• Carregando...
Companhias aéreas já podem cobrar por bagagem. E o preço: vai decolar ou cair?
| Foto: Charge do Paixão

Bom dia!

Teoricamente você terá mais opções para voar. Companhias estrangeiras podem se animar com o fim da novela de liberação ou proibição de cobrança por bagagem despachada. Vamos explicar por que “teoricamente”. Em maio, foi aprovada a liberação de 100% de capital estrangeiro para operação em companhias aéreas no país. Mas a lei proibia cobrança por despacho de bagagem. O presidente Bolsonaro vetou este item da lei. Nesta quarta-feira (25), o Congresso aceitou o veto. E as companhias vão poder cobrar pela bagagem.

A grande promessa é que isso incentive o livre mercado, e mais companhias low cost (baixo custo) operem no Brasil. Será que vai rolar? De Brasília, Olavo Soares explica como foi a sessão (e a confusão) no Congresso. Leia e tire suas próprias conclusões. E você também já pode tirar suas conclusões sobre o novo procurador-geral da República: Augusto Aras. A indicação de Bolsonaro foi aprovada pelo Senado. Fernanda Trisotto acompanhou.

Pertinho dali, no Supremo, Kelli Kadanus traz informações sobre um recurso que tenta anular uma sentença da Lava Jato e que pode impactar outros 32 casos. O relator, ministro Edson Fachin, já votou. A sessão segue nesta quinta (26). Enquanto o julgamento não recomeça, convidamos você a ler o editorial da Gazeta do Povo. Confira nossa opinião sobre a derrubada de vetos da Lei de Abuso de Autoridade:

Policiais, procuradores, promotores e juízes estão agora sujeitos a todo tipo de processo judicial, com base em uma lei cujos termos são vagos e, portanto, permitem interpretações as mais diversas.

Economia

Não são apenas as companhias aéreas que têm novidades hoje. Leia essa matéria de Patricia Basilio: os brasileiros estão cada vez mais de olho nas plataformas de streaming. Nos últimos cinco anos, o consumo de vídeo na web cresceu 165%, enquanto o de programas de televisão, 24%.

Outra novidade é quanto aos produtos sem glúten, açúcar, sal, gordura trans ou derivados de carne ganham a preferência do consumidor brasileiro. E a indústria tenta se adaptar a esse novo cenário, criando novas oportunidades de negócios. Leia na reportagem de Marcos Tosi, direto de Campinas.

Mudando de assunto, Vandré Kramer descreve como a crise argentina já comeu meio ponto percentual do crescimento da economia brasileira, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas. Mas a “mordida” pode ser maior. As exportações para lá encolheram 54,5% até agosto e o FMI suspendeu o acordo com o país vizinho devido à instabilidade política e econômica.

Mundo

Da Argentina para os Estados Unidos. Após abertura de processo de impeachment contra Donald Trump pela Câmara dos Deputados dos EUA, a Casa Branca divulgou a transcrição do telefonema entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski.

O documento mostra que Trump falou com Zelenski sobre os processos judiciais que envolvem Joe Biden, favorito para ser o adversário de Trump nas eleições de 2020. Porém, a descrição não mostra Trump ameaçando explicitamente cortar a ajuda militar dos EUA à Ucrânia. Saiba como foi a conversa entre os dois líderes.

A história está a favor de Trump - e também os eleitores americanos: uma pesquisa diz que a maioria deles não apoia a destituição do presidente. Entenda como funciona o impeachment nos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]