• Carregando...
stf
O ministro do STF Gilmar Mendes deu cinco entrevista a meios de comunicação em cerca de um mês.| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Ministros do STF normalizaram a prática de enviar recados via imprensa. Em entrevistas ou anonimamente, eles têm indicado como vão votar e até mesmo ameaçado quem se opõe às suas decisões.

Juristas opinam. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu um prazo de 48 horas para que Jair Bolsonaro explique a sua estadia na Embaixada da Hungria em fevereiro. Imagens obtidas pelo jornal The New York Times mostram que o ex-presidente passou dois dias no local após ter o passaporte apreendido em uma operação da PF. Saiba se Bolsonaro pode ser preso.

Compra de imóveis. O Conselho Curador do FGTS aprovou o uso de contribuições futuras do empregador para que trabalhadores de baixa renda possam comprar a casa própria. Entenda as regras.

Política, Economia e Mundo

Desdobramentos do caso Marielle. O deputado federal Washington Quaquá, vice-presidente do PT, causou desconforto na legenda após defender cautela nas acusações aos irmãos Brazão, suspeitos de envolvimento na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes. Ontem a CCJ da Câmara adiou a análise da prisão de Chiquinho Brazão, que também é deputado.

Delação. Os áudios em que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, afirma ter sido pressionado pela PF podem ser usados para anular provas, segundo criminalistas ouvidos pela Gazeta do Povo. A delação premiada feita por Cid alimenta uma série de investigações contra o ex-presidente.

Giro pelo mundo. O governo brasileiro emitiu um comunicado demonstrando "preocupação" com as eleições na Venezuela. Um quiz lançado pela Gazeta mostra qual partido dos EUA – Republicano ou Democrata – mais te representa.

Opinião da Gazeta

Opiniões equivocadas não são crime. O influenciador conhecido como Monark tem tudo para liderar qualquer ranking de “castigos sem crime” na ofensiva contra a liberdade de expressão em curso no Brasil. Na semana passada, uma ação foi ajuizada contra ele por uma fala em que o influenciador defendeu que nazistas deveriam ter o direito de se organizar em um partido político. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não se tratava de um debate sobre nazismo, nem de apologia ao regime genocida de Hitler, mas sobre os limites da liberdade de expressão. É assunto que pode e deve ser discutido livremente.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Regulamentação de apps. Após impasse com governo, iFood propõe que contribuição de entregador seja progressiva

Investigação. Pai de Mauro Cid presta depoimento à Polícia Federal sobre caso das joias

Senado. Após última sessão de debate, PEC das drogas será votada na próxima semana

Em Belém (PA). Lula e Macron anunciam plano de investimento de R$ 5 bilhões para Amazônia

Colunas e artigos

Os EUA e a guerra na Faixa de Gaza. O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução exigindo um cessar-fogo em Gaza. Após tentativas frustradas, a aprovação só foi possível por causa de uma mudança da posição dos EUA. Entenda na coluna de Filipe Figueiredo qual é a estratégia do presidente americano, Joe Biden.

Deltan Dallagnol fala sobre a possibilidade de Bolsonaro ser preso.

Marcio Antonio Campos comenta a Via-Sacra e o futuro da Igreja.

Para inspirar e alegrar

A fórmula do município líder em saneamento. Maringá, no noroeste do Paraná, foi o município mais bem avaliado no Ranking do Saneamento de 2024. Entenda qual é a receita da cidade para o sucesso no tratamento de água e esgoto.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]