• Carregando...
STF
Ministro Alexandre de Moraes, do STF.| Foto: Antonio Augusto/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (26) que a defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) se manifeste sobre o indulto concedido a ele pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Na mesma decisão, Moraes também indicou a possibilidade de impedir a concessão imediata do perdão, caso a Procuradoria-Geral da República (PGR) recorra da condenação. Entenda a situação.

Sem tornozeleira. Na Câmara Federal, Silveira participou da sessão sem a tornozeleira eletrônica instalada há menos de um mês. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre o caso, classificando o indulto como “estúpido”.

Reações no Legislativo. No Congresso, oposição e base governista falam em rever as regras de indulto, com propostas para endurecer ou flexibilizar a legislação. Veja como os parlamentares reagiram à medida de Bolsonaro.

Política, Economia e Utilidade pública

Allan dos Santos fora do ar. Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tome providências para retirar do ar o site do jornalista Allan dos Santos. Veja os detalhes da decisão.

O “novo” Twitter. Após a compra do Twitter por Elon Musk, influenciadores de direita disseram ter ganhado mais seguidores. Entenda por que a negociação é uma boa notícia para todos e se, ao invés de adquirir a empresa, o bilionário poderia acabar com a fome no mundo.

Giro pelo mundo. O governo russo informou a Polônia que vai interromper o fornecimento de gás a partir desta quarta (27). A Ucrânia acusou a Rússia de tentar desestabilizar a região separatista da Moldávia. Na China, o lockdown fez o governo criar barreiras que se assemelham a jaulas.

Opinião da Gazeta  

Barroso, os militares e as eleições. O estoque de frases de efeito e declarações bombásticas do ministro do STF Luís Roberto Barroso parece nunca ter fim. Afirmações feitas pela metade são capazes de abalar um relacionamento entre as instituições que deveria ser pautado pela harmonia e pela civilidade mesmo quando há divergências. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Se Barroso sabe, não diz, contentando-se em deixar a dúvida pairando no ar, quando já deveria ter dado toda a publicidade possível ao caso e tomado as providências necessárias; se não sabe, pior ainda, pois fala do que não tem conhecimento. Em ambos os casos, ele se porta, sim, de forma “irresponsável”, para usar uma das palavras do comunicado da Defesa.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Crise. Como a reação da Defesa à fala de Barroso aprofunda desgaste entre militares e Judiciário

Mobilização. “Frustrados” com o governo, policiais federais farão protesto contra possível reajuste de 5%

Promulher. “Abortoduto”: deputados pró-vida barram PL que pode financiar ações a favor do aborto

Comportamento. De mal a pior: saúde emocional abalada pode condicionar o indivíduo a novas frustrações

Colunas e artigos

Os desafios de Macron. No último domingo, Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França. Apesar de a vitória ter sido relativamente tranquila, o mandatário tem algumas preocupações imediatas para 2022. Filipe Figueiredo analisa o resultado e os próximos desafios do presidente.

Thaméa Danelon explica por que a graça concedida a Daniel Silveira é constitucional.

Paulo Uebel fala do poder da identidade digital, com menos fraudes, gastos e burocracias.

Para inspirar

Alta tecnologia em saúde. A cidade de Curitiba (PR) vai entrar no mapa da alta tecnologia de pesquisa e produção de vacinas e medicamentos. É lá que serão instalados os primeiros laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz com produção a partir de biotecnologia. Conheça o projeto. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]