• Carregando...
Câmara dos Deputados aprovou projeto que limita alíquota do ICMS para energia e combustíveis.
Câmara dos Deputados aprovou projeto que limita alíquota do ICMS para energia e combustíveis.| Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (25) o texto-base do projeto de lei que pretende minimizar a escalada dos preços de energia e dos combustíveis por meio da limitação na alíquota do ICMS. A proposta passou os dois itens, juntamente com os setores de comunicações e transporte público, à categoria de bem ou serviço essencial, prevista no Código Tributário Nacional, o que impede a incidência de quota superior a 17%. Entenda o que deve mudar.

Efeito Petrobras. A preocupação do governo federal com a alta da inflação e dos combustíveis levou à demissão de mais um presidente da Petrobras. Saiba como isso impacta a tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Agenda pró-governo. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encampou uma agenda de projetos que dialogam com os mais diferentes eleitores de Jair Bolsonaro (PL). Entenda como isso pode elevar o capital político do presidente em ano eleitoral.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. Com a saída de João Doria da disputa presidencial, uma ala do PSDB ameaça implodir o acordo com o MDB para lançar Eduardo Leite. Na Bahia, as pesquisas indicam que o PT pode perder o governo estadual depois de 16 anos.

TCU cobra Dallagnol. O Tribunal de Contas da União (TCU) está cobrando do ex-procurador Deltan Dallagnol a quantia de R$ 2,8 milhões relativos a gastos com passagens e diárias de procuradores da Operação Lava Jato. Deltan disse que esse é o preço por combater a corrupção.

Giro pelo mundo. Em discurso em Davos, George Soros disse que a guerra na Ucrânia “pode ser o fim da nossa civilização”. Conheça a história da ex-tesoureira da Venezuela acusada de lavagem de dinheiro. E entenda por que um dos países que mais crescem no mundo pode ser amaldiçoado pelo petróleo.

Opinião da Gazeta

Moro e a “vingança dos corruptos”. No fim do mês passado, em uma atitude nada surpreendente, quatro deputados federais e um deputado estadual de São Paulo, todos petistas, impetraram ação na Justiça Federal em Brasília contra o ex-juiz Sergio Moro, acusando-o de cometer “atos gravemente violadores da moralidade administrativa, da legalidade e da impessoalidade”. A denúncia foi aceita e Moro se tornou réu. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Incentivado pelas inexplicáveis decisões do STF que vêm anulando todo o trabalho da Lava Jato e auxiliado por setores da opinião pública que incensam Lula como o “democrata” que ele não é e nunca foi, o petismo parte de vez para a vingança, como havia dito o ministro Luís Roberto Barroso ao votar contra a suspeição de Moro no plenário do Supremo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Imprescritível e inafiançável. Senado segue STF e equipara injúria racial a racismo. Quais as consequências?

Fósforo e potássio. Ex-ministro defende novas regras para ampliar mineração de fertilizantes no país

Entrevista. Ensino ideológico e cancelamentos ameaçam universidades. Este projeto pode salvá-las

Reconhecimento socioafetivo. Parentalidade afetiva pode gerar os mesmos direitos dos pais biológicos. Entenda

Colunas e artigos

Supervilões em Davos. Por que será que os nossos líderes não conseguem imaginar nada além de um futuro de privação e controle? Essa é a questão levantada no artigo de Michael Brendan Dougherty, que mostra como o Fórum Econômico de Davos parece se passar em uma distopia.

Madeleine Lacsko mostra que o caso da mensalidade em universidades públicas é um exemplo de como esculhambamos todas as discussões.

Daniel Lopez explica o pacto sinistro da OCDE com o Brasil.

Para inspirar

Pra facilitar a vida na cozinha. Assim como bons ingredientes, utensílios de cozinha podem fazer a diferença na hora de preparar a refeição. O Bom Gourmet apresenta cinco desses utensílios que ajudam a economizar tempo e deixam as receitas mais práticas. E o melhor: não pesam no bolso. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]