Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Bolsonaro comanda ato pró-anistia

Conclave entra no segundo dia. Câmara suspende ação contra Ramagem. Juros atingem maior patamar em 19 anos

Conclave teve início nesta quarta-feira (7) no Vaticano. (Foto: Mario Tomassetti/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Como já era esperado, o primeiro dia do conclave no Vaticano terminou com fumaça preta, ou seja, sem a definição de quem será o novo papa. As discussões seguem nesta quinta (8), com a primeira votação marcada para as 10h30 no horário local, 5h30 de Brasília. Você acompanha tudo ao vivo, diretamente do Vaticano, na Gazeta do Povo. Clique e confira.

Problemas para resolver. O próximo papa vai enfrentar alguns desafios em várias frentes. Listamos dez problemas que os católicos esperam que sejam resolvidos.

Rápido ou lento? No primeiro dia, foram duas horas de atraso para que a fumaça preta indicasse a continuidade do conclave. Seria um sinal de que a escolha será demorada? Ou não? Saiba o que definirá essa duração.

Política, Economia e Mundo

Ação contra Ramagem suspensa. A Câmara dos Deputados aprovou a suspensão da ação penal no STF contra o deputado Alexandre Ramagem por suposta tentativa de golpe. Saiba como foi a votação.

Juros em disparada. Confirmando as previsões, o Copom do Banco Central aumentou a taxa básica de juros para 14,75% ao ano, maior patamar em 19 anos. Veja o que disse o BC sobre a nova alta.

Bolsonaro e multidão pró-anistia. Uma multidão participou em Brasília da caminhada pró-anistia. O ex-presidente Jair Bolsonaro cobrou respeito à decisão do Congresso, enquanto Silas Malafaia disse que Fux desmascarou Moraes.

Opinião da Gazeta

Crônica de uma alta anunciada. Sem surpresa, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou mais uma alta da taxa básica de juros. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A realidade de 2025 é outra, e os custos dessa teimosia já se impõem: juros que precisam crescer cada vez mais, inflação resistente, alta dos preços e perda de credibilidade. Difícil avaliar se ainda há espaço para corrigir o rumo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Farra do INSS. PF identifica aposentados com mais de um desconto ilegal em diferentes associações e sindicatos

Decisão inédita. STJ autoriza registro de gênero “neutro” em documento de identificação

Columbia. Manifestantes anti-Israel invadem biblioteca de universidade nos EUA e expulsam estudantes

Santa Catarina. Caça de javalis vira caso de polícia e vai parar no STF

Colunas e artigos

Ineficiente por natureza. Se, ao invés de empresa privada, a Apple fosse um governo, provavelmente não seria uma potência. Isso, porque, como explica o artigo de Star Parker, é impossível fazer governos serem eficientes.

Franklin Ferreira analisa o colapso moral do Brasil.

Guilherme Fiuza faz uma crônica sobre a camisa vermelha da seleção.

Para inspirar e alegrar

Memórias brasileiras da Segunda Guerra. Há 80 anos, era colocado um ponto final na Segunda Guerra Mundial. Para marcar a data, resgatamos cartas e diários que revelam o cotidiano de pracinhas brasileiros na Itália.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros