• Carregando...
Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio.
Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um dia depois de a Câmara dos Deputados aprovar o projeto que altera o ICMS dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro falou da possibilidade de privatizar a Petrobras. “É muito fácil: aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, afirmou em entrevista. Ele disse ainda não poder interferir na política de preços da Petrobras sem responder por crime de responsabilidade. Seria a privatização da Petrobras uma boa alternativa? Vote na nossa enquete.

Consulta aos governadores. Antes de colocar em votação o projeto que altera as regras do ICMS sobre combustíveis, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pretende ouvir os governadores.

O podcast 15 Minutos debate como o projeto que muda o ICMS dos combustíveis pode mexer no seu bolso.

Retomada da economia. Se a inflação preocupa, a retomada da atividade econômica trouxe bons números para o mercado de trabalho, com queda no desemprego. Vandré Kramer mostra, porém, que o cenário para 2022 inspira cautela.

Política, Economia e Utilidade pública

Sabatina no Senado. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), apresentou um requerimento assinado por 17 parlamentares em favor da sabatina de André Mendonça. Apesar do impasse, o presidente Jair Bolsonaro garante que vai manter a indicação.

PEC do Ministério Público. Ficou para a próxima terça-feira (19) a votação, na Câmara dos Deputados, da PEC que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público. O relator da proposta, Paulo Magalhães (PSD-BA), fez mudanças no texto atendendo a pedidos de promotores e procuradores.

Números da pandemia. O Brasil registrou 525 mortes por Covid-19 e 14.288 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Até agora, 150.179.756 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 100.632.085 completaram o ciclo de imunização.

Giro pelo mundo. O governo da Argentina decretou o congelamento de preços. Entenda por que isso não vai dar certo. Steve Bannon, ex-assessor da Casa Branca, não compareceu para depor sobre a invasão ao Capitólio. Os EUA e a ONU pedem que seja investigada a morte de um general venezuelano na prisão.

Nossa visão  

O abuso de Alcolumbre. O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido para que a corte obrigasse o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) a marcar uma data para a sabatina de André Mendonça. Com isso, o processo segue estagnado. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Alcolumbre pode não estar violando a lei, mas isso não significa que esteja agindo corretamente. Não há nenhum motivo razoável para que o presidente da CCJ continue a embaçar o pleno funcionamento da principal corte da República, privando-a de um integrante, com consequente prejuízo a julgamentos, e deixando parados todos os processos que eram de relatoria de Marco Aurélio ou que aguardavam um voto seu.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Problema crônico. Ministério da Saúde sofre com histórico de décadas de corrupção; de quem é a culpa?

Educação e concursos. Lei de cotas completa 10 anos em 2022 e movimento quer pressionar deputados pela renovação

Eleições. Por que Bolsonaro e Lula têm a mesma estratégia para 2022; e como isso passa pelo Senado

Efeito da pandemia. Três a cada quatro restaurantes no Brasil operam com menos funcionários

Colunas e artigos

Os horrores do comunismo. O Holomodor, a grande fome que matou milhões na Ucrânia, foi uma tragédia ocorrida sob a ditadura comunista de Josef Stalin. É esse o tema do filme “A Sombra de Stalin”, debatido no novo episódio do podcast Quarentena Cult.

Em sua coluna, Polzonoff lança o questionamento: até quando seremos escravos das pautas de esquerda?

Lúcio Vaz, o fiscal dos políticos, mostra que a gastança da cúpula do Judiciário chega aos tribunais dos estados mais pobres.

Para inspirar

Melhores alunos do mundo. A alagoana Ana Julia Monteiro de Carvalho, de 18 anos, está entre os dez finalistas do Global Student Prize, premiação que vai escolher o melhor aluno do mundo e conceder um prêmio de US$ 100 mil. Veja o que levou a brasileira a disputar o prêmio. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]