• Carregando...
 | Mauro PimentelAFP
| Foto: Mauro PimentelAFP

Bom dia!

Em votação unânime da 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), Lula, ex-presidente da República, foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve sua pena aumentada.

A defesa do ex-presidente já estuda a possibilidade de recorrer no próprio TRF-4, no STJ ou no STF. Sem perder o foco, os advogados deixaram claro que brigarão pela candidatura de Luiz Inácio à presidência da República na Justiça Eleitoral.

Com essa condenação, a candidatura de Lula fica ameaçada. Provavelmente, o ex-presidente estará oficialmente inelegível em fevereiro ou março.

Segundo especialistas, o condenado já pode ir se preparando para o cumprimento da pena. A sua idade, 72 anos, não deve afetar a execução. O ex-presidente, no entanto, tem direito a cela especial.

Muito pelo contrário, e reafirmando sua candidatura, Lula mostrou muita ironia na sua primeira manifestação após o julgamento. Gleisi Hoffmann, presidente do PT, também defendeu a manutenção da candidatura pelo partido. 

É seguir acompanhando e não perder de vista que o PT trabalha com 9 cenários com Lula candidato.

Ainda sobre o julgamento

A Turma.  Os desembargadores do TRF-4 evidenciaram que o seu convencimento estava fundamentado em provas suficientes. O Editorial da Gazeta do Povo destaca a argumentação dos magistrados:

Ao longo das várias horas de leitura dos votos, os desembargadores deixaram muito claro que não se baseavam apenas nos depoimentos para confirmar a sentença de Moro: havia provas documentais suficientes para reforçar a acusação, segundo a qual o tríplex do Guarujá, reformado sob medida, foi a “retribuição” da empreiteira OAS por contratos obtidos com a Petrobras. As evidências são tantas que derrubam qualquer narrativa sobre juízes parciais e militantes, ou sobre ausência de provas, os principais motes dos defensores do ex-presidente.

Outra postura dos magistrados que ficou evidente foi a de que apoiam a Lava Jato e o juiz Sérgio Moro. Confira a análise preparada por Fernando Martins das manifestações dos juízes. O autor explica por que Lula deveria se preparar para ser julgado novamente pelo tribunal.

Para quem vê de fora. A imprensa internacional repercutiu a condenação do ex-presidente Lula e assumiu um tom pessimista quanto à possibilidade do seu retorno ao Palácio do Planalto.

Um risco para a democracia? O que não faltam são exemplos de líderes eleitos democraticamente que terminaram atrás das grades por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro ou tráfico de influência. Confira a relação de exemplos organizada pela Gazeta do Povo.   

Aparando arestas bem grandes

Arthur Maia (PPS-BA), relator na Câmara dos Deputados da proposta de reforma da Previdência, admitiu mudanças no texto do projeto, desde que as medidas sugeridas pelos parlamentares tragam mais votos. No entanto, há pontos inegociáveis para o deputado

O estatuto dos amantes

Em termos gerais, entende-se que não se pode atribuir direitos aos amantes, mas...  Entenda o debate em torno da questão e como o STF está para decidir pontos importantes sobre o tema

Esforço conjunto 

Dados do IBGE revelam os elevados índices de mulheres que, para cuidar das famílias, abandonam os estudos. O índice entre os homens é baixíssimo.

Para ler mais

Seria a leitura por lazer um caminho para aumentar o número de leitores entre as crianças?

Fotografia e texto. O exemplo de uma escola na região metropolitana de Curitiba que, em parceria com o Ler e Pensar, trabalhou com seus alunos o desenvolvimento da empatia e do olhar para o próximo por meio de um projeto que uniu fotografia e texto.

Ansiedade da espera 

Correios passarão a disponibilizar O rastreamento de objetos por meio do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Outras novidades foram anunciadas pela empresa pública federal.

Os Jetsons vão às compras

Ponto Frio apresenta nova loja física com vitrine digital. O plano da rede é expandir o modelo até o final do ano.

Segunda chance 

Os microempreendedores individuais (MEI) têm um novo prazo para regularizar a situação de suspensão dos seus CNPJs. Confira os detalhes e não perca o prazo.

Galinha morta 

Está buscando um imóvel? A Caixa Econômica Federal quer vender uma parcela significativa da sua carteira. Os descontos chegam a 70%.

IPO 

E para quem quer diversificar, as ações da Ri Happy, uma das maiores varejistas de brinquedos do Brasil, serão mais uma opção na Bolsa de Valores. IPO será ainda no primeiro trimestre de 2018.

Protecionismo europeu 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, reconheceu que não acredita na celebração de um entendimento de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O protecionismo de alguns países do bloco europeu seria o principal obstáculo.

Depois de “Fire and Fury” 

O livro de Howard Kurtz sobre Donald Trump, presidente dos EUA, está sendo entendido como mais confiável do que o polêmico “Fire and Fury” de Michael Wolff e promete revelar a caótica relação entre Trump e seus assessores.

Calor que provoca arrepio 

Gazeta do Povo organizou uma lista com as doenças mais comuns no verão. Saiba como se proteger.

Cultura alimentar 

Alex Atala promove debate sobre a alimentação da população mundial. É possível acompanhar gratuitamente via web.

Ecos da crise na Sesp 

Claramente irritado, o governador Beto Richa falou sobre o caso do corpo de um jovem assassinado na Região Metropolitana de Curitiba que aguardou na rua, por mais de 13 horas, a chegada de uma viatura do Instituto Médico Legal (IML).

Embora tenha sido duro ao criticar a chefia da secretaria de Segurança Pública (Sesp), o governador não reconheceu a substituição de Wagner Mesquita. No entanto, dada como certa a queda do secretário, a escolha de um novo nome já causa polêmica entre o governo e as cúpula das Polícia Militar e Polícia Civil. A preferência é de um coronel da Polícia Militar.

Operação ZR3 

O presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Mário Takahashi (PV) e o vereador Rony Alves (PTB) foram afastados dos seus cargos após operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado na manhã de ontem. Entenda o esquema de corrupção investigado pelo Gaeco.

Lideranças paranaenses se dividem 

No Paraná, as lideranças políticas manifestaram as suas opiniões sobre a condenação de Lula. Gazeta do Povo reuniu algumas declarações.

3 x 0 

O Atlético derrotou o Paraná por 3 a 0, placar marcante no dia de ontem, aliás. João Pedro, ex-paranista, fez um dos gols do Furacão.

Republicanos em festa 

Na República de Curitiba, a condenação de Lula pelo TRF-4 foi comemorada. O clima de festa tomou os bairros da capital paranaense. Confira as fotos e vídeos.

“Casinha de bonecas” 

Com projeto promovido pelo Shopping Mueller, Lar Batista Esperança foi reformado. Imagens revelam o cuidado da iniciativa.

Do centro de Curitiba para a web 

René Ariel Dotti, advogado assistente da acusação no julgamento de Lula, ficou famoso pela bronca que deu em um colega que desacatava o juiz Sérgio Moro. Conheça o advogado penalista pelo perfil organizado pela Gazeta do Povo.

Todos a bordo! 

A Fragata União, Nau Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), estará aberta para visitação no Porto de Paranaguá. Não perca essa chance.

Guaíra x Positivo 

O Guia da Gazeta do Povo organizou um especial explorando as semelhanças e as diferenças entre os dois gigantes de Curitiba. Confira o infográfico e os depoimentos de artistas, músicos, produtores e diretores de teatro.

Um bom dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]