• Carregando...
Sessão da Câmara dos Deputados que aprovou mudanças na Lei de Improbidade Administrativa.
Sessão da Câmara dos Deputados que aprovou mudanças na Lei de Improbidade Administrativa.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Para começar este resumo de notícias. Numa votação realizada às pressas e sem discussão mais ampla, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que muda a Lei de Improbidade Administrativa. O texto altera dispositivos da lei que podem enfraquecer o combate à corrupção no país, segundo agentes do Ministério Público e entidades que fiscalizam a transparência pública. Veja quais são as principais mudanças. Com apoio da bancada governista e da oposição, o projeto foi aprovado por ampla maioria. Saiba quem votou a favor e quem foi contrário.

Privatização. Enquanto isso, no Senado, a expectativa era pela votação da medida provisória que autoriza a privatização da Eletrobras. Como o parecer do relator Marcos Rogério (DEM-RO) não foi apresentado a tempo, a votação foi adiada para essa quinta-feira (17).

Histórico. De volta aos holofotes como relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) acumula mais de 25 processos no Supremo Tribunal Federal (STF). Rodolfo Costa foi atrás de todos eles e mostra quais são as denúncias e em que pé estão.

Utilidade pública  

Taxa de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou em 0,75 ponto a taxa Selic de juros. Com isso, ela passou de 3,50% para 4,25% ao ano. Confira a justificativa para o terceiro aumento consecutivo. Já a cotação do dólar atingiu nesta quarta o menor patamar em um ano.

Mais vacinas. O Ministério da Saúde anunciou a antecipação de 7 milhões de doses da vacina da Pfizer contra Covid-19, que devem chegar ao Brasil em julho. Por quanto tempo dura a proteção dos imunizantes? Amanda Milléo responde. E saiba quais sintomas – até então não muito comuns – podem estar associados à variante Delta do coronavírus.

Atualização. O Brasil registrou mais 2.997 mortes por Covid-19 e 95.367 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 17.628.588 diagnósticos positivos e 493.693 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 57.676.179 com a primeira dose e 23.864.423 com a segunda.

Política e economia

CPI da Covid. Durou pouco tempo o depoimento do ex-governador Wilson Witzel à CPI da Covid. Ele deixou a sessão após uma pergunta do senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE). Antes do depoimento, a comissão teve acusações contra o presidente Jair Bolsonaro e derrotas dos parlamentares governistas nas votações do colegiado.

Eleições 2022. Representantes de partidos de centro se reuniram para discutir possíveis nomes para se contrapor à polarização entre Bolsonaro e Lula nas eleições presidenciais de 2022. O encontro terminou sem um consenso. O que já está certo é que o apresentador Luciano Huck não irá disputar a presidência.

Giro pelo mundo. Denúncias apontam que o governo chinês está fazendo uma “colheita de órgãos” em minorias. O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmou que a situação alimentar do país “está ficando tensa”. Em Genebra, os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram.

O que mais você precisa saber hoje

Economia. Como retomada, inflação e Covid-19 mexem com a confiança de empresários e consumidores

Risco. Estudo: 90% das estudantes britânicas já receberam conteúdo sexual indesejado

Covid-19. Bolsonaro defende vacinação facultativa: “Toma quem quer”

Colunas e artigos

Prêmio Nobel. Alysson Paulinelli é um agrônomo que contribuiu para a produção de alimentos no mundo, algo digno de um Prêmio Nobel. Mas, para Paulo Polzonoff, isso jamais acontecerá. Bruna Frascolla levanta algumas dúvidas sobre a liberação do plantio da maconha. Em artigo, Nathanael Blake, do National Review, mostra como a ideologia de gênero sequestra a infância.

Nossa visão  

Privatização da Eletrobras. Os senadores, com razão, não quiseram votar a privatização da Eletrobras na quarta-feira, sem conhecer em detalhes o parecer do relator Marcos Rogério, que só foi protocolado no fim da tarde. A questão, no entanto, não se resume apenas a votar ou não a MP, que caduca na próxima semana, mas como conseguir que a privatização ocorra da melhor maneira possível. Tema para o nosso editorial: A privatização da Eletrobras e os jabutis.

Derrubar a MP significará devolver todo o processo à estaca zero, recolocando as esperanças de privatização em um projeto de lei apresentado em 2019 e que está parado. Aprová-la significa aceitar as inclusões, até porque não existe nenhum indício de que o presidente Jair Bolsonaro vetaria os itens que tanto desagradaram os parlamentares liberais. Aqui, entra em jogo um cálculo nada simples, pois as estimativas de custos e benefícios variam enormemente.

Para inspirar

Casa mais quentinha. O inverno começa na segunda-feira (21) e quem mora em regiões mais frias já pensa em formas de manter a casa mais quente e sem abrir mão do conforto. A equipe da Haus traz quatro dicas para deixar o lar mais aquecido e aconchegante. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]