• Carregando...
Luiz Fux, presidente do STF, anunciou reunião entre os três poderes.
Luiz Fux, presidente do STF, anunciou reunião entre os três poderes.| Foto: Fellipe Sampaio/STF

Para começar este resumo de notícias. Após as declarações controversas dos últimos dias, quando fez críticas e questionou o processo eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou nesta segunda-feira (12) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. De acordo com o ministro, ficou acertada uma reunião entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – para que sejam fixadas “balizas sólidas para a democracia brasileira”. Na saída do encontro, Bolsonaro falou com jornalistas e afirmou que pediu mais tempo para apresentar provas sobre supostas fraudes nas eleições de 2014.

Abertura de inquérito. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar se Bolsonaro cometeu crime de prevaricação envolvendo o contrato para compra da vacina Covaxin. Mensagens obtidas pela CPI da Covid citam a primeira-dama Michelle Bolsonaro em negociação.

Senado. Bolsonaro também foi alvo de “alfinetadas” do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Isso significa que a relação entre os dois está estremecida? Rodolfo Costa conta.

Utilidade pública

Corrida da vacina. O governador de São Paulo, João Doria, anunciou no domingo (11) a antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 e prometeu iniciar a imunização de adolescentes em agosto. Jean Pecharki mostra como ele e outros governantes correm contra o tempo para imunizar a população o quanto antes e colher benefícios políticos.

Novas variantes. Pelo menos uma nova variante do coronavírus que não circulava no Brasil foi introduzida no país por causa da Copa América. A comprovação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, após colher amostras de duas pessoas diferentes no Mato Grosso. Equipes do Ministério da Saúde estão coletando dados da variante Delta no Paraná, onde já foram registrados sete casos.

Atualização. O Brasil registrou mais 745 mortes por Covid-19 e 17.031 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 19.106.971 diagnósticos positivos e 534.233 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 84.136.213 com a primeira dose e 30.708.539 com a segunda.

Política e economia

Mendonça no STF. Ao sair de uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a indicação de André Mendonça para o cargo de ministro da Corte, em substituição a Marco Aurélio Mello. Conheça o indicado e saiba quais as chances de ele ter seu nome aprovado pelo Senado.

Protestos em Cuba. Milhares de cubanos saíram às ruas no domingo para clamar por liberdade, naquela que está sendo considerada a maior manifestação contra a ditadura castrista em 60 anos. Entenda o que levou a população a protestar. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que as manifestações são “um apelo à liberdade”, enquanto a ONU defendeu a liberdade de expressão.

Giro pelo mundo. Na Venezuela, o líder da oposição Juan Guaidó denunciou que oficiais da polícia estiveram em sua residência para prendê-lo. A detenção só não teria acontecido devido à presença da imprensa e de seguidores.

O que mais você precisa saber hoje

Pluralidade. Democrático e com negros conservadores: como será o novo acervo da Fundação Palmares

Menos burocracia. Como adoção de boas práticas regionais pode melhorar ambiente de negócios no Brasil

Eleições 2022. Com Datena e MBL e sem bolsonaristas: o que está por trás das mudanças no PSL

Direito à vida. CFM se posiciona contra aborto realizado em casa

Colunas e artigos

Transracialidade. Um youtuber inglês anunciou que “saiu do armário”, dizendo ser não binário e coreano. Madeleine Lacsko aproveita esse caso para questionar: existe a transracialidade? O programa Hora do Strike recebeu o jornalista Paulo Figueiredo para debater o voto auditável e as manifestações em Cuba. No podcast Quarentena Cult, o tema é o documentário “Spielberg”, sobre o Pelé do cinema.

Nossa visão  

Cubanos nas ruas. Oprimidos há pouco mais de seis décadas por um regime que fuzilou e seguiria fuzilando “até que seja necessário”, como se vangloriou Che Guevara em discurso nas Nações Unidas em 1964, os cubanos se levantaram neste domingo. Pediram mais qualidade de vida, mas, acima de tudo, pediram a liberdade que lhes é negada desde que se instalou no país a ditadura dos Castro, comandada agora por Miguel Díaz-Canel. Tema para o nosso editorial: A coragem dos cubanos.

A propaganda oficial segue culpando as sanções norte-americanas pela escassez generalizada, mas ela é apenas mais uma confirmação de uma verdade comprovada em todo o mundo, em diversas décadas: o caos que o socialismo impõe às nações que o adotam, mesmo quando têm riquezas naturais mais que suficientes para gerar riqueza – como ocorre na Venezuela, mas não em Cuba. E os cubanos que foram às ruas em várias cidades do país estão conscientes disso.

Para inspirar

O Dan Brown português. O escritor norte-americano Dan Brown – de “O Código Da Vinci” – se tornou um fenômeno ao misturar suspense com porções de informações históricas e estéticas. Portugal tem um equivalente, o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos. Antonio Fernando Borges conta quem é ele. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]