• Carregando...
Senador Ciro Nogueira, um dos líderes do Centrão, será o novo ministro da Casa Civil.
Senador Ciro Nogueira, um dos líderes do Centrão, será o novo ministro da Casa Civil.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. A primeira mudança da reforma ministerial anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada foi confirmada nesta terça-feira (27). Não de forma oficial, mas o senador Ciro Nogueira (PP-PI) usou as redes sociais para anunciar que aceitou o convite para assumir a chefia da Casa Civil do governo. Com isso, o atual titular do cargo, general Luiz Eduardo Ramos, passará a ocupar a Secretaria-Geral da Presidência. Quem deixa esse posto é Onyx Lorenzoni, que vai para o Ministério do Trabalho, que será reativado.

Economia. A dança das cadeiras pode esvaziar ainda mais o Ministério da Economia, tirando poderes de Paulo Guedes. Rodolfo Costa conta que existe a possibilidade de a pasta do Planejamento ser reativada e também ficar nas mãos do Centrão.

Petrobras. Uma das últimas mudanças no primeiro escalão do governo foi a nomeação do general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras. Isabelle Barone mostra o que mudou nos 100 primeiros dias de sua gestão.

Utilidade pública

Covaxin vetada. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a autorização para importação da vacina indiana Covaxin. Trabalhadores podem ser demitidos por justa causa ao se recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19? Gabriel Sestrem responde. E saiba em qual parte do corpo é melhor aplicar a dose.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.333 mortes por Covid-19 e 41.411 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 19.749.073 diagnósticos positivos e 551.835 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 96.560.204 com a primeira dose e 38.088.417 com a segunda.

Olimpíadas. Fora da final por equipes da ginástica artística, a norte-americana Simone Biles vive um drama emocional e pode ficar fora da final do individual. Entenda a situação da ginasta e acompanhe no UmDois Esportes a cobertura completa das competições, o quadro de medalhas e a agenda do dia.

Política e economia

Eleições 2022. De olho no palanque para as eleições 2022, o presidente Jair Bolsonaro trabalha para lançar candidaturas de aliados no maior número de estados possível. Wesley Oliveira explica a estratégia. Também com vistas à disputa, saiba como está a proposta para criar um superpartido, unindo PP, PSL e DEM.

Agressão a deputada. O Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal devolveu à Polícia Legislativa o inquérito sobre as agressões sofridas pela deputada federal Joice Hasselmann (PSl-SP), por considerar os laudos incompletos. Ao analisar as imagens das câmeras de segurança, a polícia disse não ter encontrado nada suspeito.

Giro pelo mundo. Depois dos franceses, foi a vez dos italianos saírem às ruas para protestar contra a implementação do chamado “passaporte da vacina”. Os Estados Unidos voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados, mesmo para vacinados. Na Venezuela, sindicalistas estão sendo perseguidos pela ditadura de Nicolás Maduro.

O que mais você precisa saber hoje

Justiça Eleitoral. Barroso cria núcleo no TSE para monitorar notícias falsas sobre eleições

Big Tech. Redes sociais não revelam quem censura os posts “desinformativos”

Nas escolas. Prefeito de SP dá veto parcial a projeto sobre ideologia de gênero

Retomada. Pesquisa exclusiva do FoodCo. revela recuperação do food service brasileiro

Colunas e artigos

Drone assassino. Parece coisa de cinema, mas aconteceu, segundo um relatório da ONU: um drone perseguiu e tentou matar um soldado sem que recebesse nenhuma ordem para isso. Madeleine Lacsko conta essa história. Bruna Frascolla revela que o Brasil se tornou um refúgio para argentinos que fogem do socialismo. E Guido Orgis explica como o governo ganha com a inflação em alta.

Nossa visão  

A sombra da inflação. A inflação de 12 meses acumulada até junho de 2021, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atingiu 8,35%. Essa taxa é preocupante e recomenda atenção especial, até porque o IPCA-15 de julho, uma “prévia” da inflação oficial mensal, continua alto, marcando 0,72%. Tema para o nosso editorial: A sombra da inflação.

Com o efeito direto da inflação na redução do poder de compra dos salários, a eventual persistência da elevação dos preços à mesma taxa verificada nos 12 meses citados fatalmente aumentará ainda mais a impopularidade do governo e dos governantes, diminuirá a confiança da população na política econômica e pode estimular tensões sociais, inclusive a possibilidade de greves patrocinadas pelos sindicatos sob demanda de reajustes salariais.

Para inspirar

Vida pós-aposentadoria. Após uma vida de trabalho, a aposentadoria é o momento para desfrutar do tempo livre para realizar outras atividades. Mas nem todos conseguem lidar facilmente com essa fase. Por isso, Ana Carolina Cury, do Sempre Família, apresenta seis dicas para continuar positivo depois de se aposentar. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]