Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: A alta dos combustíveis

Comissão aprova antecipar aposentadorias no STF. Auxílio Brasil pode ter mudanças. PL define filiação de Bolsonaro

Reunião da CCJ da Câmara dos Deputados que aprovou PEC para renovação do Judiciário. (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Por 35 votos a 24, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz de 75 para 70 anos a idade-limite para aposentadoria de ministros nos tribunais superiores. Agora, a proposta segue para análise da comissão especial, que ainda pode modificar o texto antes de ele ir a plenário. Caso a PEC seja aprovada, o presidente Jair Bolsonaro terá o direito de indicar até o final do atual mandato mais dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF). Saiba mais.

Auxílio Brasil. O relator da MP que cria o Auxílio Brasil, deputado Marcelo Aro (PP-MG), fez modificações no texto e pretende obrigar o governo federal a reajustar automaticamente o benefício todos os anos.

Orçamento 2022. Já o projeto do orçamento para 2022 está em compasso de espera devido à indefinição em torno da PEC dos precatórios e das emendas de relator. Uma situação que pode trazer complicações, como explica Rodolfo Costa.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. Além dos problemas tecnológicos que suspenderam as prévias, o PSDB tem questões internas bem mais complicadas a resolver para 2022, como destaca Isabella Mayer de Moura. Também de olho nas eleições, Lula e o PT voltaram a defender pautas antidemocráticas. O PL anunciou uma nova data para filiação do presidente Jair Bolsonaro.

Alta dos combustíveis. Durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna defendeu a criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis. Nos EUA, o presidente Joe Biden autorizou o uso de reservas de petróleo para conter a alta.

Giro pelo mundo. A pobreza crescente no Afeganistão está levando mais famílias a vender meninas para casamentos. Os Estados Unidos deverão retirar as Farc da sua lista de organizações terroristas. No México, a Justiça condenou religiosos por desaconselhar voto em apoiadores do aborto e ideologia de gênero.

Nossa visão  

Lula e a paixão por ditadores. O ex-presidente Lula demonstra que o amor do petismo pelos regimes ditatoriais é muito mais forte que qualquer tentativa de parecer comedido às vésperas de uma eleição presidencial. Em uma tacada só, defendeu as ditaduras cubana, venezuelana e nicaraguense, usando comparações que ofendem a inteligência de qualquer um que tenha a mínima noção do que se passa nestes países. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

É este Lula, fiel escudeiro de regimes carniceiros latino-americanos, que se apresentará ao eleitor brasileiro em 2022 posando de representante da “democracia”, contando com a ajuda de formadores de opinião mais comprometidos com a ideologia que com a verdade dos fatos. Lula não é um democrata, o PT não é democrata.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Bolsa de valores. Sem crise para elas: as 10 empresas que mais lucraram na temporada de balanços

Privatização x estatização. STF julga ações da oposição contra marco do saneamento; tendência é de manter a lei

Saúde. 4 erros comuns com antibióticos que podem causar resistência a bactérias

Colunas e artigos

Armas e segurança pública. Especialista em segurança pública e presidente da ONG Viva Brasil, Bene Barbosa é um dos principais ativistas em defesa do acesso a armas de fogo. Convidado do Gazeta Entrevista com Leda Nagle, ele critica as políticas de segurança e defende tentar um “outro caminho”.

Thaméa Danelon analisa os impactos da corrupção na economia.

Paulo Polzonoff comenta o tema da redação do Enem e mostra como isso reflete uma educação limitante.

Para inspirar

Um vestido de casamento diferente. Kelly Ann conheceu Anthony, um rapaz cego, ao perceber que ninguém o ajudava. Daí nasceu uma relação que neste mês se transformou em casamento. Para esse momento tão especial, a noiva criou um vestido que ele pudesse “enxergar”. Saiba como isso foi possível. Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.