O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Para começar este resumo de notícias. Wilson Witzel pode ser o primeiro ex-governador a prestar depoimento na CPI da Covid nesta quarta-feira (16). A presença do ex-governador do Rio de Janeiro não é garantida porque uma decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu a ele o direito de não comparecer. O vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), diz que a oitiva será uma oportunidade para que Witzel se explique sobre a “perseguição política” que diz sofrer. Ele sofreu um processo de impeachment após ser acusado de envolvimento em um esquema de corrupção na saúde.

CARREGANDO :)

Amazonas. Nesta quinta (15), quem prestou depoimento foi o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcelus Campêlo, que contradisse o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre a falta de oxigênio no estado.

Convocações. Além do depoimento de Witzel, a sessão da CPI terá a análise de requerimentos para convocação de novos depoentes e quebra do sigilo de pessoas citadas durante os trabalhos. Olavo Soares detalha esses pedidos.

Publicidade

Utilidade pública  

Conta de luz. Prepare-se: a conta de luz deve ficar (ainda) mais alta em breve. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prepara ainda para junho uma revisão das bandeiras tarifárias, que pode resultar em um reajuste de até 20% na bandeira vermelha 2. Cristina Seciuk explica como isso deve afetar o consumidor.

Mais uma vacina. O Brasil pode receber em breve mais uma vacina contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica norte-americana Moderna. Conheça mais sobre o imunizante. A Câmara dos Deputados aprovou projeto que autoriza a produção de vacinas por laboratórios veterinários. E o presidente Jair Bolsonaro promete vetar a proposta que institui no país o “passaporte da vacina”.

Atualização. O Brasil registrou mais 2.468 mortes por Covid-19 e 80.609 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 17.533.221 diagnósticos positivos e 490.696 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 56.479.200 com a primeira dose e 23.789.007 com a segunda.

Política e economia

Privatização da Eletrobras. O plenário do Senado vota nesta quarta a medida provisória (MP) 1.031, que autoriza o governo federal a privatizar a Eletrobras. O texto deve manter os chamados “jabutis” – expressão usada quando há inserção de assunto alheio ao tema central da proposta. Isabelle Barone conta quais as perspectivas para a votação.

Publicidade

Eleições 2022. A menos de 16 meses das eleições presidenciais, as articulações vão se intensificando. Partidos de centro se reúnem nesta quarta a fim de discutir nomes para a disputa. João Doria garantiu que pretende ser candidato à presidência. E a possível ida de Jair Bolsonaro para o Patriota deve provocar a debandada do grupo de direita que rompeu com o presidente.

Giro pelo mundo. Uma usina nuclear na China está sob vigilância após apresentar risco de vazamento radiológico. Na Nicarágua, o governo exigiu a “não interferência” de outros países após a prisão de 13 políticos de oposição. Israel lançou ataques aéreos em Gaza em resposta ao lançamento de balões incendiários.

O que mais você precisa saber hoje

Gastos públicos. Quantas vacinas daria para comprar com o dinheiro desviado pelos principais casos de corrupção do Brasil?

Judiciário. Efeito cascata: STJ segue o Supremo e também anula condenações da Lava Jato

Burocracia. Tempo que empresas gastam com impostos no Brasil é o maior do mundo, diz Banco Mundial

Publicidade

Futebol. Clubes da Série A decidem criar liga para organizar o Brasileirão

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

Atos antidemocráticos. Após mais de um ano, a Procuradoria Geral da República pediu o arquivamento do inquérito dos atos antidemocráticos. Em sua coluna, Thaméa Danelon explica por quê. Filipe Figueiredo analisa algumas eleições europeias e mostra os ganhos e perdas da direita. André Barcinski relembra o encontro de dois gênios, um da literatura e outro dos ringues.

Nossa visão  

Improbidade administrativa. Autoridades e entidades da sociedade civil organizada empenhadas no combate à corrupção estão em alerta graças a um projeto que tramita na Câmara dos Deputados e pretende alterar a Lei de Improbidade Administrativa. Não apenas pelo que o projeto propõe, mas pela tramitação apressada que se quer imprimir ao texto. Tema para o nosso editorial: Mudanças apressadas e temerárias na Lei de Improbidade Administrativa.

O mais recente substitutivo cujo teor é conhecido traz mudanças que não têm relação alguma com o desengessamento da vida dos gestores. Elas tornarão muito mais difícil responsabilizar e punir um ocupante de cargo público por improbidade administrativa. Entre as mudanças que Zarattini pretendia fazer na lei está a necessidade de se comprovar a intenção explícita do gestor – ou seja, o ato ilegal, se cometido sem a intenção de se beneficiar, já não ensejaria responsabilização, nem mesmo em casos de negligência ou de erro grosseiro.

Publicidade

Para inspirar

10 fatos sobre “1984”. O romance “1984”, de George Orwell, é considerado uma das principais referências da literatura distópica e nos últimos anos voltou a ganhar popularidade. Aqui estão 10 fatos que talvez você desconheça sobre a obra. Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]