• Carregando...
Bolsonaro, Carlos, Olavo, os militares e essa página que nunca vira
| Foto: Paixão

Bom dia!

Página virada, página virada, página virada. Com tantos embates entre os núcleos ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), essa é uma das expressões mais usadas neste governo. Foi assim com os desentendimentos entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e com os ataques do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). E é o que Bolsonaro diz esperar também do confronto entre Olavo de Carvalho e os militares de seu governo.

O presidente publicou na manhã de terça (7) uma nota, em um péssimo português, em que ao mesmo tempo tece louvores a Olavo e pede “página virada” a “ambas as partes”. Como Olavo reagiu? Passando o dia no Twitter, disparando ataques contra os militares – sem negar fidelidade a Bolsonaro.

Madeleine Lackso desconstrói o bilhetinho postado por Bolsonaro e avisa: com o recado, o presidente deixou claro de que lado está:

Não vou nem entrar no mérito da mentira pura e simples do revisionismo histórico. Em 1991, o guru Olavo de Carvalho ainda era lulista, o próprio Jair Bolsonaro confessava ter votado em Lula e, contrariando todas as expectativas, não cansava de elogiar Hugo Chávez aos quatro cantos, inclusive na imprensa.

E mais: entenda a relação conturbada entre Olavo e os militares em 7 perguntas e respostas.

Muita pressão

Um mês depois do bate-boca do “tchutchuca e tigrão” na Câmara dos Deputados, Paulo Guedes volta nesta quarta (8) à Casa para participar de uma audiência na comissão especial da Previdência. Jéssica Sant’Ana mostra como os deputados estão se preparando para o momento e o que está programado para ir em pauta na comissão até o fim do mês.

Com a atuação apagada do Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara, alguns líderes informais têm despontado – sobretudo quando o tema é a aprovação da reforma da Previdência. Em Brasília, Olavo Soares conversou com alguns parlamentares sobre esse cenário.

Mas se hoje é dia de Guedes, ontem foi dia de Abraham Weintraub. O ministro da Educação participou de uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, munido de dados para justificar o corte – ou “contingenciamento”, como ele diz – no orçamento das universidades federais. Saiba quais foram os principais temas das cinco horas de audiência.

Os caçadores da década perdida

A década que está chegando ao fim é, em todos os cenários, uma década perdida para o crescimento econômico do Brasil. Feitas bem as contas, aliás, já é a quarta década perdida seguida. No editorial desta quarta (8), a Gazeta do Povo aponta os erros – os mesmíssimos erros – que todos os governos dos últimos 50 anos cometeram.

Morto ou vivo?

A chamada “PEC da Vida”, quem diria, gerou um racha no movimento pró-vida brasileiro. Alguns acreditam que o texto, que pretende explicitar na Constituição que o direito à vida é inviolável “desde a concepção”, não passará pelas duas câmaras do Congresso se não incluir uma referência às duas exceções ao aborto que existem hoje no Código Penal. Outros acham que isso seria inadmissível – e chegam a chamar a nova proposta de “PEC da Morte”. Renan Barbosa explica como essa divisão tem se manifestado na discussão do texto.

Alerta

Motoristas de aplicativos de transporte devem realizar uma paralisação nesta quarta (8), por ocasião da estreia da Uber na bolsa de valores. Os motoristas reclamam do baixo repasse que as empresas fazem a eles, agravados pelo aumento do preço do combustível.

Imagem do dia

Homem em meio aos escombros de um prédio destruído por ataques aéreos do regime sírio perto da cidade de Saraqeb na província de Idlib, controlada pelos rebeldes. Ataques aéreos mataram 13 civis na Síria nesta terça-feira (7).
Homem em meio aos escombros de um prédio destruído por ataques aéreos do regime sírio perto da cidade de Saraqeb na província de Idlib, controlada pelos rebeldes. Ataques aéreos mataram 13 civis na Síria nesta terça-feira (7).| Amer Alhamwe/FP

Entre costuras

Viúvo há mais de duas décadas, um catarinense de 104 anos mantém um museu com mais de 1,7 mil máquinas de costura em homenagem à esposa. Quem conta essa história emocionante é Angélica Favretto, do Sempre Família.

E mais

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]