• Carregando...
 | DANIEL RAMALHOAFP
| Foto: DANIEL RAMALHOAFP

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) retorna a Brasília nesta terça-feira (13) com, pelo menos, cinco assuntos prioritários para tratar com sua equipe de transição. Ele quer definir nesta semana os nomes para comandar os ministérios do Meio Ambiente, Defesa, Saúde e Relações Exteriores. Também quer tratar da reforma da Previdência, da agenda de privatizações, de medidas de ajuste fiscal e da confirmação de quem vai comandar o Banco Central (BC)

Os dois lados da moeda 

Ao exigir o controle da economia do governo, juntando três ministérios em um, o futuro ministro Paulo Guedes ganha super poderes. A mudança profunda na condição da política econômica do governo federal não deverá passar despercebida e poderá ter tanto efeitos positivos como negativos: se por um lado a unificação dos ministérios pode trazer uma cara ainda mais liberal na economia, também pode reduzir a capacidade de interferência do presidente sobre as decisões do seu ministro, criando problemas. 

Novo (velho) nome 

O economista Joaquim Levy aceitou o convite para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Com extensa experiência em gestão pública, Levy é PhD em economia pela Universidade de Chicago e atualmente ocupa a diretoria financeira do Banco Mundial. Joaquim foi ministro da Fazenda no segundo governo de Dilma Rousseff (PT), em 2015, no momento em que a crise econômica batia na porta do Brasil

O maior desafio 

Nos primeiros dias de novembro, entre as polêmicas em torno da montagem da equipe e das medidas a serem tomadas pelo novo governo, Jair Bolsonaro emitiu declarações que provocaram polêmicas sobre a questão do desemprego. Em uma fala, ele reclamou dos dados e da metodologia no cálculo dos desempregados; em outra, afirmou que se fala muito em direitos no Brasil, mas não há empregos e que o desafio é destravar a economia para crescer e gerar empregos. O assunto é relevante, a polêmica é boa, o debate é necessário e soluções precisam vir com urgência, pois o desemprego é, hoje, o maior flagelo econômico e social nacional. Esta é a opinião da Gazeta do Povo

Não se trata de retirar benefícios, principalmente os de natureza financeira – quem diz que isso é necessário para a retomada do emprego está apelando a uma falsa dicotomia. Mas, de fato, trata-se de dar prioridade ao aumento do número de trabalhadores com renda e à redução das elevadas taxas de desemprego e subemprego. Há momentos graves na história das nações em que as escolhas são doloridas. 

Caminho facilitado 

Desde 1.º de novembro, quem deseja mandar dinheiro do exterior para o Brasil conta com uma maneira mais fácil para realizar a transferência. O Banco Central (BC) passou a permitir que remessas de até R$ 10 mil, que representam quase 99% dessas operações, sejam depositadas diretamente em reais na conta do destinatário. Antes, o depósito era feito em moeda estrangeira e a conversão cambial e seus custos eram encargos de quem recebia o valor

Conduta inaceitável 

Talvez nem o mais pessimista dos teóricos da indústria cultural pudesse prever um momento tão grotesco quanto o protagonizado por Silvio Santos durante o Teleton, neste sábado (10). O dono do SBT se recusou a abraçar a cantora Claudia Leitte porque “esse negócio de abraço me deixa excitado”. Constrangida, Leitte tentou desconversar: “Você quis dizer excitado de euforia, empolgação, entusiasmo, né?” Santos insistiu: “Não, excitado mesmo”. Tudo isso com a mulher do apresentador, Iris Abravanel, na plateia, tentando disfarçar o embaraço com um sorriso amarelo. 

Silvio Santos ainda fez vários comentários sobre o vestido da cantora, a medindo de cima a baixo. E ainda perguntou se ela havia perdido o marido. Um momento deplorável em meio a um momento dedicado a uma causa tão nobre quanto a defendida pelo Teleton, que é arrecadar fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que ajuda pessoas com deficiências.

