• Carregando...
André  Mendonça e o presidente da República, Jair Bolsonaro.
André Mendonça e o presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Alan Santos/PR

Para começar este resumo de notícias. Está definido. O presidente Jair Bolsonaro anunciou durante reunião ministerial nesta terça-feira (6) que irá indicar André Mendonça, atual advogado-geral da União ao Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação é para ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposenta na próxima segunda-feira (12). Bacharel em teologia e pastor da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília, Mendonça se enquadra no perfil que Bolsonaro havia prometido há algum tempo, de indicar à Corte um ministro “terrivelmente evangélico”. Conheça a trajetória de Mendonça e saiba como ele conquistou apoio para a vaga.

Perde e ganha. Com 31 anos de STF, Marco Aurélio é considerado um dos ministros mais garantistas e ficou marcado por decisões polêmicas e controversas. Wesley Oliveira diz o que Bolsonaro perde e ganha com a saída dele do Supremo.

No Senado. Para chegar ao STF, André Mendonça deverá ter seu nome aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e no plenário da Casa. Como está o clima para a possível aprovação? Rodolfo Costa conta.

Utilidade pública

Imposto de Renda. O deputado Celso Sabino (PSDB-PA), relator do projeto que altera o Imposto de Renda, deve modificar o texto do governo aumentando o corte na tributação de pessoas jurídicas. Também pode haver mudanças para pessoa física, como explica Célio Yano. Entenda também como a proposta do governo afeta as aplicações financeiras.

Testes de vacina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início dos testes clínicos de mais uma vacina contra a Covid-19. Saiba qual. O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de mais duas categorias nos grupos prioritários do plano nacional de imunização: os bancários e trabalhadores dos Correios.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.780 mortes por Covid-19 e 62.504 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 18.855.015 diagnósticos positivos e 526.892 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 79.364.708 com a primeira dose e 28.117.664 com a segunda.

Política e economia

CPI da Covid. A servidora Regina Célia Silva Oliveira disse à CPI da Covid que não identificou nada atípico nos contratos com a Covaxin. Nesta quarta (7) a comissão vota requerimentos para convocação do ministro Onyx Lorenzoni e para quebra do sigilo do deputado Ricardo Barros (PP-PR). Entenda quem é quem no suposto esquema de corrupção na compra de vacinas.

Próxima privatização. Depois da Eletrobras, mais uma privatização está na pauta do Congresso Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o projeto para desestatização dos Correios deve ser votado até a metade de agosto. De acordo com o governo, o modelo a ser seguido prevê a venda de 100% do capital da empresa.

Giro pelo mundo. A ditadura de Daniel Ortega, na Nicarágua, prendeu o sexto pré-candidato à presidência da oposição. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou o líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó e disse confiar em uma “transição pacífica” no país. A inteligência da Coreia do Sul está trabalhando para uma possível visita do papa Francisco à Coreia do Norte.

O que mais você precisa saber hoje

Reajuste. Petrobras vai aumentar em 7% preço do gás natural a partir de agosto

Carga ideológica. Prova diz que origem laboratorial da Covid é teoria conspiratória e traz música que incita violência

Pandemia. Restaurantes e hotéis perderam 44,8% da receita em 2020

Ditadura. Na contramão da história, partidos de esquerda exaltam o fascista Getúlio Vargas

Colunas e artigos

Prisão em segunda instância. Desde 2019, a prisão em segunda instância não é mais autorizada pelo STF. Thaméa Danelon explica por que rever isso é uma questão de extrema necessidade. Madeleine Lacsko fala do jornalismo de salto alto, que apoia cancelamentos e não reconhece erros. Em artigo, Theodore Dalrymple diz por que as minorias conservadoras despertam a raiva da esquerda.

Nossa visão  

Privatização dos Correios. A desestatização da Eletrobras, aprovada no Congresso e à espera de sanção presidencial, não agradou completamente alguns defensores da redução do mastodonte estatal brasileiro. Estes críticos não terão do que reclamar no caso dos Correios, se a promessa do secretário de Desestatização, Diogo MacCord, for cumprida: a venda total do capital da empresa. Tema para o nosso editorial: A privatização dos Correios.

Mesmo que ainda longe do nível de qualidade que fez dos Correios uma das instituições mais respeitadas pelos brasileiros por décadas, a empresa está se recuperando do desastre a que foi submetida durante a era petista. Os quatro anos seguidos de lucro (embora turbinado por uma isenção fiscal) ainda não compensaram os quatro anos anteriores de prejuízo, mas demonstram o potencial dos Correios – em setembro do ano passado, o ministro Fábio Faria, das Comunicações, afirmou que havia ao menos cinco interessados no leilão, incluindo gigantes estrangeiros.

Para inspirar

Inovando na educação. Ao migrarem da sala de aula para o ambiente online, algumas startups têm tirado vantagem do novo momento da educação para trazer ao mercado soluções inovadoras e milionárias. Maria Clara Dias, do GazzConecta, apresenta as edutechs que vêm liderando a inovação no setor.Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]