• Carregando...
restituição-imposto-de-renda
Câmara aprovou projeto que muda regras do Imposto de Renda.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Para começar este resumo de notícias. Após um acordo com a oposição, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (1) o texto-base do projeto de lei que altera as regras do Imposto de Renda. Foram 398 votos favoráveis ao texto, 77 contrários e 5 abstenções.

Novo parecer. Durante a tarde, o deputado Celso Sabino (PSDB-BA), relator do projeto, apresentou um novo parecer e fez alterações na proposta. Entre elas, a manutenção da dedução simplificada sem limites para pessoa física, fim da isenção para os juros sobre capital próprio e manutenção de incentivo para áreas de interesse social. Veja como foi a votação.

Minirreforma trabalhista. Já a Medida Provisória 1.045, que previa a renovação do programa de corte de jornada e salários e pretendia implementar mudanças nas leis trabalhistas, foi rejeitada no Senado.

Utilidade pública

Alta dos combustíveis. Uma pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostra que, nas últimas dez semanas, o litro da gasolina aumentou 5,1% nos postos. Vandré Kramer explica o porquê dessa alta e se há perspectivas de que ela estanque. E você sabe como é cobrado o ICMS do combustível? A gente explica.

Passaporte sanitário. São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram, recentemente, restrições para cidadãos que optarem por não receber a vacina contra a Covid-19 - o chamado passaporte sanitário. Mas, por enquanto, não há consenso entre juristas e epidemiologistas sobre a legitimidade da medida, como destaca reportagem de Gabriel Sestrem.

Atualização. O Brasil registrou mais 737 mortes por Covid-19 e 27.345 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 20.804.215 diagnósticos positivos e 581.150 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 130.767.769 com a primeira dose e 62.197.658 com a segunda.

Política e economia

Retração no PIB. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve uma redução de 0,1% no segundo trimestre, abaixo do que esperavam os economistas. O governo atribuiu a queda à quebra da safra de café e à falta de insumos na indústria. O ministro da Economia, Paulo Guedes, minimizou o resultado negativo e disse acreditar em uma alta de 5,4% em 2021.

CPI da Covid. A CPI da Covid ouve nesta quinta-feira (2) Marconny Faria, citado como lobista que atuou em favor da Precisa Medicamentos dentro do Ministério da Saúde. Ele havia apresentado um atestado, que acabou sendo cancelado pelo próprio médico. Na quarta, depôs o motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva, que confirmou visitas ao ministério, mas negou ter entregue dinheiro.

Giro pelo mundo. A oposição venezuelana anunciou que vai participar das eleições regionais marcadas para 21 de novembro e defendeu um processo justo. Nos Estados Unidos, entrou em vigor no Texas uma lei que proíbe o aborto após seis semanas de gravidez. O presidente Joe Biden, porém, afirmou que a lei “viola o direito constitucional” e prometeu defender o direito ao aborto.

O que mais você precisa saber hoje

Apoio a Bolsonaro. O que querem os policiais militares na manifestação pró-governo de 7 de setembro

Evento. “Diálogos da Liberdade” traz conversas com Hélio Beltrão, Modesto Carvalhosa e Cláudio Manoel. Saiba como participar

Indicação. Senadores fazem pressão para Bolsonaro desistir de André Mendonça no STF

Alternativa. Restaurantes e turismo retomam discussão pela volta do horário de verão

Colunas e artigos

STF, guardião da verdade. A função do Supremo Tribunal Federal (STF) é atuar como guardião da Constituição. Ultimamente, porém, a Corte tomou para si a função de guardião da verdade, como analisa em artigo o professor André Gonçalves Fernandes. Madeleine Lacsko mostra como a esquerda e os próprios estudantes têm aumentado os ataques à liberdade de expressão nas universidades.

Nossa visão  

Alerta na economia. Não há como ignorar que a retração de 0,1% no PIB do segundo trimestre coloca o Brasil na lanterna das nações que já divulgaram seus números. Estamos diante de um sinal de alerta que ninguém pode ignorar e que impõe uma pergunta sobre como os principais atores políticos e econômicos da nação estão calibrando suas prioridades. Tema para o nosso editorial: O alerta do PIB e as prioridades em Brasília.

Crescimento ameaçado, um contingente de desempregados que insiste em ficar acima dos 14 milhões de brasileiros e uma inflação já muito acima da meta para 2021 são um quadro extremamente preocupante. E, por isso, chega a ser surreal que o combate a esse trio – estagnação, desemprego e inflação – não esteja na mente dos ocupantes dos três poderes dia e noite. Executivo e Judiciário seguem tensionando a corda, com o Supremo Tribunal Federal abraçando com gosto a autoatribuída função de censor – ou “editor da sociedade”, nas infelizes palavras de Dias Toffoli – e o presidente Jair Bolsonaro insistindo em temas como o voto impresso e apostando em insinuações que mantêm a militância em ebulição.

Para inspirar

Despedida paralímpica. Chegou ao fim nesta quarta-feira a carreira do maior atleta paralímpico brasileiro da história. Aos 33 anos, Daniel Dias nadou sua última prova nos Jogos de Tóquio e terminou em quarto lugar. É o fim de uma trajetória que soma 27 medalhas, sendo 14 de ouro. O UmDois Esportes relembra a carreira vitoriosa de Daniel e mostra como foi a despedida das piscinas. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]