• Carregando...
Aposentadoria agora só com advogado e mandado judicial. Pior só se você for taifeiro…
| Foto:

Que o governo está ficando sem dinheiro para as aposentadorias, você já sabe de tanto falarmos sobre a reforma da Previdência. O problema é que tem gente trabalhando nove meses depois do pedido ao benefício assistencial. Detalhe: o INSS tem 45 dias para analisar os processos.

Falta servidor para analisar os pedidos e o contribuinte precisa de advogado para pedir aposentadoria com mandado de segurança. A falta de estrutura já havia sido exposta em 2014 pelo Tribunal de Contas da União e, atualmente, 35% dos próprios servidores do INSS estão aptos a se aposentar. Nosso repórter Filipe Albuquerque mostra o drama da corrida da aposentadoria.

Vida doméstico-militar

Mas tem trabalhador em situação pior: os taifeiros, militares que deveriam fazer serviços em quartéis e foram deslocados para casas de generais para atividades como servir carne e legumes para cachorro e lavar calcinha.

Por falar em militares, eles estão tomando conta da Empresa Brasil de Comunicação. O presidente da EBC escalou oficiais para postos estratégicos. E quem ainda é jovem e está pensando em seguir carreira, agora as mulheres também poderão ter uma oportunidade de começar a servir: um projeto de lei em tramitação no Senado quer permitir que mulheres também possam se alistar aos 18 anos.

OAB contra Moro

O ministro da Justiça, Sergio Moro, foi um dos juízes federais mais admirados do Brasil nos últimos anos. Mesmo assim, há quem diga que o pacote anticrime, de autoria de Moro, está cheio de pontos inconstitucionais. Esse alguém é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que se opõe a 10 dos 19 tópicos do pacotão.

Outra notícia do ministro: ele não abre mão (mesmo) do Coaf. Após o presidente Jair Bolsonaro sinalizar que não se opõe a devolver o órgão ao ministério da Economia, pela segunda vez Moro se manifestou em sentido contrário. E como o assunto é Justiça, nosso editorial é sobre prisão em segunda instância. Leia um trecho:

O início do cumprimento da pena após a condenação definitiva em segunda instância é a regra geral em quase todos os países do mundo – ela é suficiente para garantir, de forma substantiva, a ampla defesa e o devido processo legal, ao mesmo tempo em que possibilita a duração razoável dos processos e a efetividade do sistema penal.

Vamos dar um giro?

Pelo Brasil e pelo mundo, temos algumas coisas que podem interessar a você:

  • Direita Latina: Cada vez mais países se desiludem com a esquerda latino-americana e elegem representantes da direita. Esse fenômeno veio para ficar? A editora Isabella Moura foi atrás da resposta.

Em terras paranaenses...

Professores das escolas estaduais do Paraná prometem parar nesta segunda-feira em lembrança aos quatro anos do "29 de abril", quando em 2015 o governo do estado mandou a Polícia Militar dispersar professores em pleno Centro Cívico de Curitiba. Já que o tema é educação, vamos à pergunta: Quem ensina sexo para a criança é “o papai e a mamãe” e não a escola, como diz Bolsonaro? A jornalista Isabelle Barone ouviu a resposta de especialistas.

Ainda no estado, você sabe quais produtos são paranaenses de carteirinha? Nosso repórter Carlos Colho apresenta e explica por que eles valem mais. São produtos de alta qualidade e colocam em foco planos municipais para melhorar a alimentação do cidadão, como mostra reportagem de Anderson Gonçalves.

Recomendações de nossos jornalistas

Segunda-feira é dia de pegar no tranco. Então vamos buscar inspiração com dicas especialmente elaboradas por nossos jornalistas:

  • Quem ficou com vontade de livro pode ler e tomar café e, de quebra, ganhar desconto aqui mesmo no Brasil, mais precisamente na Livraria da Vila. Assinantes da Gazeta tem desconto de 20%. E nesta semana tem cinema de graça, mignon suíno e chope na Ilha do Mel. Veja nosso roteiro de atrações.

Tenha uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]