• Carregando...

O Brasil está mudando. Como aconteceu em alguns momentos no século 19, quando surgiram grupos abolicionistas – pessoas que se mobilizaram para que o Brasil abolisse a escravidão –, agora temos pessoas que se mobilizam para que o Brasil faça da educação a força que vai fazer a revolução de que o país precisa, inclusive para completar a abolição: garantir escola igual para todos. Garantir que o filho do mais pobre estude na mesma escola que o filho do mais rico dos brasileiros. Esses são os educacionistas. Entre os educacionistas, estão aqueles que fazem o movimento Todos pela Educação, como Jorge Gerdau, Milú Vilela, Viviane Senna e muitos outros, coordenados pelo ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart Ramos.

Nesta semana, no mesmo momento em que começou o horário eleitoral, o movimento Todos pela Educação lançou uma campanha pela televisão com o título: "No ar: Todos pela Educação – Eleições 2008". É a primeira vez que, ao lado dos programas partidários e de candidatos, surge um programa cujos promotores não fazem campanha por candidato ou por partido, mas por uma causa: escola de qualidade para todos.

Essa campanha vai mudar o resultado eleitoral a favor daqueles candidatos – a prefeito ou vereador – que defenderem a educação, comprometendo-se com metas para seus municípios. Segundo Priscila Cruz, responsável pela campanha, o objetivo é fazer com que os eleitores avaliem os candidatos conforme suas propostas para a educação.

Nunca uma campanha teve tal sensibilidade e patriotismo: não se prender a partido ou a candidato e tentar atrair o eleitor para a maior causa do Brasil daqui para frente, uma revolução no seu quadro educacional. Independentemente de qualquer resultado, esta já é uma campanha coerente e vitoriosa, porque é um gesto educacional em si: a formação dos eleitores.

Além disso, é gratificante ver personalidades como Ana Maria Braga, Luciano Huck, Christiane Torloni, Mariana Ximenes, voluntariamente, por convicção, oferecendo tempo e prestígio na defesa dessa causa, que Jorge Gerdau defende citando a assinatura da campanha: "Precisamos de todos pela educação. A educação muda tudo".

Priscila Cruz lembra que a "educação está no sexto lugar nas prioridades dos brasileiros, atrás de saúde, emprego e violência, entre outros". Ela diz acreditar que a campanha vai conscientizar o eleitor para o fato de que educação sem qualidade agrava os problemas da sociedade. "É preciso demonstrar que a melhoria na vida das pessoas, em saúde, emprego e segurança, depende de uma educação de qualidade". A campanha tem apoio da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), do Grupo de Profissionais do Rádio (GPR), da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Redes Nacionais de TV e afiliadas da Globo, Record, SBT, RedeTV, Cultura e Bandeirantes. Podemos dizer que todos esses são educacionistas.

É dentro desse mesmo espírito que publiquei o documento "17 Sugestões de Políticas Públicas para Melhorar a Educação no seu Município". Ele está à disposição de todos os candidatos que quiserem merecer dos eleitores a preferência que será provocada apartidariamente pelo movimento "Todos pela Educação", e que vem sendo defendida pelo Movimento Educacionista "Educação é Progresso".

Cabe lembrar também que nenhum candidato poderá se dizer comprometido com a educação, se não defender a Lei 11.738/08, sancionada pelo Presidente Lula, que instituiu o piso salarial nacional do professor no Brasil.

Cristovam Buarque é senador (PDT/DF) e professor da Universidade de Brasília (UnB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]