• Carregando...
Aumento da mobilidade favoreceu segmentos como comércio e serviços e deve impulsionar PIB do primeiro trimestre.
Aumento da mobilidade favoreceu segmentos como comércio e serviços e deve impulsionar PIB do primeiro trimestre.| Foto: Albari Rosa / Foto Digital/Gazeta do Povo

Serão divulgados nesta quinta-feira (2) os números do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2022. Dessa vez, a expectativa dos economistas é por números positivos, reflexo da reabertura econômica, da recuperação sólida do emprego, do avanço da renda disponível das famílias e do salto nos preços das commodities. Há quem projete alta de 1,7% em relação ao último trimestre de 2021. Entenda como isso deve influenciar o cenário para os próximos meses.

Prejuízo à Petrobras. R$ 975 milhões. Esse é o valor que Renato de Souza Duque, ex-diretor da Petrobras no governo Dilma Rousseff (PT) deverá devolver aos cofres públicos conforme uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Saiba os motivos.

Subsídio aos combustíveis. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, estão numa queda de braço pela criação de um subsídio temporário sobre os combustíveis. Entenda o que está em jogo.

Política, Economia e Utilidade pública

Segurança das urnas eletrônicas. Juristas e técnicos entregaram nesta semana ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório dos testes de segurança realizados nas urnas eletrônicas, o qual apontou “maturidade” do sistema de votação. Veja quais foram as conclusões apontadas pelo grupo.

Eleições 2022. De olho nas eleições de outubro, o União Brasil usou a imagem do casal Sergio e Rosângela Moro em suas inserções em São Paulo. Lula afirmou que “o país era feliz” na polarização PT-PSDB. Saiba o que pensa Simone Tebet (MDB) sobre oito temas de interesse do eleitor.

Giro pelo mundo. O ator Johnny Depp e a ex-esposa foram considerados culpados nos processos por difamação movidos um contra o outro. O presidente do Chile, Gabriel Boric, quer proibir totalmente a posse de armas. Entenda como um experimento ambiental agravou a crise alimentar no Sri Lanka.

Opinião da Gazeta

Petrobras e o intervencionismo petista. Dois projetos de lei de autoria de petistas e que alteram a política de preços da Petrobras estão no conjunto de propostas que o presidente da Câmara quer votar para tentar frear a inflação. Um deles daria à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) poder para controlar os preços praticados pela estatal. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É verdade que, hoje, todas as circunstâncias, do dólar ao preço internacional do petróleo, jogam contra o consumidor brasileiro, insatisfeito com razão. Abolir a PPI, no entanto, como querem os populistas, é jogar fora o bebê com a água do banho.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Ideologia e sexualidade. Nova análise corrobora contágio social de identidades LGBT entre jovens americanos

Segurança pública. Coibir abordagens policiais vai alimentar a impunidade, diz deputado

Companhias abertas. Lucro das empresas subiu mais de 50% mesmo com guerra, “fecha tudo” na China e clima ruim

Igreja. Papa critica Teologia da Libertação: “Não tinham a menor ideia” sobre realidade latino-americana

Colunas e artigos

Respostas ao massacre no Texas. O recente massacre em uma escola do Texas, nos Estados Unidos, fez voltar com força o debate sobre controle de armas no país. Mas isso seria suficiente? Em artigo, Robert VerBruggen aponta algumas possíveis políticas para reduzir a violência.

Daniel Lopez dá um recado: nunca ignore o que este homem diz.

Franklin Ferreira aponta os valores que não querem que você perceba em “Top Gun: Maverick”.

Para inspirar

Protegendo o jardim. Em boa parte do Brasil os últimos dias têm sido chuvosos, com tempestades intensas que, além de causarem transtornos no dia a dia das cidades, prejudicam as plantas e jardins. A Haus apresenta algumas dicas para minimizar o problema. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]