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Um novo modelo deveria priorizar efeti­­­vamente uma decisão econômica susten­­tada ao longo do tempo. Isso significaria incluir entre as variáveis de decisão o uso sustentado dos recursos ambientais

O governo federal realizou o balanço do fim de ano com o festejo do crescimento relativo da nossa economia, ultrapassando o Reino Unido, e justificando que se trata de um crescimento sustentando da economia com resgate da miserabilidade de milhões de brasileiros.

Esse crescimento foi intitulado pela nossa presidente como um modelo brasileiro de desenvolvimento. Cabem, neste aspecto, algumas reflexões.

Primeiro, que um novo modelo estaria vinculado a um processo de crescimento econômico sustentado ao longo do tempo com inclusão social, melhor distribuição de renda e utilização dos recursos ambientais. Assim, vamos discutir cada um destes pontos: social, ambiental e econômico.

Efetivamente estamos reduzindo a miserabilidade e o número de pessoas que viviam em linha de pobreza, mas por políticas essencialmente mais assistencialistas que inclusivas. As políticas assistencialistas são oportunas e adequadas em algumas situações, mas tornam a inclusão daquelas pessoas dependente desses recursos. Políticas de inclusão visam criar oportunidades, desenvolvê-las e apropriar com as capacidades de cada comunidade.

Ainda estamos distantes de lidar com a questão ambiental em um novo modelo de desenvolvimento. Os ganhos e as demandas de curto prazo ainda priorizam as decisões, inclusive do governo. Um novo modelo deveria priorizar efetivamente uma decisão econômica sustentada ao longo do tempo. Isso significaria incluir entre as variáveis de decisão o uso sustentado dos recursos ambientais.

Ainda lidamos de maneira restritiva com a questão ambiental e buscamos, em muitas decisões, alternativas para lidar com essa restrição. Um exemplo disso são as disputas que tiveram destaques no ano passado nas usinas hidrelétricas em que diferentes representantes dos ministérios, com visões e interesses distintos, buscavam finais adequados aos objetivos da sua pasta e não sob a ótica de Estado. Essa disputa e controvérsia entre os ministérios é um reflexo ainda de um modelo de desenvolvimento que não se moderniza com as novas restrições, como a ambiental e os excluídos socialmente. O foco é o dito progresso econômico, independente à custa do que e em que tempo.

O termo crescimento sustentado se popularizou, mas as práticas, ainda não. Algumas decisões empresariais já incorporam o uso melhor de recursos ambientais, de reciclados, mas quando há um ganho efetivo já no curto prazo. A decisão de um crescimento sustentado envolve a priorização de decisões de longo prazo em detrimento dos ganhos de curto prazo. Nem sempre o lucro no curto prazo se sustenta justamente porque a decisão econômica no longo prazo deveria minimizar os problemas ambientais e sociais à custa desse crescimento para que se sustente ao longo do tempo. Essas decisões, contudo, ainda são exceções e não a regra. Se fossem regra, teríamos, aí sim, efetivamente um novo modelo de desenvolvimento.

Esse novo modelo é difícil de ser implementado não por desconhecimento, mas pelos sacrifícios presentes em detrimento da expectativa de um futuro melhor. Isso envolve decisões políticas, por exemplo, que priorizem ganhos futuros a presentes e que demandam uma maturidade dos políticos e da sociedade para compreenderem essas decisões. A percepção do tempo, a renúncia no presente e o ganho no futuro são elementos que envolvem ações neste momento e não apenas expectativas de mudança. É justo compreendermos que a implantação de um novo modelo de desenvolvimento não pode ser outorgada por uma lei ou mesmo estabelecida por uma política pública de "cima para baixo". Depende da compreensão e da capacidade cultural da população de pensar em seu futuro e tomar decisões presentes em prol do amanhã, o que compromete a própria sociedade na conformação desse modelo.

Nesse sentido, as expectativas ainda são de um modelo de governo e desenvolvimento diferentes do atual. Isso envolve a corresponsabilização não apenas dos governantes, mas também de toda a sociedade. Essa expectativa é uma importante demanda para os próximos anos e que pode, neste caso, colocar o país em destaque no cenário mundial. Transformemos essa expectativa em ação e essa ação em um país melhor, envolvendo a priorização de questões coletivas a exceção apenas do individual. Sem dúvida, é possível termos um país melhor!

Christian Luiz da Silva, economista, é pós-doutor em administração e professor da UTFPR.

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