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Em sustentabilidade de negócios, aqueles que se atentarem para os seus custos tributários estarão se prevenindo de crises econômicas

Falar em vantagem competitiva é falar em aspectos e fatores que dão a uma empresa um diferencial sobre a concorrência e com possibilidade de se sobressair também com empresas de outros setores. A sustentabilidade dessa vantagem dependerá do tempo, até chegar ao ponto de não se tornar mais um diferencial, apenas mais um detalhe, uma particularidade do negócio.

Considerando que a postura dos empresários, presidentes e diretores de empresas é sempre orientada para mais, objetivos cada vez maiores, foco no crescimento e, quanto maior o faturamento melhor, a maior parte dos seus esforços estarão na venda e alguns aliam esse pensamento à lucratividade, à rentabilidade. Afinal, não adianta vender se não houver lucro. Nesse ponto, toda empresa tem de entender que ela já nasce com um único objetivo: o lucro. Se uma empresa não tiver em seu DNA esse foco, ela será qualquer tipo de organização, menos uma empresa.

Mas como ganhar competitividade em setores monopolizados, saturados, cheio de empresas? Em uma conta simples, os empresários sabem que "faturamento – custos = lucro". Essa simples equação move os esforços do empresariado para o faturamento, para as vendas e deixam os custos para um segundo momento, com pouco glamour, pouco destaque. Mas todos acabam percebendo que com o passar dos meses e anos, os custos irão impactar em boa parte do seu sucesso, resumidamente, os seus lucros.

E como ter a graminha mais verdinha do bairro? Uma forma é atuar onde os concorrentes deixaram de focar, essa pode ser uma estratégia decisiva. Se todas as empresas do seu setor vendem, se todas possuem custos parecidos, os lucros do setor serão sempre os mesmos, onde estará a vantagem competitiva? Esse é um pensamento que deve fazer parte do dia a dia da diretoria, senão ela acaba se ocupando mais com atividades táticas do que estratégicas e a empresa "vai continuar dançando conforme a música".

Vejam, por exemplo, o setor supermercadista. As grandes redes de supermercados têm uma margem de lucro em torno de 3% e uma carga tributária em torno de mais de 30%. Isso significa que qualquer diminuição em seus tributos pode resultar em um aumento significativo na sua rentabilidade. A competência que as empresas têm em gerar faturamento é enorme e poder lidar com os impostos de forma competente é uma estratégia que poucas o fazem com a mesma energia e estrutura, quando querem aumentar o seu faturamento. É nesse ponto que as empresas ganham vantagem competitiva. A complexidade dos tributos nas esferas municipais, estaduais e federais é tão grande que quem obter uma economia na sua carga tributária, estará à frente de suas concorrentes. Isso significa uma maior rentabilidade e com mais dinheiro em caixa as empresas terão mais possibilidades de investir no seu constante crescimento e na sua expansão.

A gestão tributária dentro das empresas se torna um fator crítico de sucesso na medida em que a complexidade da carga tributária dificulta a empresa de ser eficiente financeiramente por si só. Além disso, as empresas possuem particularidades específicas em seus tributos e a sua eficiência na redução desse custo será o fator crítico de sucesso para obter uma vantagem competitiva sustentável por um longo período.

As empresas que atuam no Brasil devem encarar a carga tributária como um fator crítico de sucesso. Se mais de 33% dos seus custos estão alocados em tributos, eles merecem uma atenção tão especial quanto as outras áreas da empresa. Não tomar uma atitude proativa sobre esse assunto é deixar de lado a possibilidade de se tornar mais enxuta em tributos; é não dar valor para mais de um terço do seu negócio deixando-o "sem o controle efetivo" e a atenção devida. Enfim, é perder a possibilidade de ganhar uma vantagem competitiva sustentável bem ao seu lado. Em sustentabilidade de negócios, aqueles que se atentarem para os seus custos tributários estarão se prevenindo de crises econômicas e estarão mais sólidos para alavancarem suas vendas.

Jony Lan é consultor empresarial.

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