• Carregando...
 | Abdurashid Abikar/AFP
| Foto: Abdurashid Abikar/AFP

Pouco mais de 60 anos atrás, em março de 1957, Kwame Nkrumah proclamou a independência da Costa do Ouro britânica, região localizada no Golfo da Guiné, na África Ocidental – um local que conhecemos hoje como Gana. Nkrumah era uma pessoa peculiar. Treinado em universidades britânicas e americanas, ele estava convencido de duas coisas: de que somente a independência permitiria que os povos africanos superassem seu atraso secular; e de que, para atingir esse objetivo, o veículo ideal era uma espécie de socialismo africano que ele chamava de “consciencismo”.

Assim que ele chegou ao poder, ele adotou o título de Osagyefo (“o redentor”), mudou o nome do país para Gana – que, na língua do povo Akan, originário do sul de Gana, significa “rei guerreiro” – e assegurou o poder absoluto. Nkrumah era um charlatão devorado pelo narcisismo. Embora ele não simpatizasse nem com metade de seus concidadãos, que falavam dialetos diferentes dos de sua etnia nativa, ele acreditava que todo o continente africano deveria estar unido sob uma única bandeira.

No ocidente, Nkrumah era muito popular. Reis e presidentes o celebraram em recepções e disputaram sua companhia. Não poderia ser diferente com um homem tão carismático que, em seus discursos, afirmava ter o “remédio infalível” contra a pobreza e a doença.

Os governos africanos têm sido muito obstinados em suas políticas de desenvolvimento equivocadas e opacas

Ele não acabou com nenhum dos dois flagelos. Nkrumah tornou-se um ditador brutal que, apoiado pelos soviéticos, planejou autoritariamente a economia de seu país com resultados desastrosos. Dez anos após a independência de Gana, uma das ex-colônias ultramarinas britânicas mais prósperas tornou-se visivelmente empobrecida e associada ao militarismo.

A triste história de Gana foi repetida em todos e cada um dos países ao sul do Saara. Com algumas honrosas exceções, como Botsuana, nenhuma das ex-colônias europeias conseguiu desenvolver ou melhorar ostensivamente sua situação. Enquanto países em outras partes do mundo, especialmente no Extremo Oriente, cresceram fortemente e até se juntaram ao Primeiro Mundo, a África continua quase tão pobre como na época em que conquistou a independência.

Os dados frios deixam pouco espaço para interpretação. O PIB da África é 70% menor do que o asiático e 80% menor que o latino-americano, de acordo com os dados do Banco Mundial. Muitas razões foram dadas para explicar o atraso teimoso da África. Tem sido dito que eles não podem se desenvolver porque foram colônias e o neocolonialismo os impede. Mas o mesmo ocorreu com o Vietnã, que também teve de sofrer 20 anos de guerra civil e hoje é um país cuja economia está crescendo, e para quem o futuro sorri.

Leia também: Os direitos de propriedade dos sul-africanos caminham na direção errada (artigo de Patrick Farrell e Patrick Tyrrell, publicado em 14 de outubro de 2018)

Leia também: O que Ruanda tem a nos ensinar sobre corrupção? (artigo de Gustavo Possetti e André Alves, publicado em 9 de outubro de 2018)

Grande parte das razões da pobreza tem sido atribuída à falta de infraestrutura e capital humano. Nenhum país pobre tem boa infraestrutura antes de sair da pobreza. A infraestrutura é financiada pela prosperidade e, com relação ao capital humano, o Ocidente destinou bilhões de dólares em programas de treinamento vocacional para preparar os trabalhadores locais.

Os políticos africanos muitas vezes culpam o resto do mundo: ou porque não abre suas fronteiras aos produtos africanos, ou porque os abre demais e os produtos ocidentais inundam seus mercados. A verdade é que o mundo não marginalizou a África: abriu-lhe os mercados e deu-lhe meios financeiros para que, adequadamente gerida, pudesse desenvolver-se. Tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia deram acesso preferencial aos produtos africanos e não pouparam ajuda de todos os tipos e transferências tecnológicas. O Banco Africano de Desenvolvimento, financiado pelos Estados Unidos e Europa, destinou US$ 50 bilhões ao continente desde 1980 em operações de crédito. Somente em 2016, a União Europeia injetou 21 bilhões de euros em países africanos, aos quais devem ser adicionados outro 1,6 bilhão em programas educacionais. Duas vezes o Plano Marshall em apenas um ano.

