• Carregando...
Bolsonaro viaja ao Japão; enquanto isso, Legislativo tem dia movimentado
| Foto:

Bom dia!

Bolsonaro embarcou na manhã desta quarta-feira para o Japão, para reunião do G20 – cúpula das maiores economias do mundo –, e teve o embaraço de lidar com a prisão de um militar que fazia parte de sua comitiva, que foi pego com 39kg de cocaína. Enquanto isso, o Legislativo teve agenda cheia desde terça-feira. Podem-se destacar a aprovação do texto-base da nova Lei de Licitações e a aprovação do PL sobre abuso de autoridade e medidas contra corrupção (que infelizmente não faz jus ao nome).

Opinião da Gazeta

No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta a aprovação, pelo Senado, da Lei de Abuso de Autoridade:

“Os membros do MP tiveram sua liberdade de expressão quase que totalmente tolhida pelo inciso que torna abuso de autoridade “expressar, por qualquer meio de comunicação, juízo de valor indevido sobre procedimento ou processo”, reservando-lhes apenas os autos do processo, obras técnicas ou o exercício do magistério para se manifestarem.”

Aprofunde-se

Entra ano e sai ano e o problema persiste: nossas crianças e jovens continuam indo mal nos testes internacionais que medem as proficiências básicas. Aquilo que se popularizou como “ler, escrever e fazer contas”. Entretanto, ao menos no que diz respeito à alfabetização, já há metodologia cientificamente comprovada que pode nos ajudar a reverter esse quadro. O professor Luiz Carlos Faria da Silva dá a explicação aqui.

Imagem do dia

Pessoas se refrescam em um lago em Haltern am See, no oeste da Alemanha, na quarta-feira (26), enquanto as temperaturas chegam a 38 graus Celsius. Os meteorologistas alertam que a Europa provavelmente está passando por temperaturas recordes para junho, neste início de verão em que as temperaturas devem chegar a 40 graus Celsius, por causa de uma onda de ar quente do norte da África. Foto: Ina Fassbender / AFP
Pessoas se refrescam em um lago em Haltern am See, no oeste da Alemanha, na quarta-feira (26), enquanto as temperaturas chegam a 38 graus Celsius. Os meteorologistas alertam que a Europa provavelmente está passando por temperaturas recordes para junho, neste início de verão em que as temperaturas devem chegar a 40 graus Celsius, por causa de uma onda de ar quente do norte da África. Foto: Ina Fassbender / AFP| AFP

Lá fora

Um pai e uma filha de dois anos morreram ao tentar atravessar o Rio Grande para chegar aos Estados Unidos. Uma foto dos corpos dos dois migrantes salvadorenhos causou comoção e retrata os perigos enfrentados por aqueles que fogem da violência e da pobreza na América Central.

A chanceler alemã Angela Merkel disse que vê "com grande preocupação" a situação do Brasil sob o governo Bolsonaro, em relação às políticas ambientais, que ela descreveu como "dramática". No entanto, ela não acredita que abrir mão de um acordo de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul seja a resposta para o problema do desmatamento no Brasil.

Para começar o dia inspirado

Nesse período difícil economicamente, pelo qual o Brasil está passando, Bianca Baldini resolveu colocar o próprio apartamento à venda para poder pagar os custos de sua ONG Um Lugar Ao Sol. A instituição, que funciona há sete anos, já atendeu mais de 200 crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social na comunidade Bela Vista, que fica na periferia de Curitiba. A ONG oferece aulas de jiu jitsu e reforço escolar, além de atividades lúdicas. Conheça essa história com a Mellanie Anversa, e saiba como ajudar.

As dicas que só a Gazeta traz

  • Você já pensou em se hospedar na casa do famoso pintor francês Claude Monet? Agora isso é possível! Saiba como em HAUS.
  • O gorgonzola é um dos queijos mais marcantes, e o favorito de muita gente. Saiba como incoporá-lo às receitas do dia a dia. Dicas da Carla Rocha.
  • Onde é melhor pendurar a toalha depois do banho, no box ou no varal? Quantas vezes posso usar a toalha antes de lavá-la? Conheça as respostas em Viver Bem.

Uma excelente quinta-feira a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]