• Carregando...

Ruídos criados pelo próprio governo têm atrapalhado a condução da política econômica e, por consequência, afetado o humor de investidores, empresários e consumidores. Os principais ruídos são a "guerra" declarada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e agora um atrito entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Desde janeiro Lula tem questionado o patamar da taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano. Também critica a autonomia do BC, em vigor desde 2021, e as metas de inflação. As tensões entre Fernando Haddad e Aloizio Mercadante são relacionadas ao novo arcabouço fiscal. Embora não seja admitido publicamente pelos dois, o atrito é tema de discussões nos corredores palacianos e já é debatido no mercado. Os problemas ganharam contornos maiores no início do mês, quando Mercadante, presidente do BNDES, disse em entrevista ao SBT que o banco pretende realizar em março um seminário internacional sobre a formulação de um arcabouço fiscal. O desenho do mecanismo que vai substituir o teto de gastos, porém, está a cargo de Haddad, ministro da Fazenda. E a discussão – dentro do próprio governo – de propostas diferentes da elaborada pela equipe econômica tende a causar algum constrangimento.

Associações de rádio, TV e imprensa repudiam ação do Sleeping Giants

Associações de rádios e televisão repudiaram as ações de intimidação e perseguição política encabeçada pelo grupo denominado Sleeping Giants Brasil contra a Jovem Pan. O grupo de ativismo, de viés político de esquerda, é conhecido por intimidar anunciantes para tentar retirar do mercado veículos de comunicação dos quais diverge politicamente. As ações consistem em usar a conta do grupo nas redes sociais para marcar perfis de empresas que anunciam nos veículos de comunicação pressionando-os para que retirem os anúncios sob pena de serem constrangidas e expostas, aumentando a rejeição à marca, caso não cedam à intimidação. A Gazeta do Povo já foi alvo do grupo em 2020. Desde o final do ano passado, o Sleeping Giants faz uso de fake news para atacar o grupo Jovem Pan. A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) manifestou preocupação com as campanhas feitas pelo grupo de ativismo político. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) também disse que acompanha, com preocupação, a ação de boicote do Sleeping Giants Brasil. Já a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp) disse que repudia os ataques aos veículos de comunicação.

Alertas para risco de deslizamentos no litoral de SP não tiveram efetividade

As mais de 30 mil mensagens enviadas por SMS aos moradores de cidades do litoral Norte de São Paulo, informando sobre os riscos de deslizamentos de encostas no final de semana, não tiveram efetividade de acordo com o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. As afirmações foram dadas em São Sebastião, onde as buscas por sobreviventes continuam. As chuvas do último final de semana já provocaram a decretação de estado de calamidade em seis cidades da região: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Até agora, os governos federal e estadual já desembolsaram R$ 60 milhões em despesas nos trabalhos de buscas e estabilização da região, e projetam mais R$ 50 a 60 milhões em novos desembolsos da Defesa Civil.

Estudo revela que mais de 60% das mulheres que fizeram aborto sofreram pressão externa

Mais de 60% das mulheres que fizeram aborto relatam altos níveis de pressão externa. Entre aquelas que se admitiram pressionadas a abortar por seus parceiros, familiares ou outras pessoas e circunstâncias, também são mais altos os níveis posteriores de problemas ligados à saúde mental e à qualidade de vida. É o que aponta um estudo norte-americano revisado por pares, publicado no fim de janeiro por uma revista médica. O estudo “Efeitos da pressão para abortar nas respostas emocionais e na saúde mental das mulheres” ouviu mil mulheres residentes no país, com idades entre 41 e 45 anos. Leia mais detalhes sobre esse assunto na reportagem do site.

A opinião de J. R. Guzzo, que afirma que Lula e a esquerda não suportam a liberdade de expressão e por isso querem censurar a internet.

E o Papa aprova primeiro passo para beatificação de padre brasileiro. O decreto reconhece as "virtudes heróicas" do sacerdote brasileiro e fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, Aloísio Sebastião Boeing. Esse é o primeiro passo para o processo de beatificação. Padre Boeing, nascido em 1913 no município de Vargem do Cedro e falecido em 2006 em Jaraguá do Sul, ambos em Santa Catarina, é lembrado por seu extenso apostolado, além de caridoso, humilde e disponível a todos, assim como aos pobres aos quais ele forneceu apoio material e espiritual. Antes de um sacerdote ser considerado santo existem algumas etapas: a primeira é ser declarado venerável servo de Deus, a segunda, beato e a terceira, santo. Para ser beatificado é necessário que um milagre tenha ocorrido por sua intercessão, e para que seja canonizado, feito santo, é necessário um segundo milagre realizado "por intercessão" depois de ter sido proclamado beato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]