• Carregando...
Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) e o presidente Jair Bolsonaro. Progressistas pode ser o futuro de Bolsonaro, diz analista político.
Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) e o presidente Jair Bolsonaro. Progressistas pode ser o futuro de Bolsonaro, diz analista político.| Foto: Alan Santos/PR

Para começar esse resumo de notícias. Ouvir pesquisadores e professores das ciências sociais e políticas é prudente para fazer um “exercício de futurologia eleitoral”. Afinal, os resultados das eleições municipais podem ter um impacto nas presidenciais.

Jogo político. A editora Giulia Fontes ouviu professores e especialistas de instituições públicas e privadas. Eles afirmam que DEM e PSD, por exemplo, já cogitam lançar candidaturas próprias à Presidência, ou “forçar vices”. Um dos entrevistados vê grandes chances de o presidente Jair Bolsonaro voltar ao PP. Confira o que o resultado das eleições municipais diz sobre a disputa pela Presidência em 2022.

Utilidade pública

Vacinas. A Johnson & Johnson foi o quarto laboratório a enviar informações à Anvisa sobre uma vacina em desenvolvimento contra Covid-19. Com isso, todas as pesquisas de imunização em andamento no Brasil já estão em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Veja mais informações. Já nos Estados Unidos, a Moderna pediu autorização para uso emergencial da vacina. O protocolo será avaliado pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês). E por falar em vacinação, um hospital de Moscou começou a imunizar a população com a vacina Sputnik V; leia mais.

OMS, SP e PR. Com o aumento de casos de coronavírus nas últimas semanas, nesta segunda-feira (30), a Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou que situação no Brasil é “muito preocupante”. Como medidas de controle, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o Estado voltará à fase amarela nesta terça (30) e disse que vai proibir "qualquer tipo de festa, festividade, celebração, privada ou pública" enquanto não houver vacinação no estado. No Paraná, as prefeituras de Curitiba e região e o governo do estado avaliam adotar decretos únicos para barrar a transmissão da doença.

Atualização. Em 24 horas, o Brasil registrou 21.138 diagnósticos de Covid-19 e 287 mortes pela doença, segundo informou o Ministério da Saúde. Ao todo, o país acumula 6.335.878 casos do novo coronavírus, 173.120 óbitos e 5.601.804 recuperados.

Política e economia

Esquerda em baixa. O resultado das Eleições 2020 mostra “desidratação” dos partidos da esquerda, em especial o PT e o PCdoB. A exceção é o Psol, que chegou ao segundo turno com Guilherme Boulos em São Paulo, onde foi derrotado por Bruno Covas (PSDB). Correspondente em Brasília, Rodolfo Costa ouviu especialistas e esclarece a dúvida: o Psol é o “novo PT”? E Boulos pode se tornar o “novo Lula”? Confira. Já o jornalista Wilson Lima consultou líderes do PT e do PCdoB: eles avaliaram a derrota e falam em renovação de quadros para 2022. Aproveite e veja também quais partidos cresceram e quais encolheram em 2020.

Novo emprego. Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro anunciou que irá trabalhar como diretor da empresa de consultoria americana Alvarez & Marsal, atual administradora judicial da empreiteira Odebrecht, condenada na Lava Jato. Confira as atribuições de Sergio Moro na empresa e entenda também por que o ex-juiz nega haver “conflito de interesses”. E já que estamos falando em emprego novo, esta será a meta de 15 milhões de brasileiros em 2021; confira.

Giro pelo mundo. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump reclamou que o Departamento de Justiça e o FBI não estão investigando as eleições presidenciais. Após não ter sucesso em várias disputas judiciais nos estados, e com uma nova vitória de Joe Biden certificada no Arizona, agora Trump aposta em uma última cartada: levar a batalha eleitoral para as legislaturas estaduais; conheça a estratégia no texto de Rafael Salvi. Na França, uma proposta do presidente Emmanuel Macron despertou a fúria dos franceses: a “Lei de Segurança Global”; entenda o que é a legislação que pode restringir a liberdade de imprensa e provocou confrontos no fim de semana. No Oceano Atlântico, uma boa notícia: um marinheiro foi resgatado após ficar quase dois dias à deriva.

Colunas e artigos

Análises eleitorais. Os colunistas da Gazeta do Povo não perderam tempo: assim que fecharam as urnas, preparam textos e reflexões para nossos assinantes. J.R. Guzzo, por exemplo, opina que a eleição não aponta ninguém capaz de rivalizar com Bolsonaro. Madeleine Lacsko faz um questionamento sobre as eleições municipais e as de 2020: o Brasil quer uma liderança de paz ou de guerra? Rodrigo Constantino destaca que comunistas derreteram nas eleições municipais, mas a esquerda ainda respira. Diogo Schelp mostra o que o segundo turno em SP tem a ensinar à política brasileira. Luciano Trigo destaca: o  Ibope deve uma satisfação aos eleitores. E em sua nova crônica, Polzonoff mostra  o falso dilema ideológico das eleições municipais.

Nossa visão

Constituição atropelada. O que tem mais valor, a Constituição Federal ou a ambição? Essa é a pergunta que o STF precisa responde dia 4, quando julga a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) trabalha ativamente para permanecer mais dois anos, enquanto o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) desconversa. Tema para nosso editorial: A Constituição Atropelada.

A Constituição é bastante clara em seu artigo 57, § 4.º: “Cada uma das casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1.º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”. Em outras palavras, dentro de uma mesma legislatura – o que é o caso agora –, a Constituição proíbe expressamente a reeleição para um mesmo cargo nas Mesas Diretoras.

Para inspirar

Religião e cardiologia. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que os médicos da área conheçam as religiões de seus pacientes. Qual o motivo para isso? Em reportagem Amanda Milléo explica por que a espiritualidade pode ou ajudar, ou às vezes prejudicar, o enfrentamento das doenças cardiovasculares.

Tenha um bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]