• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

A marcha “Unir a Direita”, que aconteceu neste domingo (12), em Washington, nos Estados Unidos, foi um fiasco. Ela pretendia unir supremacistas brancos, mas quase ninguém apareceu, e os manifestantes contrários marcharam em peso. Nos dias anteriores, muito burburinho surgira ao redor do protesto, que marcaria um ano dos eventos fatídicos de Charlottesville, quando os supremacistas de extrema-direita entraram em conflito com anti-fascistas de extrema-esquerda. 

Apesar do fiasco,  uma questão realmente importante permanece, já que diversas empresas – como Uber e AirBnB – tinham anunciado restrições a clientes de extrema-direita, e as plataformas digitais continuam o expurgo de perfis de suas redes: há limites para esse tipo de conduta das grandes companhias? Essa mesma questão foi discutida pelos blogueiros Rodrigo Constantino, Guilherme Fiúza e Gustavo Nogy, que são o novo time fixo do Podcast Ideias. Aproveite os afazeres matinais para escutar. 

Quem é quem

De volta ao Brasil, candidatos à direita que defendem estatais estratégicas e candidatos à esquerda que miram parcerias público-privadas e concessões. Quem é realmente a favor das privatizações? Carolina Werneck te ajuda a entender.

Pai Ciro

Ciro Gomes (PDT), que virou meme por prometer tirar nomes do SPC, finalmente explicou como pretende fazer a mágica. Spoiler: envolve os bancos públicos.

Buscando amigos

Jair Bolsonaro (PSL) está firme em sua cidadela, a internet, mas precisa ir além dessa bolha para ganhar a eleição. Sem apoio da famosa máquina partidária, está tentando abrir pontes com o PIB: na miúda, tomou café da manhã com 62 empresários paulistas, incluindo o dono da Centauro, que anunciou a intenção de votar no candidato.

Poste protagonista

Fernando Haddad, o candidato de fato do PT, está tomando um banho de loja para deixar para trás o verniz de intelectual da USP e assumir o figurino de militante petista. E tudo começou com a  reativação da carteirinha da OAB. Mas, para azar de Haddad, ele não poderá usar os recursos angariados pela vaquinha virtual do ex-presidente Lula (PT). Já são mais de R$ 500 mil.

Dureza

Aliás, a ministra Rosa Weber toma posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana, o que não é uma boa notícia para Lula.

Educação

No mesmo dia, Ciro Gomes voltou a falar do exemplo do Ceará e defendeu a derrubada do teto de gastos, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) voltou atrás na ideia de cobrar mensalidade de “toda” a pós-graduação.

Cautela

No editorial de hoje, a Gazeta do Povo analisa a projeção de Jair Bolsonaro e as questões que isso levanta no atual cenário eleitoral:

Ainda é cedo para saber se Bolsonaro está mais para Celso Russomanno [...] ou para Donald Trump [...] Mas é certo que esta eleição ajudará a compreender se os fatores tradicionalmente associados ao sucesso eleitoral continuam soberanos ou se a lógica tradicional será chacoalhada por novos elementos, como a participação digital.

Só rindo

Se você ainda não superou a figura do Cabo Daciolo (Patriota), que roubou a cena no debate da Band, nossa equipe te explica quem é o bombeiro licenciado que nasceu em Florianópolis e foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro pelas mãos do Psol. E, se depois de três dias os memes já não te fazem rir, a experiência de Gustavo Nogy assistindo ao debate certamente o fará.

A César...

Falando em candidato evangélico, o Ministério Público vem tentando coibir eventuais abusos em igrejas e nas condutas de pastores: a lei não permite que candidatos recebam doação de igrejas ou façam campanha dentro delas.

Ora, a lei

A lei até tenta, mas práticas arraigadas na cultura que porventura queiramos mudar talvez devessem ser combatidas com mais criatividade. Quer um exemplo? Siglas partidárias estão dando a candidatos homens poder para indicar quem receberá dinheiro entre mulheres, para atender a determinação do TSE.

Lava Jato

Os ex-ministros Guido Mantega e Antônio Palocci foram denunciados pela Lava Jato pelo por lavagem de dinheiro e corrupção ligadas à edição de uma Medida Provisária que ficou conhecida como “MP da Crise”.

Coisa de cinema

O atual diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, abriu o jogo sobre os bastidores da prisão do ex-presidente Lula, nos dois dias de circo, em abril, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e sobre a tentativa de soltura de Lula, urdida por petistas e pelo desembargador plantonista do TRF-4 naquele final de semana, Rogério Favreto. 

R$ 1 milhão por ano

É o que você vai ganhar se passar no concurso para vice-presidente da Caixa Econômica Federal.

Volta ao mundo em 1 minuto

Estranho... O impasse que ronda o suposto atentado contra o ditador Nicolás Maduro só piora: o governo divulgou vídeos em que o deputado Juan Requesens confessa participação no ato, mas ele está preso desde terça-feira (7) e ainda não falou pessoalmente com sua família ou advogado

Em chamas. Bucareste, a capital da Romênia, hospeda uma onda de protestos contra a corrupção do governo esquerdista do país. Os manifestantes pedem eleições antecipadas, e centenas de pessoas ficaram feridas quando a polícia reprimiu violentamente a tentativa de um pequeno grupo de manifestantes de entrar no prédio do governo, na sexta-feira (10).

Análise. Por que Trump está fazendo com que os europeus tenham mais medo de um ataque russo? Jean S. Renouf responde.

Paraná

Um problema. Uma solução. É uma novela que parece não ter fim e que volta e meia domina o noticiário: o desafio do próximo ocupante do Iguaçu será recompor o salário do funcionalismo e manter o equilíbrio das contas públicas em tempo de crise econômica. Sabe um bom antídoto pra fugirmos desse círculo vicioso? Combinar planejamento de longo prazo e eficiência administrativa.

Xis! Relembrando a dinâmica da campanha de Rafael Greca (PMN) à prefeitura de Curitiba, em 2016, João Frey analisa os slogans e a imagem que os atuais candidatos ao governo do estado começam a passar para o eleitorado.

Bom exemplo. Maringá, no Noroeste do estado, ficou no topo do Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que avaliou os cem maiores municípios do país nas áreas de educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.

Curitiba

Ainda tem espaço na agenda esta semana? Confira a seleção dos nossos editores:

Anote. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “O filme do Ursinho Pooh chega aos cinemas nesta semana, o Museu Oscar Niemeyer está com exposições imperdíveis em cartaz e tem festival de dança no Guairinha. Programe-se para se divertir durante a semana!”  

Escolha um dia. Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) recomenda: “O PF mais famoso do Mercado Municipal de Curitiba leva assinatura de uma família japonesa. O Box do Eliseu prepara o feijão do mesmo jeito há 32 anos com um tempero caseiro inconfundível. Confira a história desse prato feito que é o favorito de muito curitibano por aí!” 

Repaginado. Luan Galani (Haus) recomenda: “Depois de 20 anos fechado, prédio icônico do Centro de Curitiba vai passar por retrofit e será nova sede da Casa Cor Paraná 2019. Conheça a história do edifício, que já abrigou o Curitiba Outlet Center de 1993 a 1997, e o que ele terá no futuro!” 

E não vá embora antes de conferir:

Paz. A advogada Tatiane Spitzner, cuja morte chocou o Brasil, foi lembrada no ato do Dia do Advogado, comemorado no sábado (11), em Curitiba, com o objetivo de alertar para o problema da violência e, em particular, da violência contra a mulher.

Uma ótima semana a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]