• Carregando...
O procurador-geral da República, Augusto Aras
O procurador-geral da República, Augusto Aras| Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR

Para começar este resumo de notícias. Depois de ter sido reconduzido em agosto para mais dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR), Augusto Aras adotou posições que acenderam o alerta sobre um possível distanciamento em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro – que o considera um aliado. Há quem diga que Aras simplesmente mostra que é independente, como se espera de um procurador-geral da República. Já os críticos afirmam que ele ainda sonha em chegar ao Supremo Tribunal Federal.

Quarentena eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro criticou a quarentena para juízes, militares e polícias que desejam disputar as eleições. Ele sinalizou que deve vetar a mudança, caso ela seja aprovada pelo Senado. "O cara sai da cadeia e já pode vir candidato a presidente da República e você, militar da ativa, não pode ser candidato a vereador, isso não tem cabimento”.

Vacinas para adolescentes. Menos de dois meses depois de anunciar o início da vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde revisou a orientação e passa agora a não recomendar a imunização desse público. A pasta emitiu uma nota informativa pedindo que governadores e prefeitos respeitem a orientação do ministério e retirem os jovens desta faixa etária dos planos locais de vacinação.

Política, Economia e Utilidade Pública

Aumento no IOF. O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que aumenta as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito para pessoas jurídicas e físicas. Trata-se de um esforço para capitalizar o programa Auxílio Brasil, que irá substituir o Bolsa Família e promete ampliar o valor do benefício pago a famílias de baixa renda.

Compra de imóveis. A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da taxa de juros do financiamento da casa própria na linha vinculada à poupança. A partir do dia 18 outubro a taxa cobrada será de 2,95% ao ano. Atualmente, está em 3,95% ao ano mais o rendimento da poupança. A redução de 0,4 ponto percentual ocorre em meio a alta da Selic, a taxa básica de juros, definida em 5,25%.

Atualização. O Brasil registrou mais 643 mortes por Covid-19 e 34.407 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.069.017 diagnósticos positivos 589.240 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 139.876.067 com a primeira dose e 76.735.581 com a segunda.

Colunas e podcast

Politicamente correto é mau. O colunisa Flavio Gordon fala sobre terrorismo e movimento woke

Mais uma preocupação na conta. Madeleine Lacsko escreve em sua coluna sobre como o Brasil, por "falta" de problemas, agora vê o Congresso ter a intenção de legalizar cassinos.

A última da Câmara. O Podcast 15 Minutos discute as polêmicas do novo Código Eleitoral, aprovado pelos deputados, com dispositivos como a quarentena eleitoral para policiais e juízes, assim como a censura às pesquisas eleitorais.

Opinião da Gazeta

O primeiro teste da reforma administrativa. Depois de um pequeno avanço na tramitação da reforma tributária, com a aprovação, na Câmara, das mudanças no Imposto de Renda, é a vez da reforma administrativa. Veja a opinião da Gazeta sobre o tema.

A modernização do serviço público, o estabelecimento de critérios de desempenho, ferramentas que ofereçam flexibilidade a gestores e permitam o uso mais racional dos recursos públicos nada têm de aviltantes

O que mais você precisa saber hoje

Contas públicas. Bolsonaro manda ao Congresso plano para cortar metade dos benefícios fiscais em oito anos

Legislativo. Relator retira corte de salário e jornada de servidores da reforma administrativa

Saúde. Vacinas brasileiras da Covid: como serão testadas se a população já estiver imunizada?

Senado. Diretor da Prevent Senior não vai à CPI

Para Inspirar

Uma virtude que dá autoestima aos filhos. A palavra labor significa trabalho, esforço, serviço. No entanto, enquanto virtude, a laboriosidade não pode ser apenas o ato de realizar um trabalho, no sentido de fazer por fazer. Vai muito além disso. Confira na reportagem do Sempre Família!

Tenha um ótimo dia e até a próxima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]