• Carregando...
Presidente Jair Bolsonaro: Centrão e outros partidos estão "cortejando" o presidente.
Presidente Jair Bolsonaro: Centrão e outros partidos estão “cortejando” o presidente.| Foto: Alan Santos/PR

Para começar esse resumo de notícias. Já faz um ano que o presidente Jair Bolsonaro deixou o PSL. Ele tentou viabilizar a criação e a expansão de um novo partido, o Aliança pelo Brasil. Até o momento, o projeto não emplacou, apesar de não estar descartado. Contudo, ele pode “respirar novos ares”. O jornalista Wilson Lima apurou que pelo menos três partidos estão “cortejando” Bolsonaro. Nem mesmo o PSL descarta o retorno.

Para onde vai? Há um partido que leva vantagem sobre os demais, e é um dos mais fortes do Centrão. Lá Bolsonaro passou 11 anos, entre 2005 e 2016. Confira na reportagem de nosso correspondente em Brasília qual é esse partido e quem está no páreo para buscar a filiação do presidente da República.

Utilidade pública

No Brasil e no mundo. O Brasil registrou 35.918 casos e 606 mortes por coronavírus em 24 horas, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, são 5.981.767 de diagnósticos, 168.061 óbitos e 5.407.498 recuperados. Nesta quinta (19), a Rússia registrou recorde de novos casos e de óbitos, enquanto a África ultrapassou os 2 milhões de diagnósticos confirmados. Em uma semana, foram registrados 4 milhões de novos casos no mundo: a Europa respondeu pela metade.

Crianças e spray nasal. Ainda não se sabe exatamente como o coronavírus age em crianças, apenas que os sintomas costumam ser menos graves que em adultos – o que não é uma regra.  Mas o que se sabe? Editora de Saúde, Amanda Milléo explica o que já se sabe sobre a imunidade de crianças em relação à Covid-19.  E em paralelo à corrida da vacina, a Universidade de Birmingham, no Reino Unido, anunciou um spray nasal que pode fornecer proteção eficaz contra a Covid-19; entenda.

Mundo, Política e Economia

Giro pelo Mundo. Nos Estados Unidos, o sonho de Donald Trump em virar o jogo das eleições presidenciais está cada vez mais distante. A recontagem de votos no Estado da Geórgia indica a confirmação da vitória do democrata Joe Biden, de acordo com autoridades eleitorais. Enquanto isso, no Michigan, republicanos resolveram voltar atrás na certificação do resultado da eleição em um condado. Já na  Argentina, o conselho de análise da reforma judicial argentina entrou seu relatório sem incluir a proposta de ampliar a Suprema Corte.

Sem orçamento e emprego. Falta pouco mais de um mês para o recesso legislativo, mas o Orçamento de 2021 ainda não foi sequer instalado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso. Também não há foram aprovados os projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). De Brasília, Jéssica Sant’Ana mostra o alerta do Ministério da Economia sobre paralisação da máquina pública devido à falta andamento dos projetos no Parlamento. O ministro Paulo Guedes reclamou da situação e aproveitou ainda para defender a desoneração da folha; leia mais.

Lobby e reclamação do PT. Apesar de ser encampanada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e por Paulo Guedes, a reforma administrativa está “empacada” devido a um lobby do funcionalismo. De Brasília, Wilson Lima traz todas as informações sobre quais parlamentares vêm auxiliando o funcionalismo nesse bloqueio da pauta. Já o PT “ficou chateado” com um crítica do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Ele disse que havia rumores de corrupção na "casa dos bilhões" envolvendo Lula. De Brasília, a correspondente Kelli Kadanus mostra que a presidente do PT, Gleisi Hoffman, rebateu acusando Obama de acobertar “um vice investigado por corrupção”. O vice a quem Gleisi se refere é Joe Biden, novo presidente dos EUA, segundo projeções.

Eleições 2020

Colunas e artigos

Leituras para seu fim de semana. Nesta sexta-feira é comemorado o Dia da Consciência Negra, mas é importante destacar: a banalização e a relativização prejudicam o combate ao racismo no Brasil; leia no texto Gabriel Rodrigo Sestrem. Editora de Ideias da Gazeta do Povo, Maria Clara Vieira apresenta uma história, no mínimo, estranha. J.R. de Rowling, autora de Harry Potter, foi atacada por dizer que mulheres são... mulheres. Entenda como os progressistas querem substituir o termo “mulher” por “Pessoas que menstruam”, “pessoas que procriam”.

Para ouvir. Segue também uma dica de Podcast: O Papo É, com Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza, desmarcara o Sleeping Giants, mostra a confusão nas eleições americanas e comenta sobre a James Bond mulher.

Nossa visão

Seja responsável. A corrida pela vacina contra a Covid-19 pode estar prestes a definir seus primeiros vencedores: alguns laboratórios já vêm divulgando as taxas de eficácia de suas vacinas, todas acima de 90%. As linhas de transporte, seja rodoviário ou aéreo, vêm sendo restabelecidas. Mas nada disso significa que a pandemia acabou e os casos voltaram a subir. É hora de falar sobre a responsabilidade de cada um contra o coronavírus; confira em nosso novo editorial.

Se queremos que as restrições não voltem a se intensificar, este é o momento de a sociedade mostrar que está à altura do desafio de reduzir novamente o ritmo de contágio com um comportamento responsável. É preciso encontrar o meio termo saudável entre o medo paralisante que – compreensivelmente – dominou muitos nos meses iniciais da pandemia e o descuido irresponsável que, infelizmente, pode ser presenciado em muitas cidades. Ainda não é momento para aglomerações, nem para romper o distanciamento nas atividades do dia a dia.

Para inspirar

A primeira casa com 8 anos. Em meio à pandemia, a família de Aaron moreno viu problemas. A mãe perdeu o emprego. A irmã estava longe de casa. A solução? Aaron resolveu colocar seu espírito empreendedor em prática, vender plantinhas e conseguiu ajudar a família a comprar uma casa; confira essa bela história.

Aproveite o fim de semana para colocar suas leituras da Gazeta do Povo em dia. Bom descanso!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]