• Carregando...
bolsonaro - valdemar costa neto - pandemia - economia
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, um dos líderes do Centrão.| Foto: PL/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) retornou na última quarta-feira (9) da viagem que fez ao Nordeste, onde reuniu multidões e fez discursos com críticas aos governos do PT. A viagem era tida como estratégica para tentar melhorar os índices de aprovação na região, considerada um reduto da esquerda. Estratégico para a busca da reeleição também é o apoio do Centrão. Apesar de bloco seguir, em sua maioria, fiel ao governo Bolsonaro, algumas lideranças dão sinais públicos de desembarque. Diante disso, caciques do PL e do PP entraram em ação para procurar manter o grupo unido. Saiba quem são eles e como estão atuando.

O papel de Alckmin. Enquanto isso, representantes do PT e aliados do ex-governador Geraldo Alckmin já discutem um cronograma de funções para o candidato a vice na chapa do ex-presidente Lula. Entenda qual deve ser o papel do ex-tucano.

Comitês de luta. O PT planeja colocar em atividade, a partir desta sexta-feira (11), os "comitês populares de luta", uma nova estratégia para ampliar o apoio popular. Entenda como eles vão funcionar.

Opinião da Gazeta  

Os limites da liberdade de expressão. A liberdade de expressão é absoluta ou tem limites? Uma democracia que preze pela liberdade de expressão é obrigada a permitir discursos que neguem a própria democracia? Questões como essas voltaram à tona depois que o apresentador Bruno Monteiro Aiub (conhecido como “Monark”) e o deputado federal Kim Kataguiri defenderam que nazistas tivessem a liberdade de expor suas ideias. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Acreditar que uma ideia errônea – por mais nefasta que seja, como o é o nazismo – deva ser combatida não pela proibição legal, mas pelo debate racional é algo perfeitamente legítimo. Faz parte do debate teórico sobre a liberdade de expressão e, como veremos mais adiante, cabeças brilhantes já se dispuseram a examinar a questão, oferecendo várias respostas. Que alguém encontre aí qualquer sinal de apologia ao nazismo demonstra, no mínimo, uma incapacidade extrema de compreensão do que está sendo proposto.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Utilidade pública

Contas públicas. Um estudo publicado pelo Ministério da Economia mostra que alguns dos principais indicadores de contas públicas estão melhores que os previstos no fim de 2018. E saiba qual o plano do governo para investir R$ 408 bilhões em transportes até 2035.

Pré-campanha eleitoral. Sindicatos acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que houve desvio de finalidade no Disque 100, serviço para denúncias de violações de direitos humanos. Veja como governos usaram manipulação psicológica para obter adesão ao lockdown.

Giro pelo mundo. Uma pesquisa de organizações de direitos humanos aponta que prisões arbitrárias na Venezuela estão sendo baseadas em campanhas na mídia em prol do ditador Nicolás Maduro. Conheça a campeã de esqui pela China que virou pivô de uma briga geopolítica.

O que mais você precisa saber hoje

Julgamento histórico. No caso Ellwanger, STF definiu que liberdade de expressão não protege apologia ao nazismo

Manifestações. Caminhoneiros do Canadá inspiram protestos contra passaportes sanitários no mundo

Financiamento estudantil. Governo anuncia que renegociação de dívidas do Fies começa no dia 7 de março

Negócios. Pesquisa revela que empreendedores estão otimistas para 2022

Colunas e artigos

Bolsonaro na Rússia. Na próxima semana o presidente Jair Bolsonaro desembarca na Rússia, onde se encontra com Vladimir Putin. A coluna Jogos de Guerra entrevistou o analista e major da reserva do Exército Nelson Ricardo Fernandes Silva, que fala sobre os riscos e possibilidades dessa viagem.

J.R. Guzzo mostra que, nos Estados Unidos, a inflação chegou a 7,5% sem a gritaria vista no Brasil.

Luís Ernesto Lacombe questiona qual o fôlego da verdade em meio à cultura do cancelamento.

Para inspirar

Segredos do Malbec. Originária da Argentina, a uva Malbec é bastante apreciada pelos amantes do vinho. Se, além de degustar, você também quer conhecer mais sobre a iguaria, temos uma indicação: o livro “Malbec, Mon Amour”, que conta a história e evolução do produto. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]