• Carregando...
Baixo nível de exigência e a ideologização do ensino são apontados como causas para o baixo desempenho de alunos.
Baixo nível de exigência e a ideologização do ensino são apontados como causas para o baixo desempenho de alunos.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Pisa 2022, exame internacional feito com jovens de 81 países, mostrou que os estudantes brasileiros de 15 anos continuam entre os piores do mundo. Para especialistas em educação, esse desempenho tem uma série de causas relacionadas principalmente com o baixo nível de exigência e a ideologização do ensino. Confira a análise.

Ipea culpa Bolsonaro. Na segurança pública, um estudo do Ipea diz que o número de homicídios não foi menor nos últimos anos por culpa do governo de Jair Bolsonaro.

Dino e os evangélicos. A Frente Evangélica é um dos principais obstáculos que Flávio Dino vai enfrentar no Senado para tentar confirmar a vaga no STF. Entenda por quê.

Política, Economia e Mundo

Centrão volta a pressionar. O Centrão voltou à carga e, para votar a pauta econômica de Lula, está cobrando mais cargos. Enquanto isso, Marina Silva tem reconhecimento internacional, mas influência limitada no governo.

PIB estável, energia mais cara. O PIB brasileiro variou 0,1% no terceiro trimestre, apontando para uma forte desaceleração. E prepare o bolso: a conta de luz pode subir mais de 10% em 2024.

Tensão na Venezuela. Nicolás Maduro anunciou as primeiras medidas para tentar incorporar a região de Essequibo, na Guiana. Uma possível guerra entre os dois países colocaria frente a frente forças militares díspares.

Opinião da Gazeta

As ameaças de Maduro e a bússola moral quebrada de Lula. Nicolás Maduro conseguiu o “respaldo popular” de que precisava para embarcar em sua própria loucura expansionista contra a Guiana. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Se há alguém hoje que necessita “baixar o facho” e ter “bom senso”, esse alguém é única e exclusivamente Nicolás Maduro. Mas Lula fala como se a Guiana também estivesse provocando um conflito, assim como no passado culpou a Ucrânia pela invasão russa.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Ameaça da Venezuela. Veículos militares enviados a Roraima não são “tanques” e geram efeito dissuasório limitado

Gestão. STF decide se governo pode pôr políticos no comando de estatais

Controvérsia no setor produtivo. Disputa judicial cerca eleição na Faesp para manter clã de 48 anos no poder

Opinião. “Janonismo Cultural”: o livro de Janones que estamos te poupando de ler

Colunas e artigos

Onde os abusos são mais frequentes. Um relatório aponta que abusos sexuais ocorrem com mais frequência na família e em ambientes conhecidos da criança. Saiba mais no artigo de Rafael Serrano.

Filipe Figueiredo explica por que, se a Venezuela invadir a Guiana, será o último ato de Maduro.

Luciano Trigo fala do cancelamento do Padre Antônio Vieira.

Para inspirar e alegrar

As Frases do Ano em e-book. Uma das seções mais lidas e comentadas da Gazeta do Povo, “Frases da Semana” acaba de ganhar uma compilação no formato de e-book. Veja como baixar.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]