• Carregando...

O que torna Warren Buffett ainda mais digno de admiração é o fato de, após mais de 50 anos acumulando a maior fortuna pessoal do mundo, ele ter resolvido devolver quase tudo para a humanidade

Acabo de ler o livro A Bola de Neve – Warren Buffett e o Negócio da Vida. Trata-se da biografia do homem mais rico do mundo, ou o segundo mais rico conforme o momento em que se faz o ranking. Ora Bill Gates está em primeiro, ora Buffett o ultrapassa. Isso porque o patrimônio de cada um deles é avaliado aos preços de mercado das ações das empresas que eles possuem. A autora, Alice Schroeder, trabalhou como analista financeira em Wall Street e foi diretora do banco Morgan Stanley. Ela dedicou cinco anos em tempo integral para escrever o livro que, ao todo, tem 960 páginas, em letra que não é grande. Como dizem por aí: é um tijolo.

Somente um especialista em assuntos econômico-financeiros poderia ter escrito a biografia de Buffett, pois um leigo no assunto teria dificuldade em compreender e retratar suas ideias e suas técnicas com fidelidade. Um homem que se torna o mais rico do mundo, operando como investidor, comprador de empresas e estrategista de finanças e de gestão, só pode ser um pessoa interessante. Há consenso de que Buffett fez uma fortuna superior a 70 bilhões de dólares com rigoroso comportamento ético, o que aumenta ainda mais o mérito da sua conquista. Homem do interior, Buffett nasceu em 1930, em Omaha, estado de Nebraska, no oeste americano, e lá vive até hoje.

Aproximando-se dos 80 anos de vida, Buffett acaba de doar, para fundos de assistência e filantropia, quase 90% da sua fortuna. Pense o que quiser dos Estados Unidos e dos seus capitalistas, mas vale a pena ler quem é, o que fez, quais as ideias e como agiu esse homem. Ler biografias é uma grande diversão e uma das melhores fontes de aprendizado e, embora muitos livros tenha sido escritos sobre as estratégias financeiras de Buffett, este é a verdadeira biografia dele e o mais extenso de todos. Em A Bola de Neve, a autora brinda os leitores com um show de conhecimentos sobre a história americana, sobre finanças e sobre a arte de investir e administrar.

Warren Buffett é um gênio. O QI muito acima da média, a capacidade de trabalho gigantesca, a disciplina férrea e a disposição incomum para o estudo e a leitura são alguns dos ingredientes dessa personalidade admirável. Ele leu, estudou, trabalhou e devorou montanhas de livros, jornais, revistas e relatórios empresariais sobre investimentos e finanças com uma dedicação quase sobre-humana. Porém, sua grande marca é a construção de um método próprio, uma forma peculiar de pensar e um conjunto de princípios sobre o mundo dos negócios, que o transformaram no que ele é. Todavia, nada disso o teria levado a acumular tanta riqueza não fosse a sua incomparável capacidade de aplicar, na prática, todo arcabouço teórico e conceitual que edificou na sua mente.

Admiro, nele, a inteligência, a autossuficiência e a capacidade de remar contra a maré e contra os modismos. Buffett é praticamente um fanático por investimentos, por finanças e pelo mercado de ações. Poucos assuntos outros da vida atraíram sua atenção. Nesse ponto, não o invejo. A vida é mais do que isso. Porém, ao seu modo, ele foi feliz, e afirma que ainda é muito feliz com o tipo de trabalho que realiza. O fanático se dedica exageradamente, às vezes unicamente, ao objeto do seu fanatismo, e é feliz sem que outras coisas lhe façam falta. Hoje, o nome de Warren Buffett é por si só uma fonte de teorias, ideias, princípios e visões sobre o mundo dos investimentos, das finanças e dos negócios em geral. Certamente, no futuro haverá uma profusão de cursos sobre o pensamento financeiro de Warren Buffett.

O que torna Buffett ainda mais digno de admiração é o fato de, após mais de 50 anos acumulando a maior fortuna pessoal do mundo, ele ter resolvido devolver quase tudo para a humanidade, criando, junto com Bill Gates, o que talvez seja a maior fundação beneficente do planeta. Bill Gates teve a mesma postura, doando quase toda a fortuna que possui, para o mesmo fim filantrópico, em uma fundação de ambos. Por fim, o livro é uma obra que vale a pena ler, como fonte de informação e de crescimento intelectual. A autora, por ser do ramo financeiro, teve o mérito de escrever um livro que, apesar de ser uma biografia, é um repositório de teorias, conceitos e ensinamentos sobre o mundo das finanças e dos negócios. Recomendo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]