• Carregando...
arthur lira - baleia rossi - voto impresso
Arthur Lira e Baleia Rossi: candidato do governo ganhou força na disputa pela presidência da Câmara.| Foto: Agência Câmara

Para começar este resumo de notícias. Candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro na disputa da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) está abrindo vantagem contra seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Casa. Cada vez mais deputados vêm migrando do núcleo de Baleia para o de Lira.

Os motivos? Correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Wilson Lima apurou que a adesão coincide com a promessa do Planalto em realocar aliados em cargos de segundo e terceiro escalões a partir de fevereiro. Confira na reportagem como a negociação por cargos nos bastidores está desiquilibrando a disputa em favor de Lira.

Utilidade pública

Butantan vs governo. O Instituto Butantan reclamou do Ministério da Saúde, que não teria respondido a uma oferta de vender ao governo um novo lote de 54 milhões de doses da vacina Coronavac. O contato do instituto foi na semana passada, até agora sem resposta. O Butantan ameaça exportar as doses caso o governo não responda.

Vacina em empresas e clínicas. Em nota, o governo garantiu que não tem participação nas negociações de empresários para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. A mensagem foi enviada após a divulgação de que grandes empresas querem adquirir 33 milhões de doses da vacina produzida pela AstraZeneca. Além disso, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) negocia com a farmacêutica Bharat Biontech, da Índia, a aquisição de 5 milhões de doses para clínicas privadas; confira a expectativa de envio e aprovação na Anvisa de mais esse imunizante.

Oxigênio e fraude. Para apoiar o Amazonas em um momento de colapso da rede de saúde, um navio da Marinha foi deslocado para levar oxigênio a hospitais de Manaus e respiradores desenvolvidos na USP estão sendo utilizados nos tratamentos. Neste cenário de caos, também há denúncias de irregularidades, inclusive desvios na aplicação de vacinas. O Ministério Público do Amazonas, inclusive, pediu a prisão do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária de Saúde do município, Shadia Fraxe, por fraudes na fila da vacinação.

Atualização.  Em 24 horas, o Brasil registrou 63.520 casos de Covid-19, e 1.283 mortes pela doença, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o país contabiliza 8.996.876 registros, com 220.161 vítimas e 7.798.655 recuperados.

Política e economia

Troca na Saúde? Uma das promessas após as eleições no Congresso é de uma reforma ministerial. O correspondente Rodolfo Costa apurou que uma das “vítimas” pode ser o ministor da Saúde, Eduardo Pazuello. Veja quem está contra e a favor de Pazuello, que vem sofrendo pressão também do Judiciário.

Greve dos caminhoneiros e bares. Nesta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro estendeu a mão a dois setores. Ele foi a uma reunião do Ministério da Economia com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e afirmou que estuda medidas para o setor em 15 dias. Além disso, o presidente tenta demover os caminhoneiros de fazerem greve, pré-agendada para 1º de fevereiro. “Todos nós vamos perder", afirmou. Uma das exigências é o preço dos combustíveis, que subiu novamente na terça (26). Bolsonaro disse que poderia zerar tributos federais se governadores reduzirem o ICMS.

Giro pelo mundo. A União Europeia fez uma ameaça: controlar exportações de vacinas se as farmacêuticas não cumprirem contratos de entrega, que estão atrasados. Segundo cálculos da Organização Mundial de Saúde, apenas dez países concentram 75% das vacinas contra Covid aplicadas no mundo; veja quais. Ainda sobre pandemia, Portugal também proibiu a chegada de voos do Brasil. Já no Fórum Mundial de Davos, o presidente russo Vladimir Putin criticou a “posição monopolista” das big techs.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Lorotas, impeachment e racismo. Em novas colunas na Gazeta do Povo, nossos articulistas tratam de temas diversos. O comentarista econômico Pedro Menezes escreve que as lorotas de Guedes agora cobram seu preço. A doutora em Filosofia Bruna Frascolla identifica como os intelectuais da USP inventaram o racismo negro no Brasil. E na nova crônica de Paulo Polzonoff, um colunista pede impeachment de Bolsonaro por uso excessivo de “no tocante”, talquei?

Nossa visão

Dependência. Ainda que o imbróglio do envio de vacinas prontas e de insumos provenientes da China e da Índia já esteja resolvido, ele escancarou uma deficiência na estrutura brasileira de saúde pública: a dependência crescente do produto externo para o sucesso dos programas de imunização brasileiros. Tema para nosso editorial: As vacinas e a dependência brasileira.

A eventual autossuficiência futura na vacina contra a Covid-19 não atenua o fato de que o país entrou nesta corrida em posição desfavorável e, pior ainda, vem assistindo, já há algumas décadas, a um processo de sucateamento na produção de vacinas que ameaça um programa reconhecido como referência mundial. Enquanto isso, a produção de vacinas também é vítima de um vício tradicionalmente brasileiro, em que o Estado, mesmo entregando um serviço ou produto de forma cada vez mais precária, impede o setor privado de realizar a mesma tarefa de forma satisfatória.

Para inspirar

Da infância ao sucesso. Crianças com mais habilidades sociais têm duas vezes mais chances de frequentar a faculdade e menos de serem adultos obesos ou com vícios químicos. E não somos nós que estamos dizendo. Confira o que dizem estudos sobre hábitos como brincar e até mesmo ler ou fazer o dever fora de casa.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]