em uma mobilização inédita e histórica entre as igrejas Católica e evangélicas marcada para este sábado, dia 15, às 14 horas, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Uma reação institucional que ganha a adesão de cidadãos de bem que, independentemente de credo ou religião, querem manifestar publicamente sua posição a favor da vida, confirmando o que já apontam pesquisas de opinião. Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas realizado em 2017 apontou que 86,5% dos brasileiros são contrários à “legalização do aborto em qualquer situação”.

O entendimento de que a vida é propriedade de Deus e que só Ele pode dá-la ou tirá-la também é um preceito essencial do cristianismo. A questão da fé e da moral não pode ser ignorada. O Estado é laico, mas a população brasileira é, em sua maioria, cristã e não quer que seja autorizado o derramamento do sangue de inocentes que não podem se defender. “Não matarás” é um mandamento que deve reger não apenas os seguidores das Escrituras Sagradas, mas homens e mulheres de bem de uma nação que luta pela paz de seus cidadãos.

Opinião da Gazeta: A hora do grande “sim” à vida (editorial de 9 de setembro de 2018)

Publicidade

Leia também: Seis pontos centrais do debate sobre o aborto (artigo de Alexander Moreira-Almeida, publicado em 14 de agosto de 2018)

Ir para as ruas, buscando sensibilizar as autoridades constituídas – em especial, os ministros do STF – sobre a gravidade do tema e do posicionamento popular contrário à legalização do aborto, é também cumprir a orientação bíblica presente em Provérbios: “Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados”. Neste caso, bebês nascituros que clamam por nossa defesa por não terem como proteger a si mesmos dessa covarde ameaça de morte precoce.

Dom José Antônio Peruzzo é arcebispo católico de Curitiba. Bispo Antônio Cirino Ferro é presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná (Comep).