• Carregando...

O primeiro lote importado de vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) chegou ao Brasil. A remessa é de 9,8 mil doses. O país comprou cerca de 50 mil doses por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e novos lotes serão entregues até o fim do ano. A informação foi publicada pela Agência Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, as doses serão usadas em estudos sobre a “efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos”. Essas pesquisas irão orientar a decisão dos gestores sobre o imunizante, informou a pasta. O ministério ressaltou que a vacina é segura e atualmente é usada contra a varíola comum. O estudo será coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), terá o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e contará com o financiamento do Ministério da Saúde que, em breve, vai anunciar quais centros de pesquisa brasileiros farão parte da análise. As primeiras pessoas vacinadas serão aquelas que tiveram contato prolongado com doentes diagnosticados com a varíola dos macacos e as que estão em tratamento com antirretroviral para HIV.

O governo federal autorizou 12 instituições financeiras - incluindo a Caixa Econômica Federal - a oferecer empréstimo consignado para pessoas que recebem Auxílio Brasil ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). A modalidade de crédito estará disponível a partir desta segunda-feira (10). O Ministério da Cidadania publicou uma portaria com a regulamentação para o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Uma das regras é que a taxa de juros não poderá ultrapassar 3,5% ao mês. A contratação do consignado poderá ser feita em até 24 parcelas, ou seja, pelo período de dois anos. Além disso, a lei estabeleceu que o empréstimo pode ser de até 40% do valor do benefício. As instituições financeiras não poderão cobrar a Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou qualquer outra taxa administrativa. Também não será possível estabelecer prazo de carência para o início do pagamento das parcelas do empréstimo consignado. As empresas não poderão fazer busca ativa por clientes. São os beneficiários que deverão procurar as instituições financeiras para ter acesso ao crédito consignado. No nosso site você confere a lista completa de quem está autorizado a oferecer o serviço.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) apontou um aumento de quase 100% nos registros de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes pela internet no primeiro semestre do ano, conforme dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). A divulgação faz parte da campanha nacional contra a pornografia infantil e pedofilia. Os dados apontam que foram registradas mais de 78 mil denúncias, sendo que deste total, 1.150 estão ligadas a crimes de violência sexual que afetam a liberdade física ou psíquica da população infanto-juvenil. Em comparação com os dados totais de 2020 e 2021, os números do primeiro semestre de 2022 já indicam alta de 97,6% e 80,1% respectivamente.

Autoridades iranianas negaram relatos de que forças de segurança mataram uma menina de 16 anos durante protestos, conforme informou a mídia iraniana. A corporação diz que ela cometeu suicídio ao se jogar de um telhado. Jornalistas e o grupo de direitos humanos Anistia Internacional disseram que a adolescente foi morta pelas forças de segurança quando foi atingida com cassetetes na cabeça durante protestos pela morte da jovem de 22 anos, sob custódia da polícia de costumes. Grupos de direitos humanos dizem que mais de 150 pessoas foram mortas, centenas ficaram feridas e milhares foram presas em uma repressão a protestos em todo o país, o maior desafio à liderança do Irã em anos.

A opinião de Paulo Polzonoff, que analisa as alianças de Lula e Bolsonaro para o segundo turno.

E o livro “Conversas Acerca do Vinho”, um publicação que é o resultado de 20 encontros online da sommelière e wine director, Gabi Monteleone, com viticultores do mundo todo.  A obra propõe um mergulho no universo do vinho, com informações, histórias e reflexões que relacionam a bebida à agricultura, economia, sustentabilidade e a muitos outros temas, revelando a importância do vinho para o mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]