Mas, apesar desse apoio contínuo, os governos africanos têm sido muito obstinados em suas políticas de desenvolvimento geralmente equivocadas e sempre opacas. Eles fizeram exatamente o oposto do que deveria ter sido feito. Embora os trabalhadores africanos trabalhem arduamente, eles ainda continuam sendo muito improdutivos – o que não surpreende, dada a baixa capitalização dessas economias e a série de regulamentações com as quais seus governos os atrapalham. Fazer negócios ao sul do Saara é heroico. Abrir um negócio em quase todos os países africanos é um processo incerto, demorado e oneroso, que muitas vezes acaba em inúmeros subornos. Quem cruza a África sabe disso. Viajar pelo continente é todo um desafio, encontrando postos policiais a cada poucos quilômetros, que verificam vistos e reivindicam seus subornos, em países quase sem Estado de Direito. Se isso acontece com um simples aventureiro de motocicleta, o que não aconteceria com um investidor que quiser montar uma fábrica de processamento de alimentos?

A proverbial riqueza natural do continente não tem sido útil. Tudo foi desperdiçado

Todos esses obstáculos à criação de riqueza não foram impostos pelas antigas potências coloniais, mas pelos governos que chegaram mais tarde. A principal causa da pobreza crônica da África tem sido uma interminável cadeia de más decisões tomadas pelos seus líderes ao longo do último meio século.

A proverbial riqueza natural do continente não tem sido útil. Tudo foi desperdiçado. Desde sua independência, em 1961, a Nigéria ganhou mais de meio trilhão de dólares na venda de petróleo, o cobiçado óleo Bonny Light, extraído dos depósitos do Delta do Níger. Uma riqueza natural que teria permitido a essa nação, como a muitos outros países no passado, começar seu caminho de desenvolvimento vendendo commodities. Mas, infelizmente, esse não é o caso. De acordo com um relatório da Brookings Institution, a Nigéria já ultrapassou a Índia no número de pessoas que vivem em condições de extrema pobreza (ou seja, que vivem com menos de US$ 1,90 por dia), com pelo menos 87 milhões de pessoas nestas circunstâncias, em comparação aos 70,6 milhões de indianos nesta situação.

A lógica de alguns parece prever que, se um país tem abundância de recursos naturais, deve mostrar altos níveis de desenvolvimento. No entanto, por mais contraintuitivo que possa parecer, o desempenho de um grande número de países de commodities abundantes não apoia essa hipótese, e a Nigéria não é a exceção.

Richard M. Auty, professor de Geografia Econômica da Lancaster University, enfatiza, em seu livro Abundância de Recursos e Desenvolvimento Econômico, que a presença de recursos naturais em grandes quantidades não predestina um país a uma situação de prosperidade – referindo-se ao que ele descreve como a “maldição dos recursos” ou “paradoxo da abundância”, Auty argumenta que os países com uma grande abundância desses produtos (como combustíveis fósseis e certos minerais) tendem a ter menos crescimento econômico, menos democracia e piores resultados de desenvolvimento do que países com menos recursos naturais. De acordo com seu estudo, esse problema geralmente tende a se radicalizar na decisão econômica do uso das receitas da extração e comercialização desses recursos naturais. Auty descreve que a abundância de receitas desses negócios em países subdesenvolvidos tende a tornar mais fácil para os políticos e autoridades burocráticas desperdiçá-los em investimentos não lucrativos e gastos conspícuos, o que muitas vezes leva à corrupção. Esse “efeito de voracidade”, como Auty o chama, quase sempre termina em estagnação no crescimento por meio do uso indevido e do abuso de recursos públicos.

Paulo Cruz: O turbante e a turba (7 de outubro de 2015)

Leia também: Lições da pobreza dos outros (artigo de José Pio Martins, publicado em 1.º de setembro de 2017)

Em alguns casos, a paisagem africana é tão sombria que parece impossível que esse infeliz grupo de países possa se desenvolver e romper o círculo vicioso da pobreza. Enquanto os países da Ásia e da América Latina estão gradualmente abandonando o subdesenvolvimento (aqueles mais rapidamente que estes), os políticos africanos fertilizaram a região em perpétuo atraso. Mas isso não vai durar para sempre e o continente está mudando drasticamente.

A pobreza na África é um problema global que terá de ser resolvido nas próximas décadas. Mas, infelizmente, haverá muito trabalho a ser feito. O socialismo africano de estilo Nkrumah falhou miseravelmente, assim como o mercantilismo patrocinado pelos ditadores e burocratas da região nos últimos 20 anos, que apenas enriqueceu as elites e gerou corrupção, nepotismo e guerras pelo controle do aparato estatal em todo o continente.

Naturalmente, as raízes da pobreza africana são provavelmente mais profundas do que todas as anteriormente explicadas, mas talvez ainda esteja por ser comprovado o que catapultou países como a Coreia do Sul e Taiwan, que eram solenemente pobres nos anos 1950, para o Primeiro Mundo. Talvez a questão não resolvida para os africanos seja abrir suas economias, abraçar a globalização, assegurar o arcabouço legal para que o investimento possa fluir com garantias e estabelecer um genuíno Estado de Direito no qual é a lei que governa, e não o populismo.

Jorge C. Carrasco é jornalista cubano radicado no Brasil.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]