Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Governador articula contra Moro

Câmara aprova PL da dosimetria. Deputado do PSOL causa confusão. STF tem advogado retirado da tribuna

Após meses de impasse, Câmara aprova PL da dosimetria que reduz penas de Bolsonaro e de condenados do 8/1. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta (10), o projeto de lei que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O PL da dosimetria recebeu 291 votos favoráveis, 148 contrários e uma abstenção. Veja como foi a votação.

Votação no Senado. Antes mesmo da votação na Câmara, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, garantiu que o projeto da dosimetria será votado ainda este ano.

Deputado causa confusão. A sessão da Câmara foi marcada por uma confusão protagonizada pelo deputado Glauber Braga (PSOL), que ocupou a cadeira da presidência e teve de ser retirado à força. Veja como foi.

Política, Economia e Mundo

Advogado retirado da tribuna. Teve confusão também no STF, durante o julgamento do núcleo 2 da suposta tentativa de golpe. Por ordem de Flávio Dino, o advogado Jeffrey Chiquini foi retirado da tribuna.

Ratinho Junior vs. Moro. No Paraná, o governador Ratinho Junior ainda não definiu quem será seu candidato à sucessão estadual. Mas já atua nos bastidores para enfraquecer a candidatura de Sergio Moro.

Giro pelo mundo. Donald Trump disse que o ditador venezuelano Nicolás Maduro está com os dias contados. Considerado um país dos mais seguros, o Uruguai se vê transformado pelo crime organizado.

Opinião da Gazeta

A “democracia” onde o povo é um perigo. A partir de sexta (12), o plenário do STF começa a julgar a liminar de Gilmar Mendes que muda as regras para a cassação de ministros da corte. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O ministro treme diante da possibilidade de os “213 milhões de pequenos tiranos” – na infeliz frase de sua colega Cármen Lúcia, muito representativa de como ela enxerga o povo – considerarem importante que o Senado exerça a contento seu papel de contrapeso do STF.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Moraes decidirá. Defesa pede autorização para Bolsonaro passar por cirurgias

R$ 129 milhões. Transparência Internacional critica contrato de esposa de Moraes com Banco Master

Crise entre poderes. Senado marca votação da lei do impeachment de ministros do STF para quarta (10)

Geopolítica. Café e poder: a longa história do grão que os governos insistem em controlar

Colunas e artigos

Cancelaram o apocalipse. O catastrofismo climático, com seus cenários apocalípticos, tem perdido força. Artigo de Josh Hammer mostra que até a esquerda está abandonando esse discurso.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança mostra como o maior roubo institucional está prestes a acontecer – de novo.

Luciano Trigo fala do caso da jovem bilionária e a cultura do ressentimento no Brasil.

Para inspirar e alegrar

Ouro negro brasileiro. Um produto antes descartado pelos produtores se tornou um dos mais valorizados da apicultura brasileira e é cobiçado no exterior. Conheça o mel de melato da bracatinga.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.