• Carregando...
Julgamentos do STF em 2020 começam em fevereiro.
Julgamentos do STF em 2020 começam em fevereiro.| Foto: Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. O juiz de garantias vai ser alvo de uma batalha no STF, onde pelo menos três Ações Diretas de Inconstitucionalidade já foram protocoladas. Sancionada por Jair Bolsonaro junto com o pacote anticrime, a criação da figura do juiz de garantias faz com que o magistrado que instrui o processo não seja o mesmo que julga as ações. Entenda o que está em jogo na reportagem de Kelli Kadanus.

Agenda de costumes. Bolsonaro foi eleito com a defesa de uma rígida agenda de costumes, que também está presente nos discursos de deputados e senadores. No entanto, temas como o projeto "escola sem partido", legislações rígidas contra o aborto e o combate à ideologia de gênero não protagonizaram ações efetivas no Congresso. A expectativa é que a pauta possa avançar em 2020. Veja na reportagem de Olavo Soares.

Levantamento exclusivo. O colunista Lucio Vaz mostra que o Tribunal de Contas da União (TCU) gastou R$ 6,4 milhões em viagens e bancou até voo de ministros para casa.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre o STF e a oportunidade de Bolsonaro. No fim deste ano de 2020, Bolsonaro terá a chance de tomar uma decisão que poderá deixar um legado de longo prazo para o Brasil. Em 1.º de novembro, o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, completa 75 anos e, pela legislação brasileira, terá de apresentar sua aposentadoria, cabendo a Bolsonaro selecionar seu substituto.

"Um ministro do Supremo com potencial para fazer um grande bem ao país precisa ter um bom pacote de convicções e rejeitar o ativismo judicial"

O Brasil está melhor após 2019? Em um período em que os brasileiros estão com ânimos políticos acirrados, a percepção de cada indivíduo sobre se os últimos 12 meses foram positivos pode estar mais relacionada com a posição no espectro político do que com os fatos. Veja todos os dados na reportagem de Luan Sperandio.

Mundo

Veja as principais notícias internacionais de ontem:

EUA. 5 previsões do que pode acontecer na política externa americana em 2020.

China. Pastor é condenado a 9 anos de prisão em renovada perseguição a cristãos na China.

Detidos. Sete suspeitos de auxiliar na fuga de Carlos Ghosn são presos na Turquia

Para inspirar

A equipe do Sempre Família listou 5 dicas para que suas resoluções de ano-novo sobrevivam a janeiro. As mudanças causam um certo desgaste e, se você não estiver preparado para isso, a frustração, o cansaço, o tédio ou o estresse serão o combustível do fracasso de sua promessa. Não desista e clique aqui!

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]