• Carregando...
André Mendonça assina termo de posse de ministro do STF.
André Mendonça assina termo de posse de ministro do STF.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Em uma curta cerimônia, o ex-advogado geral da União André Mendonça tomou posse nesta quinta-feira (16) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Após a solenidade, numa breve declaração à imprensa, André Mendonça assumiu um "compromisso com a democracia, com os valores da nossa Constituição e, em especial, com a Justiça". O novo ministro afirmou ainda que após o recesso do Judiciário, que começa nesta sexta (17), ele começará a estudar os primeiros processos sob sua alçada para começar a proferir decisões e votos. Confira como foi a cerimônia de posse.

Religiosidade. Após a solenidade, foi realizado um culto de ação de graças pela posse. Durante o evento, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou que o fato de Mendonça ser religioso é uma “virtude”.

Liderança de governo. Em outra corte, o Tribunal de Contas da União (TCU), o governo saiu derrotado nesta semana. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) perdeu a eleição para o posto de ministro e deixou a liderança do governo na Casa. Entenda as consequências.

Política, Economia e Utilidade pública

Vacinação de crianças. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacinação de crianças com idades entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. A imunização será feita com doses da Pfizer. No Canadá, um relatório mostra que milhares de pessoas morreram devido a atrasos no atendimento.

Eleições 2022. Duas pesquisas sobre as eleições para presidente em 2022 foram divulgadas nesta quinta. Confira os números dos levantamentos da CNT/MDA e do Datafolha. Um dos pré-candidatos, Ciro Gomes (PDT) vem sofrendo pressão para desistir da disputa.

Giro pelo mundo. Pelo 5º ano consecutivo, a China lidera a lista de países com mais prisões de jornalistas. Na Coreia do Norte, uma ONG denuncia a execução de sete pessoas por assistir a vídeos de K-pop. E saiba como está a reta final da campanha para a eleição presidencial do Chile.

Nossa visão  

Falta de lógica no “passaporte de vacina”. Em mais uma etapa de sua transformação em verdadeiro “governo paralelo” no que se refere ao combate à pandemia de Covid-19, o plenário do Supremo Tribunal Federal validou a usurpação de competências do Poder Executivo no estabelecimento de uma política sanitária migratória, ao manter a exigência de comprovante de vacinação para que viajantes ingressem no Brasil, vindos do exterior. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

A simples permissão para que alguém vindo de um país com baixa cobertura vacinal entre no país sem o comprovante, desde que cumpra os demais requisitos, é uma admissão implícita de que a combinação de teste negativo e quarentena é aceita até mesmo pelo Supremo como meio suficiente para se garantir a saúde dos brasileiros. Esta era, no fim das contas, a premissa adotada pelo governo federal.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Criticado. Livro de escolas infantis nos EUA ensina ideologia de gênero para crianças

Discussão na Câmara. Quem está por trás da articulação para votar ainda em 2021 a legalização dos cassinos

Levantamento. De quem é a culpa pela alta do combustível e da comida? As respostas à pesquisa CNT/MDA

Longevidade. Os desafios de um país cuja população vive mais e envelhece cada vez mais rápido

Colunas e artigos

Fauci, herói ou vilão? O médico Anthony Fauci ficou conhecido por financiar pesquisas com vírus perigosos em Wuhan, na China, onde teve origem a Covid-19. Mas isso o documentário “Fauci” não mostra. Por quê? É isso que a nova edição do podcast Quarentena Cult discute.

J.R. Guzzo questiona o discurso de candidatos que prometem acabar com a fome.

Luís Ernesto Lacombe fala das suas perspectivas para o futuro.

Para inspirar

Presentes para emocionar. Dedicar alguns minutos para comprar um presente demonstra carinho, gratidão e admiração, seja qual for o item escolhido. Só que é possível tornar o ato de presentear ainda mais significativo. O Sempre Família traz 10 sugestões de presentes para emocionar. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]