• Carregando...

Integrantes da Polícia Federal (PF) começaram a inspecionar os códigos-fonte das urnas eletrônicas. O trabalho segue até a próxima sexta-feira (26). De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), três delegados da PF, oito peritos e dois papiloscopistas participam do grupo que vai receber informações e tirar dúvidas sobre a segurança dos equipamentos e sobre o processo eleitoral. A inspeção é realizada em uma sala na sede do TSE, em Brasília, que foi preparada para essa finalidade. A abertura dos códigos-fonte é uma atividade obrigatória realizada pelo TSE. O conjunto de linhas de programação que formam os softwares das urnas eletrônicas pode ser inspecionado por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições. Os códigos estão disponíveis para inspeção das entidades fiscalizadoras desde 4 de outubro de 2021. Antes da Polícia Federal, militares fizeram a inspeção das urnas entre 3 e 16 agosto.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal analise o teor das mensagens trocadas no grupo "Caçadores de ratos do STF", do Telegram, e identifique em 15 dias quem são os 159 membros. O objetivo é investigar se eles fazem parte de uma associação criminosa que justificaria a prisão do empresário Ivan Rejane Fonte Boa. No último dia 19, a Procuradoria-Geral da União questionou a falta de indicação de integrantes que configurassem a participação do empresário em uma organização criminosa, como está previsto no artigo 188 do Código Penal. O empresário está preso desde o dia 22 de julho, a pedido de Moraes, por fazer ameaças nas redes sociais a ministros do STF e membros do PT. No último dia 31 de julho, a PGR pediu a prisão domiciliar de Fonte Boa defendendo que a medida já era suficiente para assegurar a eficácia da investigação, mas Moraes negou o pedido, decretando a prisão preventiva do empresário. O ministro também determinou o bloqueio de todas as redes sociais de Fonte Boa.

O coração de Dom Pedro I será recebido nesta terça (23) pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. O coração foi emprestado por Portugal ao Brasil, a pedido do governo, para as festividades que acontecem em setembro em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I. A cerimônia segue os mesmos protocolos das recepções a chefes de Estado. Os hinos nacional e da independência serão tocados e Bolsonaro deve discursar. A solenidade marca a abertura das comemorações do bicentenário da independência. Foram convidadas várias autoridades para o evento, entre elas os presidentes da Câmara e do Senado e os ministros. O órgão é conservado em formol e guardado em cofre na igreja da Irmandade da Lapa, na cidade do Porto, em Portugal. Até 8 de setembro, ficará exposto no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A exposição poderá ser visitada pelo público em geral, com agendamento prévio.

A última semana na Alemanha foi um resumo do que tem acontecido nos oito últimos meses, desde que Olaf Scholz se tornou chanceler do país. Corrupção e alta dos preços de energia foram os assuntos que se destacaram na maior economia europeia.

A opinião de Guilherme Fiuza, que fala da Festa no Tribunal Imperial.

E o Sempre Família te mostra que caminhada e outras atividades físicas ajudam a prevenir crises de enxaqueca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]