• Carregando...
A popularidade de Bolsonaro, o nacionalismo esferográfico e o poder do design
| Foto: Paixão

Bom dia!

Desonerar a folha de pagamentos vai gerar milhões de empregos, garante Paulo Guedes. A compensação seria feita através da ressurreição de um imposto aos moldes da CMPF. Vai funcionar? Jéssica Sant’Ana analisa.

  • Para onde vão as bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal em operações contra o contrabando? Boa parte dela vai parar nos quartéis. Só as unidades militares do Rio Grande do Sul receberam R$ 1,96 milhão em bebidas apreendidas entre 2011 e 2018. Quem conta é Lúcio Vaz.
  • Paulo Polzonoff Jr. explica que o nacionalismo esferográfico de Bolsonaro é impossível: não adiante trocar a Bic pela Compactor, nem defender um ultranacionalismo em um mundo como o de hoje. Entenda.
  • Pedro Menezes alerta: Bolsonaro está, sim, perdendo popularidade. “Vale a pena ser claro: bolsonaristas, vocês só ganham ao escutar críticas, revisarem o que estão fazendo de errado e continuar o que consideram correto. Esse exercício faltou ao PT e é essencial para entender sua derrocada”, escreve.

Opinião da Gazeta

No editorial desta terça (3), a Gazeta do Povo defende a necessidade de uma nova etapa da reforma trabalhista, complementar à de 2017:

Em janeiro de 2019, no seu breve discurso na abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Bolsonaro afirmou que, ao fim de quatro anos, queria que o Brasil estivesse entre os 50 melhores países para se fazer negócios. É uma meta ambiciosa, não apenas porque o país ocupa hoje o 109.º lugar neste quesito, pelo levantamento do Banco Mundial, mas pelos motivos que prendem o Brasil na metade inferior da tabela.

Abelha coleta pólen de um girassol em Springe, perto de Hanover, no norte da Alemanha.
Abelha coleta pólen de um girassol em Springe, perto de Hanover, no norte da Alemanha. | Julian Stratenschulte / dpa / AFP

Para começar o dia inspirado

O design faz toda a diferença – e pode transformar negócios e salvar vidas. Julliana Bauer lista alguns exemplos impressionantes.

Lá fora

A Flórida aguarda em alerta a passagem do furacão Dorian, que já causou devastação nas Bahamas. Uma mudança sutil na rota da tempestade pode fazer a diferença; se ela logo começar a rumar para o norte, a Flórida seria poupada da fúria do furacão. Mas se sua rota for um pouco mais para o oeste, partes do litoral seriam fortemente atingidas.

Aprofunde-se

A Holanda fecha uma igreja por semana, em média – e os espaços viram cafés, livrarias e bares. Aléxia Saraiva conta como esse processo acontece.

As dicas que só a Gazeta traz

A Gol vai operar novos voos entre Curitiba e cidades do interior paranaense, em um monomotor com capacidade para nove passageiros. Vivian Faria conta quanto as passagens vão custar.

Boa terça-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]