Condenação 

Um casal neonazista, pais do recém-nascido “Adolf” – nome dado em homenagem a Hitler –, foi condenado nesta segunda-feira (12) por um tribunal do Reino Unido por participar da organização terrorista Ação Nacional, proibida no país desde 2016. Pelo crime, o Tribunal da Coroa de Birmingham condenou o vigilante Adam Thomas, de 22 anos, e a fotógrafa portuguesa Claudia Patatas, de 38 anos, junto com Daniel Bogunovic, de 27 anos, a dez anos de prisão

Ninguém quer ser professor 

O desinteresse pela docência pode ser considerado um fenômeno quase global. Um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), demonstra que em média o percentual de jovens dispostos a atuar no magistério diminuiu de 5,5% em 2006 para 4,2% em 2015. A pesquisa da OCDE incluiu 70 países e foi feita com base em respostas de estudantes de 15 anos que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)

O pouco entusiasmo pela carreira tem causas semelhantes ao redor do mundo. Em geral, a desvalorização da profissão é o ponto central. O conceito guarda uma série de questões implícitas, como baixos salários, falta de respaldo da sociedade e más condições de trabalho. 

Volta ao mundo em um minuto. Helen Mendes (Mundo) recomenda: 

Emergência. O incêndio que atinge o norte da Califórnia já é considerado o mais letal da história do estado. O "Camp Fire", como está sendo chamado o incêndio nesta região, deixou 29 mortos. Já as chamas no sul do estado fizeram duas vítimas fatais. Em todo o estado, 300 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. 

Tensão. No domingo, um confronto na faixa de Gaza deixou um soldado israelense e sete palestinos mortos, exatamente no momento em que avançavam as tentativas dos dois lados de conter a violência. No dia seguinte, o Hamas lançou mais de 200 foguetes contra o território israelense – um dos maiores ataques de Gaza contra Israel desde 2014. Na sequência, Israel lançou uma série de ataques a alvos na faixa de Gaza. 

Filipe Figueiredo analisa os resultados das eleições de meio de mandato americanas, consideradas um termômetro do governo Trump

A “onda azul” especulada na imprensa dos EUA não se confirmou. Ainda assim, os democratas tiveram avanços importantes que devem servir de alerta aos republicanos e ao presidente Trump. Além de diversos eleitos e eleitas representando demografias inéditas, algo que conflita com o discurso de Trump, os democratas desalojaram diversos ocupantes republicanos de cargos, saindo maiores do que iniciaram a corrida eleitoral.”

No Paraná...

Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: “O Tribunal de Justiça do Paraná tem novo presidente. Adalberto Jorge Xisto Pereira foi eleito nesta segunda-feira (12) para um mandato de dois anos. Saiba como foi a eleição e veja a entrevista com o vencedor.” 

“Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná e reeleito para o oitavo mandato consecutivo, o deputado Plauto Miró (DEM) propôs que a Casa reduza a parcela a que tem direito anualmente do orçamento estadual. Pela proposta apresentada nesta segunda-feira (12), o índice fixo do Legislativo cairia de 3,1% para 2,5%, o que deixaria nos cofres do governo do estado R$ 135 milhões por ano.” 

“O Ministério Público do Paraná ajuizou uma Ação Civil Pública e uma Ação Penal contra três pessoas envolvidas na Operação Superagui, que apura a emissão de licença ambiental para a Green Logística mediante pagamento de propina para um agente do Instituto Ambiental do Paraná. A Green, do denunciado Jorge Atherino, teria ligações com empresas em que a família Richa tem participação acionária." 

Em Curitiba...

Fernanda Leitóles (Curitiba) informa: “Uma campanha da prefeitura de Curitiba quer sensibilizar os empresários a doarem 128 toneladas de ração para cachorros em situação de riscoA empresa doadora, por sua vez, vai ter o nome vinculado à publicidade dessa ação.” 

Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “O sol apareceu pouco em Curitiba nesta primavera. A maior parte dos dias teve tempo nublado e chuva. Confira o número de dias ensolarados que a capital paranaense teve até o momento.” 

Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “Nós aqui da redação amamos a época de Natal. E um dos lugares mais bonitos é a Casa do Papai Noel, em São José dos PinhaisPara 2018, ela já tem data de abertura. Confira!”  

Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Quer mergulhar no mundo das cervejas artesanais? Nesta quarta (14) começa em Curitiba o 2º Congresso Paranaense de Cerveja Artesanal com degustações e palestras voltadas não apenas para especialistas, mas também para o público amador. Confira a programação!” 

Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Com tantas dietas da moda fica difícil saber se o que estamos comendo é realmente saudávelMas há alguns passos: um deles é desconfiar de alimentos e outras propostas milagrosas, e ter um olhar crítico sobre pesquisas que destacam a comida vilã da vez”.  

Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “A Black Friday já chegou a diversas lojas de mobiliário e decoração e é um convite para quem está planejando montar ou redecorar a casa. Selecionamos algumas das marcas e lojas que oferecem descontos de até 80% no período”. 

Um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]