Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: O modelo de Moraes para as redes

Bancos vivem dilema sobre Magnitsky. PL da Adultização avança. EUA apertam cerco contra Maduro

Decisão do ministro Flávio Dino, do STF, conflita com a Lei Magnitsky. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Bras)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Bancos brasileiros vivem um dilema com a decisão do ministro Flávio Dino, do STF, que proibiu a aplicação de decisões judiciais e leis estrangeiras não validadas por acordos internacionais ou referendadas pela Justiça local. Caso sigam a determinação da Corte, estariam descumprindo a Lei Magnitsky, o que coloca em risco a sobrevivência das instituições. Entenda a situação.

Precedentes servem de alerta. No passado, bancos que tentaram driblar sanções dos EUA sofreram punições bilionárias. Relembramos alguns desses casos.

Consulta sobre o tarifaço. O governo americano aceitou o pedido do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) para consultas sobre o tarifaço de 50%. Mas fez ressalvas.

Política, Economia e Mundo

Moraes e a regulação das redes. O modelo de monitoramento apontado por Alexandre de Moraes como referência para regulação das redes tem base em um programa do TSE que usou brechas para aplicar censura.

PL da Adultização. A Câmara aprovou o pedido de urgência para o PL da Adultização, criticado pela oposição. Enquanto isso, o cadastro de pedófilos aprovado pelo Congresso segue travado por governo e CNJ.

Giro pelo mundo. O governo dos EUA disse estar preparado para usar “todo o poder americano” contra Nicolás Maduro. E você sabe quando e como foi o único encontro entre Putin e Zelensky? A gente recorda.

Opinião da Gazeta

Encontro entre Trump e Zelensky deixa sinais promissores e muitas dúvidas. Donald Trump recebeu Volodymyr Zelensky, líderes europeus e o secretário-geral da Otan na Casa Branca. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o resultado do encontro:

Se não houver cessar-fogo, se os russos não quiserem negociar com os ucranianos, ou se Moscou recusar qualquer tipo de concessão para encerrar a guerra? Cada ameaça de Trump ignorada por Putin deixa o russo mais à vontade para seguir adiante com o conflito.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Dívidas dos governos. Senado vota PEC que retira precatórios da regra fiscal, reduz juros e permite “calote”

Fraude do INSS. Atuação de Omar Aziz na CPI da Covid coloca em dúvida condução da CPMI do INSS

Transferência de renda. Com Bolsa Família “turbinado”, uma de cada duas famílias sai da força de trabalho

Secretário de Milei no Brasil. Argentina lança promoções e parcerias milionárias para reconquistar turistas brasileiros

Colunas e artigos

Gestos importantes de Leão XIV. Em seus primeiros 100 dias como papa, Leão XIV teve gestos importantes. Artigo de Ana Sánchez de la Nieta lista 10 atitudes do pontífice que chamam a atenção.

Lorenzo Carrasco mostra que a “indústria do clima” ficou sem clima.

Se você tem dinheiro a receber do governo, Fernando Jasper tem más notícias.

Para inspirar e alegrar

Turismo do Sono: o que é isso? Ao invés de viagens intensas, com vários passeios, surge uma tendência de férias voltada para otimizar a qualidade do descanso. Conheça o Turismo do Sono.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.