• Carregando...
Coronavírus no Brasil: Caxias do Sul
Coronavírus no Brasil: desinfecção em shopping de Caxias do Sul (RS).| Foto: Silvio Avila/AFP

Para começar esse resumo de notícias. Os países da América Latina ainda não atingiram o pico da pandemia. A constatação foi feita nesta segunda-feira (1º) pelo diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan. “Não posso quando ocorrerá, mas precisamos mostrar solidariedade”, disse. O fato é que enquanto o pico do coronavírus no Brasil não chega, a discussão sobre a retomada gera ansiedade: quais critérios seguir?

A Gazeta do Povo ouviu especialistas das áreas de saúde pública e economia para listar critérios que devem ser observados ao organizar a retomada da economia. Confira na reportagem de Fernanda Trisotto um panorama da situação e quais são as recomendações para que prefeituras e estados definam o que abrir antes enquanto o pico do coronavírus no Brasil ainda é incerto.

Utilidade pública

Atualização de casos. O Brasil certamente atinge 30 mil mortes por Covid-19 nesta terça-feira (2). No 1º dia do mês (nesta segunda), o Ministério da Saúde confirmou 29.937 óbitos, sendo registrados 12.247 casos e 623 óbitos em 24 horas (veja mais dados). Ao todo, R$ 1,9 bilhão em insumos já foram gastos no combate à doença. Considerado um estado em que a situação está sob controle, o Paraná chegou à ocupação recorde de UTIs nesta segunda (1º). Também no estado, o repórter Brunno Brugnolo mostra que uma empresa concentra 1 em cada quatro casos em São José dos Pinhais.

Troca de experiências. Apesar de ainda não termos chegado ao pico do coronavírus no Brasil, algumas empresas estão lentamente voltando às atividades. A Volkswagen retomou a produção em um turno em São Bernardo do Campo e outras estão trocando experiências a partir de uma ação de três empresários chamada #VamosVirarOJogo, que já atraiu 453 companhias, de pequenas a grandes, como Carrefour, Magazine Luiza, 3M e Usiminas.

Política e economia

Coronavírus na economia. Apesar de uma nova alta do dólar neste início de mês (cotado a R$ 5,38) e a dificuldade de bancar importações, algumas empresas locais podem se beneficiar. O jornalista Carlos Coelho mostra que a Klabin apostou em um substituto para o carbopol (produto antes totalmente importado da China) para fabricar álcool gel e descobriu que poderá utilizar o substituto em seus outros ramos de negócios. Além disso, a disparada do dólar pode ajudar o governo a pagar a dívida pública, leia na reportagem de Jéssica Sant’Ana, correspondente em Brasília, e entenda ainda como o crédito imobiliário pode ajudar a economia a se levantar.

Fake news. Dois apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na internet alegam terem sido alvos de uma nova ação da Polícia Federal nesta segunda-feira: o blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre, e a ativista Sara Winter. Eles já tinham sido “visitados” pela PF na semana passada, no âmbito do inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga fake news contra ministros da Corte. De Brasília, Kelli Kadanus mostra em detalhes o histórico do inquérito das fake news no STF, que terá legalidade avaliada pelo próprio Supremo dia 10 de junho.

Fake news 2. Você já ouviu falar no movimento Sleeping Giants? O movimento utiliza contas do Twitter e Instagram para denunciar sites que classifica como propagadores de fake news e divulga marcas que tem banners expostos nessas páginas; saiba mais na reportagem de Leonardo Desideri.

Protestos no Brasil e no mundo. Na realização de atos pró e contra Bolsonaro no domingo, chamou a atenção uma bandeira ucraniana, apropriada por ultra-nacionalistas do país. Entenda o que ela significa no texto de Giulia Fontes. Já em Curitiba, houve bandeira queimada, vandalismo, tiros e bombas da PM nesta segunda-feira. E nos Estados Unidos ocorreu o sétimo dia de protestos contra o racismo. Militares foram enviados a Washington para a “defesa da Casa Branca”. Os protestos foram desencadeados após a morte de George Floyd, morto por um policial, e um novo laudo mostra que ele morreu por asfixia, contrariando a versão oficial.

Podcast 15 Minutos

O mais importante de ontem no Brasil

Colunas e artigos

O que é fascismo (de verdade). Grupos autodenominados antifascistas, os chamados antifas vêm realizando protestos como se fossem “salvadores da democracia”. Mas, afinal, quem são eles e o que é fascismo (realmente). A editoria de Ideias da Gazeta do Povo traz cinco textos para entender o fascismo e os antifas. Colunista internacional da Gazeta do Povo, Leonardo Coutinho dá uma amostra e explica: os antifas não lutam por democracia, são o “braço armado” dos anarquistas - os black blocs.

Vozes na Gazeta. Temos aqui na Gazeta do Povo vozes dissonantes para que você crie seu próprio juízo político. Para começar a semana, o escritor Guilherme Fiuza simula um diálogo entre integrantes do “gabinete do ódio” e do “gabinete do amor”. Madeleine fala sobre “conservadores e cafajestes”. Mario Vitor Rodrigues mostra o trunfo de Bolsonaro para 2020. O filósofo Luiz Felipe Pondé discorre sobre santidade, silêncio e sanidade. E Roberto Indech traz os resultados e novos prognósticos da B3 durante a crise de coronavírus no Brasil. Você pode ler outros artigos de mais colunistas neste link.

Entenda em um minuto

Editorial

Mordaça sutil. Há ameaças que se escondem atrás de terminologias edificantes; é o caso dos quase gêmeos projetos de lei ditos “de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet” tramitando na Câmara e no Senado, que escondem uma tentativa de cercear a liberdade de expressão. Confira no editorial da Gazeta do Povo: Neste tempo de máscaras, uma mordaça sutil.

É por isso que dizemos haver um “vício de origem” nas propostas, que dando ensejo a abusos e violações de liberdades. Em última instância, a proposta concentra no Estado uma aberração equivalente a uma espécie de “monopólio legítimo da veracidade”. E não seria inverossímil imaginar que qualquer dos PLs, transformado em lei, logo se desdobrasse na criação de um orwelliano Ministério da Verdade para garantir a saúde das nossas instituições.

Para inspirar enquanto o coronavírus no Brasil "não dá folga"

Saúde mental. Casais, famílias e pessoas solteiras acabaram encontrando uma companhia perfeita para a quarentena. Confira na reportagem de Jean Pecharki, da Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo, como a adoção de animais ajuda a saúde mental em tempos de isolamento – e depois desse período de coronavírus no Brasil e no mundo também, claro.

Tenha uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]