• Carregando...
Depoimento de Luiz Paulo Dominguetti à CPI da Covid.
Depoimento de Luiz Paulo Dominguetti à CPI da Covid.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. A CPI da Covid ouviu nesta quinta-feira (1) o policial militar Luiz Paulo Dominguetti Pereira, representante da Davati Medical Supply que denunciou ter sido pressionado por integrantes do Ministério da Saúde a negociar a venda de vacinas contra a Covid-19 sob pagamento de propina. Aos senadores, ele reafirmou as acusações e foi além: disse que o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) – que havia apontado irregularidades no contrato de compra da vacina indiana Covaxin – procurou a Davati para também se apresentar como intermediário para a negociação de vacinas. Veja como foi o depoimento.

“Fantoche”. Acusado de negociar o pagamento de propina, o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, negou a denúncia e disse estar sendo usado como “fantoche”.

Acareação. Em meio à troca de acusações, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse que pretende promover uma acareação entre Luiz Paulo Dominguetti e outras pessoas citadas no depoimento. Olavo Soares diz o que esperam os senadores.

Utilidade pública

Imposto de Renda. Apesar da previsão de reduzir a alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), o conjunto de mudanças proposto pelo governo na tributação de empresas deve, na verdade, aumentar a carga global sobre as operações corporativas. Célio Yano explica por quê.

Covid em vacinados. Se você já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19 e, mesmo assim, apresenta sintomas da doença, precisa fazer o teste para Covid? A resposta é sim. Entenda as razões. Um estudo revelou que o coronavírus diminui em quase dois anos a expectativa de vida dos brasileiros.

Atualização. O Brasil registrou mais 2.029 mortes por Covid-19 e 65.163 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 18.622.304 diagnósticos positivos e 520.095 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 74.930.807 com a primeira dose e 27.299.339 com a segunda.

Política e economia

Atos antidemocráticos. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou arquivar o inquérito dos atos antidemocráticos, atendendo uma sugestão da Procuradoria-Geral da República (PGR). Porém, determinou a abertura de uma nova investigação sobre o assunto. Entenda o que muda.

Geração de empregos. O número de empregos com carteira assinada no Brasil voltou a crescer em maio. Segundo dados do Caged, foram 280,7 mil novos postos, o que representa um acumulado de 1,2 milhão de novos empregos em 2021. Veja quais setores mais empregaram e os estados com maior saldo.

Giro pelo mundo. No dia do 100º aniversário do Partido Comunista da China, confira seis pontos do discurso do presidente Xi Jinping. Nos Estados Unidos, o diretor financeiro da Organização Trump se apresentou às autoridades antes de ser indiciado por crimes fiscais.

O que mais você precisa saber hoje

Despesas públicas. Como Bolsonaro, Lula e as eleições de 2022 ameaçam o teto de gastos

Câmbio. Quem ganha e quem perde com o dólar mais barato

Relações internacionais. Argentina passará presidência do Mercosul ao Brasil em cúpula virtual

Alerta. Golpes por aplicativos de delivery crescem 186% em cinco meses, saiba como se proteger

Colunas e artigos

A mediocrização do ensino. Você já ouviu falar de Johannes Amos Comenius? Antonio Fernandes Borges conta a história do bispo protestante de origem tcheca e diz por que ele é a iminência parda por trás da mediocrização do ensino. Ainda sobre história, Flavio Gordon explica como surgiu o conceito de opinião pública. E Paulo Polzonoff tem uma explicação para o fato de a CBF não usar o número 24 na seleção brasileira.

Nossa visão  

STF e a corrupção. Em dois dias, duas novas decisões vindas do Supremo Tribunal Federal impõem novas derrotas no combate à corrupção, reescrevendo o passado e garantindo que as investigações atuais continuem não levando a lugar algum. Na segunda-feira, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que o acordo de leniência da Odebrecht não poderá mais ser usado no inquérito sobre a sede do Instituto Lula; no dia seguinte, a Segunda Turma anulou a condenação do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo no “mensalão tucano”, remetendo o processo à Justiça Eleitoral. Tema para o nosso editorial: O STF segue minando o combate à corrupção.

A decisão de Lewandowski é apenas mais uma na enorme lista de atos recentes do Supremo que beneficiam o ex-presidente Lula, que em apenas dois anos passou de presidiário condenado a ficha-limpa e pré-candidato ao Planalto em 2022. À enorme série de decisões equivocadas da corte, que já criou figuras jurídicas bizarras como o recurso que sobrevive à extinção do processo ao qual ele estava ligado, Lewandowski soma, agora, a “suspeição por associação”.

Para inspirar

Superação e ajuda ao próximo. Dois tiros no abdômen depois de uma briga mudaram para sempre a vida do norte-americano Wesley Hamilton. Paraplégico e com uma filha para criar sozinho, sofreu ainda com a depressão. Ele não apenas superou as dificuldades como se tornou atleta e passou a ajudar o próximo. Conheça essa história. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]