| Foto: Paixão

Bom dia!

CARREGANDO :)

Desonerar a folha de pagamentos vai gerar milhões de empregos, garante Paulo Guedes. A compensação seria feita através da ressurreição de um imposto aos moldes da CMPF. Vai funcionar? Jéssica Sant’Ana analisa.

  • Para onde vão as bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal em operações contra o contrabando? Boa parte dela vai parar nos quartéis. Só as unidades militares do Rio Grande do Sul receberam R$ 1,96 milhão em bebidas apreendidas entre 2011 e 2018. Quem conta é Lúcio Vaz.
  • Paulo Polzonoff Jr. explica que o nacionalismo esferográfico de Bolsonaro é impossível: não adiante trocar a Bic pela Compactor, nem defender um ultranacionalismo em um mundo como o de hoje. Entenda.
  • Pedro Menezes alerta: Bolsonaro está, sim, perdendo popularidade. “Vale a pena ser claro: bolsonaristas, vocês só ganham ao escutar críticas, revisarem o que estão fazendo de errado e continuar o que consideram correto. Esse exercício faltou ao PT e é essencial para entender sua derrocada”, escreve.
Publicidade

Opinião da Gazeta

No editorial desta terça (3), a Gazeta do Povo defende a necessidade de uma nova etapa da reforma trabalhista, complementar à de 2017:

Em janeiro de 2019, no seu breve discurso na abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Bolsonaro afirmou que, ao fim de quatro anos, queria que o Brasil estivesse entre os 50 melhores países para se fazer negócios. É uma meta ambiciosa, não apenas porque o país ocupa hoje o 109.º lugar neste quesito, pelo levantamento do Banco Mundial, mas pelos motivos que prendem o Brasil na metade inferior da tabela.

Abelha coleta pólen de um girassol em Springe, perto de Hanover, no norte da Alemanha. | Foto: Julian Stratenschulte / dpa / AFP

Para começar o dia inspirado

O design faz toda a diferença – e pode transformar negócios e salvar vidas. Julliana Bauer lista alguns exemplos impressionantes.

Lá fora

A Flórida aguarda em alerta a passagem do furacão Dorian, que já causou devastação nas Bahamas. Uma mudança sutil na rota da tempestade pode fazer a diferença; se ela logo começar a rumar para o norte, a Flórida seria poupada da fúria do furacão. Mas se sua rota for um pouco mais para o oeste, partes do litoral seriam fortemente atingidas.

Publicidade

Aprofunde-se

A Holanda fecha uma igreja por semana, em média – e os espaços viram cafés, livrarias e bares. Aléxia Saraiva conta como esse processo acontece.

As dicas que só a Gazeta traz

A Gol vai operar novos voos entre Curitiba e cidades do interior paranaense, em um monomotor com capacidade para nove passageiros. Vivian Faria conta quanto as passagens vão custar.

Boa terça-feira!