Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Bolsonaro destaca queda na gasolina

Aumento para políticos é promulgado. Eleição na Câmara divide PL. Moraes determina novas prisões

Congresso aprovou aumento para presidente, vice, deputados, senadores e ministros. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou nesta segunda-feira (26) o reajuste nos salários de ministros, deputados, senadores, vice-presidente e presidente da República. Com isso, esses agentes políticos terão subsídios mais polpudos a partir de 2023. Mas não só eles. Com o aumento de 18% nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), uma série de outros cargos e carreiras do serviço público também pôde ser beneficiada. Saiba quanto isso vai custar aos cofres públicos.

Valdemar se “bolsonariza”. Diante da reclusão e do silêncio do presidente Jair Bolsonaro, coube ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, se "bolsonarizar" para manter a legenda unida e a militância engajada. Entenda como ele tem feito isso.

PL dividido. Apesar de apoiar a reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados, o PL pode ter um candidato ao cargo. Isso porque duas alas do partido estão inconformadas com a possibilidade de uma composição com o PT. Entenda essa divisão.

Política, Economia e Mundo

Moraes determina prisões. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio e do youtuber Bismark Fugazza, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Artigo publicado no Wall Street Journal afirma que, com a volta de Lula, “a democracia está em grave perigo”.

Gasolina mais barata. Em uma rara manifestação nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro destacou a redução dos preços da gasolina. Pelo quinto mês consecutivo, o combustível ficou mais barato. Saiba o que é necessário para manter o valor em baixa.

Giro pelo mundo. A China anunciou que, a partir de 8 de janeiro, irá acabar com a exigência de quarentenas após a entrada no país. A medida vigorava desde março de 2020. Na Venezuela, a oposição não obteve os resultados esperados e caminha para encerrar a presidência de Juan Guaidó.

Opinião da Gazeta

O ideal petista de “direitos humanos”. Prestes a assumir o governo, os petistas mostram estar realmente dispostos a reviver as gestões passadas, especialmente no que elas tiveram de pior. E um dos fantasmas dos mandatos passados que pode ser ressuscitado é a nefasta versão petista do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Longe de querer defender de fato a dignidade da pessoa humana, sua segurança e direitos fundamentais, o que um eventual PNDH4 lulista deverá fazer é recrudescer o clima de divisão social – a eterna luta de classes esquerdista –, além de tentar abrir brechas para a disseminação das pautas ditas “progressistas”.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Incentivo aos negócios. O que a gestão Bolsonaro fez para facilitar a vida do empreendedor, e onde é preciso avançar

Liberdade de expressão. Twitter teria censurado opiniões sobre a Covid-19 que divergiam da posição oficial dos EUA

Experiência frustrada. Pague quanto quiser: como era o restaurante socialista que deu errado nos EUA

Colunas

J.R. Guzzo aponta as mentiras de Lula sobre a “herança maldita” de Bolsonaro.

Luciano Trigo diz qual é o fato mais fundamental da Economia.

Para inspirar

Verão nas vinícolas. Para os amantes da cultura do vinho, o verão é a época perfeita para visitar vinícolas e viver experiências nos parreirais. Na Serra Gaúcha, principal polo do produto no país, as possibilidades são várias. Conheça algumas delas.

Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.