• Carregando...
Bolsonaro se encontra com Rodrigo Maia; retaliação do Congresso contra o governo teria sido o assunto
Bolsonaro ao lado de Rodrigo Maia: atritos do Planalto com o Congresso.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. Os próximos dias vão registrar uma sequência de episódios de medida de forças entre o governo federal e o Congresso, em especial a parte do parlamento conhecida como Centrão. A queda de braço entre Planalto e Legislativo vai se dar na votação de vetos presidenciais, na possibilidade de deixar que medidas provisórias (MPs) percam a validade, no andamento da CPI das Fake News e por meio de declarações à imprensa. E o primeiro embate pode ocorrer já nesta quarta-feira (12), mostra o correspondente Olavo Soares.

Pauta de costumes. Por falar em Legislativo, enquanto Rodrigo Maia (DEM-RJ) for presidente da Câmara, a pauta de costumes não terá vez no Congresso. Essa é a avaliação do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, deputado Diego Garcia (Pode-PR). Clique aqui para ler a entrevista exclusiva feita por William Bilches.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre o controle da dívida pública, em que a continuação do ajuste fiscal é imprescindível.

“O Estado brasileiro habitualmente gasta mais do que arrecada, e esse gasto não necessariamente reverte em serviços de qualidade para o cidadão.”

Críticas. Em livro que acaba de ser publicado na Itália, o papa Francisco fez duras críticas à teoria de gênero e se disse em “sintonia total” com o pensamento de João Paulo II no que diz respeito ao ensinamento sobre o celibato na Igreja. Segundo o papa, a teoria de gênero tem o objetivo cultural “perigoso” de apagar as distinções entre homens e mulheres, “destruindo suas raízes”.

“Minha referência é mais ampla e se refere a uma perigosa raiz cultural. Ela se propõe, de forma implícita, a destruir o projeto de Deus para a criação, que Deus quis para cada um de nós: a diversidade, a distinção. Quer converter tudo em homogêneo, neutro. É um ataque à diferença, à criação de Deus e a homens e mulheres.”

Mundo

Espionagem. Os Estados Unidos e a Alemanha espionaram por décadas mais de 100 países, incluindo aliados, por meio de uma empresa de criptografia, segundo reportagem feita em parceria pelo Washington Post, ZDF e SRF. A CIA e a agência de inteligência alemã teriam obtido informações confidenciais de governos de todo o mundo por meio de controles escondidos nos produtos da empresa suíça Crypto AG. Autoridades da Suíça estão investigando o caso.

El Salvador. O colunista Filipe Figueiredo explica os acontecimentos recentes em El Salvador, depois que o Congresso do país foi tomado por militares armados em apoio ao presidente. "Evitar um museu de novidades, repetindo a trajetória de quase toda a América Central, de golpes e guerras civis, é essencial. Não faz 30 anos da paz em El Salvador e o fortalecimento da democracia não ocorre de um dia para o outro."

Para inspirar

Vaquinha do bem. A equipe do Sempre Família conta a história do estudante Keoni Ching, de 8 anos, que decidiu fabricar e vender chaveiros para arrecadar dinheiro e pagar parte da dívida que seus colegas de baixa renda tinham no restaurante da instituição. Ele arrecadou mais de 4 mil dólares, quitando o débito dos amigos e dos alunos de outras seis escolas, em Vancouver, nos EUA.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]